HOTELARIA
NEGÓCIOS
ENTRETENIMENTO
MULTIPROPRIEDADE
EXPERIÊNCIAS
MERCADO
PARQUES

Conhece o termo Staycation? Esse pode ser um dos motores da retomada das viagens no país

Compartilhe esta matéria!

WhatsApp
Telegram
Facebook
Twitter
LinkedIn
Email
Balonismo em Boituva/SP - Crédito: Minuto Ligado

Semelhante ao “bate-volta” brasileiro, a ideia de aproveitar os lugares próximos da sua cidade é uma tendência no turismo. Confira dicas de staycation perto da cidade de São Paulo

  • Maria Laura Saraiva

Viajar para longe nem sempre é possível, seja por motivos financeiros ou pelo tempo apertado, ainda mais atualmente, durante a pandemia da Covid-19 e as medidas restritivas. São nesses momentos que o Staycation aparece como uma ótima opção.

Considerado uma tendência da retomada do turismo na Europa, o termo estrangeiro é a junção das palavras stay (ficar) + vacation (férias). A proposta aqui é aproveitar o que a sua própria cidade ou o que as regiões vizinhas oferecem como opção de lazer. Apesar de ser um “bate-volta”, a ideia é conseguir se desligar e desfrutar integralmente do tempo livre.

O staycation pode ser considerado um dos pontos para a retomada do turismo, após as medidas de lockdown, já que muitos especialistas no segmento apontam que o turismo doméstico ou regional será o motor da volta das viagens.

Para os moradores de São Paulo pode parecer difícil relaxar dentro da própria cidade, mas a verdade é que existem várias opções acessíveis tanto de carro, quanto de ônibus. Conheça algumas:

1 – São Roque

O município serrano fica a 70 km da capital, cerca de uma hora de viagem. Conhecida pelas vinícolas, a cidade proporciona vários passeios para os amantes do vinho. Visitas guiadas, degustações e festas temáticas nas épocas de colheita das uvas são algumas das opções oferecidas. Mas não para por aí: o Ski Mountain Park tem pistas de ski e snowboard o ano inteiro, além de um belo teleférico.

2 – Luís Carlos

A charmosa vila localiza-se a 80 km da terra da garoa. Para chegar lá você pode ir até Guararema e depois pegar o trem até Luís Carlos. Com a arquitetura inspirada nas estações ingleses do século XIX, o caminho ferroviário é um passeio a parte. As casas foram construídas em 1920 e recentemente passaram por uma restauração, abrigando agora restaurantes, cafés, pequenas lojas e museus. Como as fachadas são tombadas pela prefeitura, a vila preservou sua aparência de cenário de novelas das seis.

3 – Paranapiacaba

Outro destino histórico é o distrito de Paranapiacaba, no município de Santo André, a 62 km de São Paulo. O patrimônio foi construído para abrigar os trabalhadores da companhia inglesa São Paulo Railway, mantendo o estilo europeu da época e trazendo o charme para a Serra do Mar. É possível visitar a estação ferroviária, as antigas casas dos funcionários, igrejas, museus e até uma réplica do Big Ben. Um expresso turístico até o distrito sai todo domingo da estação da Luz, pela CPTM.

4 – Boituva

A capital do balonismo e paraquedismo fica a 120 km da capital, cerca de 1h 15 min de viagem. Passear de balão e saltar de paraquedas são alguns dos sonhos que podem ser realizados na cidade. A infraestrutura é completa, de professores até aviões. Mas as alturas não são o único atrativo: a região ainda conta com cachoeiras, o Museu do Tropeiro e um parque zoológico.

5 – Wet’n Wild

Localizado na cidade de Itupeva, a pouco mais 70 km de São Paulo, é uma opção de parque aquático próximo da capital. A franquia americana conta com várias atrações especiais e ótimas para visitar em família. Os corajosos podem enfrentar o “Meteor”, o tobogã em cápsula mais alto do mundo, que simula uma queda livre de 40 metros de altura.

WhatsApp
Telegram
Facebook
Twitter
LinkedIn
Email

Clique para compartilhar!

Deixe sua opinião!

Vote para PERSONALIDADE DO ANO no mercado de propriedade compartilhada.

Decida quem foi a “Personalidade do Ano” no nosso mercado! O resultado será exibido na página principal no dia 31 de Fevereiro de 2000