HOTELARIA
NEGÓCIOS
ENTRETENIMENTO
MULTIPROPRIEDADE
EXPERIÊNCIAS
MERCADO
PARQUES

Como a arquitetura pode contribuir para a personalização das experiências na hospitalidade?

* Artigo do arquiteto Milton Filho

Compartilhe esta matéria!

WhatsApp
Telegram
Facebook
Twitter
LinkedIn
Email

As expectativas dos hóspedes estão cada vez mais altas em relação a sua estadia nos hotéis, resorts e empreendimentos de multipropriedade e timeshare. O fato é que cada vez mais precisamos dar uma experiência personalizada para o hóspede de acordo com seu perfil, e como a arquitetura deve contribuir para que tenhamos espaços adequados para essa personalização? Sem prejudicar a eficiência da operação e o financeiro da empresa?

Design flexível dos quartos: esse é um recurso, onde podemos desenvolver modelos de apartamentos, que facilmente podem receber apenas um casal com muito conforto, ou uma família com dois filhos, ou ainda uma família com agregados, pais, sogra, casal de amigos, etc. Poder ter a flexibilidade de ter apartamentos de 1 e 2 quartos/ambientes se transformando rapidamente em um grande apartamento integrado, ou funcionando isoladamente com conforto e privacidade.

A Automação é um item crescente, que vem agregando muito valor, porque é possível criar cenários, com auxílio da inteligência artificial, personalizando as experiências, a atmosfera do ambiente de acordo com o perfil da família. Um cruzamento de dados existentes do cliente com dados externos, como rede social, localização geográfica, últimas visitas do cliente; é possível criar uma oferta específica para cada família, ou até diferentes ofertas dentro da mesma família.

As áreas comuns precisam ser multifuncionais: com o efeito pós-pandemia, hoje precisamos de espaços coliving e coworking combinados. Espaços flexíveis e adaptáveis a diversos usos, com mobiliário modular e tecnologia avançada nos ambientes para integrar as diversas atividades. Os lobbies precisam ser desenhados como espaço dinâmico, oferecendo cafés, lounges, espaços que possam se transformar em uma área de trabalho ou reuniões, de forma a poder se transformar em diferentes usos ao longo do dia.

A Gastronomia também passa por essa personalização, até porque ela é a experiência mais marcante que um hóspede tem na maioria das suas viagens.

Um espaço que possa oferecer diversas opções e experiências ao longo da estadia dos hóspedes já é um diferencial, agora para realmente encantar o cliente, a possibilidade de um prato ou sobremesa exclusiva a ele, de acordo com uma preferência que já indicou em algum outro momento (a tecnologia, sobretudo a inteligência artificial irá facilitar muito esse tipo de experiência).

Fitness e wellness: dois pontos que também diferenciam a experiência dos clientes, é uma grande oportunidade para oferecer um serviço personalizado.

Além da arquitetura, com um espaço pensado para maximizar o conforto e a tranquilidade dos hóspedes, os programas oferecidos com profissionais especializados, desde saúde holística, meditação e relaxamento, e terapias específicas.

Por fim, visualizamos um futuro para a hospitalidade, onde a integração entre a arquitetura, tecnologia (isso inclui a inteligência artificial e a internet das coisas), e uma excelente equipe de operação podem criar experiências únicas aos clientes, sendo esses três pontos os grandes diferenciais das empresas de hospitalidade no futuro.

* Milton Filho é arquiteto e urbanista, sócio da MFDC Arquitetura & Design, Professor do MBA da FAG no curso de Archidesign no mercado de luxo, com ampla experiência em arquitetura e construção civil, possui MBA em gestão de projetos pela FGV, e no segmento de turismo atuou por seis anos na AVIVA como coordenador de projetos, gerenciando o portfólio de projetos da empresa. Atualmente assina importantes projetos de empreendimentos hoteleiros e parques, como o GR Group, Grandes Lagos Thermas Resort, Empreendimento Cataguá, entre outros.

WhatsApp
Telegram
Facebook
Twitter
LinkedIn
Email

Clique para compartilhar!

Deixe sua opinião!

Vote para PERSONALIDADE DO ANO no mercado de propriedade compartilhada.

Decida quem foi a “Personalidade do Ano” no nosso mercado! O resultado será exibido na página principal no dia 31 de Fevereiro de 2000