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Construindo um Legado: Vinte Anos da TC Brasil na Propriedade Compartilhada

Fundador da consultoria para negócios em propriedade compartilhada, Antônio Gomes, revela detalhes da história e evolução da empresa e mercado neste período

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Antônio Gomes, fundador da TC Brasil

No dia 14 de julho de 2024, a TC Brasil completa 20 anos, um marco histórico para a empresa e para a indústria do Tempo Compartilhado, uma vez que diversas empresas que nasceram no mesmo período já ficaram para trás.

Para celebrar esse momento especial, conversamos com o fundador da TC Brasil, Antônio Gomes, para tentar revelar alguns dos segredos que fizeram a empresa se manter no topo como uma das principais referências do mercado por todos esses anos.

EVOLUÇÃO DO MERCADO

Antônio, com mais de três décadas de experiência nessa indústria e 20 anos de TC Brasil, o que enxerga como os principais marcos da evolução do mercado de Vacation Club e propriedades compartilhadas no Brasil?

Na trajetória do mercado de tempo compartilhado no Brasil destacam-se três marcos principais. Primeiro, a chegada da RCI em 1992, que introduziu uma grande dose de confiança e credibilidade ao segmento, mostrando aos empreendedores brasileiros o potencial viável dessa indústria. Seguido pelo ingresso de grandes resorts nacionais ao segmento, o que não só elevou a visibilidade, mas também fortaleceu a confiança no mercado. Por fim, a implementação de legislações específicas de tempo compartilhado em meios de hospedagem e a lei da multipropriedade foram marcos regulatórios essenciais que trouxeram segurança jurídica para empresários, investidores e consumidores. Esses eventos foram fundamentais para moldar e amadurecer nossa indústria no Brasil.

CONTRIBUIÇÃO PARA O CRESCIMENTO DO MERCADO

Qual foi a contribuição da TC Brasil para o crescimento e consolidação do mercado de Vacation Club e propriedades fracionadas no Brasil?

Ao longo de 20 anos, posso dizer com orgulho que nossa contribuição foi significativa. Fomos responsáveis por desenvolver e implantar as principais operações de Vacation Club e Fractional do país, onde muitas delas ampliaram e construíram novos empreendimentos em decorrências do sucesso dos seus clubes de férias. Essas operações se destacaram e se tornaram referências, incentivando outros resorts a trilharem o mesmo caminho, lançando seus próprios produtos compartilhados. Além disso, capacitamos milhares de profissionais, muitos dos quais hoje são líderes influentes na indústria, ocupando cargos de diretoria em grandes empreendimentos ou até mesmo liderando suas próprias empresas. Nossa contribuição abriu caminhos e ajudou a criar uma indústria mais forte.

 

SUCESSO DO VACATION CLUB

A TC Brasil implantou e comercializou os principais projetos de Vacation Club do Brasil, a que você atribui o sucesso deste segmento?

O Vacation Club, além de ser um canal de vendas muito importante, garante previsibilidade na ocupação e na receita para o setor hoteleiro. Olhando pela perspectiva de um resort, quem não gostaria de ter uma boa parte da sua ocupação garantida pelos próximos anos, sem depender das flutuações sazonais e dos canais de vendas convencionais. O Vacation Club entra como um importante recurso na receita do empreendimento, pois ele proporciona uma grande antecipação no fluxo de caixa por conta da venda antecipada de diárias e, além disso, gera novas receitas por meio do consumo de A&B e serviços adicionais durante a estadia dos hóspedes. Esse modelo cria um ciclo virtuoso, onde o adiantamento de receitas financia melhorias e inovações, melhorando a experiência dos hóspedes e atraindo ainda mais visitantes, o que, por sua vez, gera mais receita. A TC Brasil tem orgulho de ter desenvolvido e implantado os principais projetos de Vacation Club no Brasil.

DIFERENCIAÇÃO NO MERCADO

Em um setor tão específico e competitivo, como foi o posicionamento da TC Brasil para conseguir implantar projetos para as principais marcas do turismo brasileiro? Qual diferencial acredita que a empresa possua frente à concorrência?

