HOTELARIA
NEGÓCIOS
ENTRETENIMENTO
MULTIPROPRIEDADE
EXPERIÊNCIAS
MERCADO
PARQUES

CEO da Trinus apresenta seus modelos de investimentos para multipropriedade

Gestora entra no negócios através de antecipação da carteira de recebíveis ou tornando-se sócia do empreendimento

Compartilhe esta matéria!

WhatsApp
Telegram
Facebook
Twitter
LinkedIn
Email
Diego Siqueira, da Trinus

A busca pelo funding é um dos principais desafios do mercado de multipropriedade, pois poucas empresas do mercado financeiro operam neste modelo de negócio, e a alavancagem financeira é fundamental para entregar a obra. Com um formato de investimento único para entrar nos negócios de multipropriedade, a Trinus Co foi um dos destaques do ADIT Share 2022. Diego Siqueira, CEO da gestora, apresentou o modelo da Trinus no painel “Raio-X do Mercado Financeiro sobre a Multipropriedade” durante o seminário.

 Com R$ 2 bilhões de patrimônio sob sua gestão, operações financeiras em mais de 200 projetos de loteamentos, 40 de incorporações verticais, 10 multipropriedades, além de condomínios fechados, a Trinus atua com duas modalidades de funding: a antecipação da carteira de recebíveis, o Crédito de Recebível Imobiliário (CRI); e investimento no equity, em que se torna sócia do empreendimento.

 Diego Siqueira explicou que a maior parte das operações da Trinus é no equity e que a gestora está com um grande apetite pelo mercado de multipropriedade, pretendendo aumentar seu portfólio de empreendimentos.A multipropriedade veio para evoluir a metodologia de venda do mercado imobiliário tradicional”.

De acordo com ele, o modelo de equity da Trinus utiliza o fundo TGAR11. “É´um fundo de desenvolvimento, o que significa que a sua política de investimento autoriza ficar sócio de um empreendimento imobiliário”, explicou. “O TGAR11 terá participação societária na SPE”.

O CEO da Trinus citou que o primeiro passo para a empresa que desejar ficar sócia do TGAR11 é realizar um estudo de mercado para o projeto, um bom planejamento, projeções de vendas e sobre a operação, investimento em obras, previsão para o fluxo de caixa negativo. “Se entendermos que o projeto é viável, iremos fazer uma proposta”, afirmou. “Com essa exposição nesse empreendimento, eu, fundo TGAR11, tenho interesse em colocar uma quantia X em troca de Y% de sociedade no empreendimento”, exemplificou.

Para realizar negócios com a Trinus, seja através de equity ou CRI, Diego salienou que a gestora valoriza a transparência e a governança. Entre os dados analisados pela Trinus, ele destacou a metodologia de venda, o processo de cobrança, projeções de inadimplência e distratos na carteira de recebíveis, os dados contábeis, faturamento, investimento em obras. “Ter transparência em todas as etapas ajuda a conseguir o financiamento, seja no equity,ou crédito, com condições melhores”.

Painel “Raio-X do Mercado Financeiro sobre a Multipropriedade”, durante o ADIT Share

Uma dica do CEO da Trinus, principalmente para o mercado de multipropriedade com altas taxas de inadimplência e distratos, é ser bem conservador nas projeções do projeto.

Fundada em 2009 em Goiânia (GO), a Trinus conta com uma equipe de 550 pessoas visando contribuir com a parte de governança e transparência dos projetos sócios. “Somos 100% focados apenas no mercado imobiliário. Temos um carinho especial pela multipropriedade, é um mercado mais dinâmico e traz também muito conhecimento para o mercado tradicional. A nossa intenção é crescer a multipropriedade dentro de nosso portfólio”, conclui Diego Siqueira.

Além do CEO da Trinus, o painel teve a participação de Rafael Almeida, CEO da Natos; Camila Almeida, sócia-fundadora da Habitat Capital Partners;; e Alex Bahov, sócio e head de Operações Estruturadas da CV Real Estate. Organizado pela ADIT Brasil (Associação para Desenvolvimento Imobiliário e Turístico do Brasil), o ADIT Share é o principal seminário de multipropriedade e timeshare do país e aconteceu este ano no Thermas dos Laranjais, em Olímpia (SP), nos dias 2, 3 e 4 de junho.

Confira mais fotos do ADIT Share 2022 em nosso Instagram @turismo_compartilhado

WhatsApp
Telegram
Facebook
Twitter
LinkedIn
Email

Clique para compartilhar!

Deixe sua opinião!

Vote para PERSONALIDADE DO ANO no mercado de propriedade compartilhada.

Decida quem foi a “Personalidade do Ano” no nosso mercado! O resultado será exibido na página principal no dia 31 de Fevereiro de 2000