Desde o começo da TC Brasil, entendemos que para nos destacarmos precisávamos ir além do convencional. Nosso foco está sempre em dois pontos simples: a ética, o profissionalismo e o respeito à cultura de nossos clientes; e a entrega de um serviço completo e de alta qualidade. Assim, conseguimos alavancar performance, corrigir falhas e otimizar as oportunidades que surgem com o próprio negócio.

Com uma abordagem completa, atuamos em todas as etapas do projeto, desde a concepção e estudos de viabilidade até a implantação e gestão das operações. Desta forma conseguimos ir além de uma boa performance de captação e vendas, desenvolvemos um pós-venda eficiente no atendimento, relacionamento, gestão de carteira, cobrança e retenção de clientes, garantindo um alinhamento estratégico com todas as áreas e que os esforços e recursos investidos em vendas não sejam em vão. Afinal, tão importante quanto captar e vender, é manter o cliente na sua base.

VISÃO DE FUTURO

 

Como um dos pioneiros dessa indústria no Brasil, quais são as tendências que prevê para o mercado de propriedade compartilhada nos próximos anos? Como a TC Brasil está se preparando para essas mudanças?

A propriedade compartilhada está consolidada no Brasil, e a multipropriedade trouxe muitos empreendimentos idealizados e incorporados neste formato. Temos uma lei que a regulamenta e traz segurança jurídica para os empreendimentos e, principalmente, para os consumidores, e isso mostra a relevância do setor para o turismo nacional. Vejo que agora o momento é de aprimorar, principalmente a entrega ao consumidor, promovendo cada vez mais o desenvolvimento sustentável da indústria.

Também vejo grandes oportunidades para os empreendimentos já construídos com o Vacation Club. Como eu disse antes, acredito que seja um formato excelente para alavancar a ocupação dos empreendimentos e garantir a fidelização do hóspede. E por último, mas não menos importante, vejo um caminho muito favorável para o Fractional nos próximos anos. Este formato é um misto entre Vacation Club e Multipropriedade, assim, os empreendimentos podem comercializar suas frações por longos períodos, sem a necessidade da incorporação imobiliária no modelo multipropriedade. O formato garante, além da ocupação constante, que o ativo do empreendimento continue para o empreendedor.

LEGADO E PRÓXIMOS PASSOS

Após 20 anos de sucesso, qual legado você espera que a TC Brasil deixe para a próxima geração que irá atuar no mercado de Vacation Club e propriedade fracionada? E quais são os próximos passos para a empresa?

Nossa preocupação sempre foi em manter a transparência e a integridade em cada etapa do nosso trabalho, por isso, esperamos que as próximas gerações sigam o nosso exemplo e cuidem deste segmento priorizando ações que garantam sua sustentabilidade no longo prazo.

Com relação aos próximos passos, identificamos uma similaridade muito grande entre os produtos de Vacation Club e os produtos de Passaporte vendidos pelos parques. Ambos são produtos de venda antecipada que criam uma carteira de sócios por um tempo predeterminado e o objetivo é aumentar a ocupação do empreendimento, com isso, visualizamos um oceano azul de oportunidades criando soluções para os parques nos mesmos moldes que temos para o Vacation Club. Somos os maiores especialistas de Vacation Club do país e queremos alcançar esse título também em produtos de Passaportes. Expandimos nossos serviços a qualquer parque que queira implantar, reestruturar ou aprimorar seu produto de passaportes.

Além disso, estamos investindo bastante no digital, ampliamos nossa atuação com mais um escritório em Goiânia focado nessa área, e planejamentos desenvolver nosso próprio empreendimento no futuro.

PARCERIAS ESTRATÉGICAS

Poderia compartilhar como as parcerias estratégicas com outros players do mercado contribuíram para o sucesso da TC Brasil e como vocês planejam expandir ou fortalecer essas parcerias no futuro?

As parcerias têm sido, sem dúvida, um dos pilares fundamentais para o sucesso da TC Brasil ao longo desses 20 anos. Desde o início da minha carreira neste mercado, eu entendi que sucesso não se faz sozinho.

A colaboração com outros players do mercado nos permitiu oferecer soluções mais completas para nossos clientes. Criando uma sinergia que beneficia todas as partes envolvidas, transformamos a relação de fornecedor de serviços para parceiro de negócios.

Para o futuro, planejamos não só manter, mas expandir e fortalecer essas parcerias, explorando tecnologias emergentes e novos nichos dentro do setor de turismo e hospitalidade, quem sabe até abrir uma joint venture com nossos principais parceiros. A TC Brasil se compromete a continuar construindo relações baseadas na transparência e confiança, mantendo nossa reputação como a empresa de consultoria de maior longevidade nos projetos e nas parcerias.

TECNOLOGIA E INOVAÇÃO

Como a tecnologia e a inovação foram incorporadas pela TC Brasil? Como isso está impactando o crescimento, tanto do mercado quanto para os negócios da empresa?

Nos últimos anos a tecnologia vem evoluindo de forma acelerada, a internet ficou mais rápida, os dispositivos mais potentes e acessíveis, com isso, a tecnologia está presente até nos negócios mais simples. Na TC Brasil, a tecnologia sempre esteve presente tanto em nossas parcerias estratégicas, quanto em nossas operações. No tempo em que os controles e relatórios eram preenchidos à mão, nós já antecipávamos tendências com o desenvolvimento de soluções automatizadas que otimizaram processos e reduziram erros.

A inovação está na nossa cultura, entendemos que isso é uma obrigação para nos mantermos relevantes num mercado que valoriza a alta performance. A abertura do nosso escritório em Goiânia focado em estratégias digitais deixa isso bem claro, reforçando nosso compromisso com um futuro totalmente digital. Além de atuarmos diretamente em implantações e diagnósticos de diversos sistemas, estamos explorando as aplicações da inteligência artificial nos nossos negócios, desenvolvendo assistentes de IA que prometem revolucionar a maneira como interagimos com nossos clientes e parceiros.

CONSELHOS PARA NOVOS ENTRANTES

Que conselhos daria para empresas e empreendedores que desejam entrar no mercado de Vacation Club e propriedade compartilhada hoje? Quais são as chaves para o sucesso nesse segmento?

Entrar no mercado de propriedade compartilhada, é uma decisão que vai além de ter uma boa visão de negócio, exige uma compreensão profunda da complexidade do setor.

Meu primeiro conselho é, não se iluda com as grandes cifras do VGV, é fundamental ter uma estrutura administrativa sólida e recursos para suportar o início desafiador com uma grande barriga negativa de caixa.

O segundo é a colaboração, construir parcerias com empresas especializadas do setor é vital, além de abrir novas oportunidades, vão evitar muitos prejuízos. Seja flexível e aberto a novas ideias.

O terceiro conselho é sobre desenvolver seu produto com foco na experiência do cliente. Não estamos apenas vendendo estadias ou cotas imobiliárias, vendemos memórias e experiências únicas que ficarão com as famílias por gerações. Não coloque seus valores pessoais no negócio, não adianta ter um empreendimento incrível no masterplan com alta viabilidade nas planilhas, mas que não vende!

Por último, não entre nesse negócio sem uma intercambiadora, as chances de sucesso em vendas aumentam significativamente quando você oferece mais de 4.300 possibilidades de intercâmbio pelo mundo a fora.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

‘’Quero aproveitar este momento para agradecer à nossa equipe, aos nossos parceiros, a todos que fizeram parte da nossa história e, especialmente, aos nossos clientes. Sem a confiança, o comprometimento e a parceria de cada um de vocês, não estaríamos celebrando este marco importante.

Muito obrigado a todos por fazerem parte dessa jornada conosco. Que venham os próximos 20 anos!’’

Equipe da TC Brasil
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