HOTELARIA
NEGÓCIOS
ENTRETENIMENTO
MULTIPROPRIEDADE
EXPERIÊNCIAS
MERCADO
PARQUES

CEO da Aviva explica modelos de negócios do mercado de propriedade compartilhada

Alessandro Cunha participou do ADIT Share 2022

Compartilhe esta matéria!

WhatsApp
Telegram
Facebook
Twitter
LinkedIn
Email

Para explicar todas as características dos modelos de negócios multipropriedade e vacation club, o ADIT Share trouxe a palestra “Bem-vindo ao mercado de Shared Ownership: Diferenças e similaridades entre Multipropriedade, Timeshare e Direito de Uso”, com Alessandro Cunha, CEO da Aviva.

Organizado pela ADIT Brasil (Associação para Desenvolvimento Imobiliário e Turístico do Brasil), o ADIT Share é o principal seminário de multipropriedade e timeshare do país e aconteceu este ano no Thermas dos Laranjais, em Olímpia (SP), nos dias 2, 3 e 4 de junho.

O CEO da Aviva já esclareceu logo no início da sua apresentação que shared ownership ou propriedade compartilhada não tem três produtos, mas apenas um, o timeshare. Já dentro do timeshare há dois produtos com algumas diferenças e semelhanças: o timeshare de direito de uso, também conhecido como vacation club, e o timeshare multipropriedade.

Os dois negócios são juridicamente diferentes. A Lei Geral do Turismo rege o timeshare direito de uso e há a Lei 13.777, que regulamenta a multiprorpiedade, um direito real. “Direito de uso, significa que o cliente compra o direito de utilizar o empreendimento hoteleiro para o determinado período de tempo. Na multiproriedade compramos um direito real, uma propriedade real escriturada e também no conceito de lazer”, explica Alessandro Cunha.

Diferença entre os clientes

O direito de uso vende diárias hoteleiras. “Não posso criar e vender o direito de uso sem ter um empreendimento hoteleiro”, disse o palestrante. “A multpropriedade é uma venda imobiliárias, para férias, com o fracionamento de no mínimo sete dias”. O CEO da Aviva ressaltou que os dois modelos são inovações do mercado de turismo, pois ambos começaram a ser desenvolvidos antes de ter leis regulamentando-os.

O timeshare de direito de uso deve ser meio de hospedagem, tem que ter um projeto hoteleiro envolvido. Já a multipropriedade pode ser a partir um empreendimento pronto, fazendo a conversão para multipropriedade, ou construir uma nova propriedade do zero.

Regras de utilização

“O direito de uso é o que está previsto no contrato e nas regras do empreendimento hoteleiro”, afirmou Alessandro. As regras de utilização da multipropriedade devem estar no contrato de compra e venda e na Convenção de Condomínio.

O timeshare direito de uso cobra uma taxa no momento da reserva para usar a semana ou pontuação do empreendimento que ele escolheu, pode ter um regime de alimentação, meia pensão ou pensão completa, e tem a taxa de Alimentos & Bebidas. “O cliente adquire apenas o direito de utilizar o apartamento”. Há a taxa de condomínio mensal no modelo de multipropriedade.

Semelhanças dos negócios

“Primeiro, ambos são produtos de lazer e o cliente consegue comprar as férias antecipadas”, afirmou o CEO da Aviva, que destacou outras semelhanças: o cliente tem acesso a semanas fixas ou variadas, possibilidade de realizar intercâmbio de férias, serviços hoteleiros.

“E eles podem conviver juntos?”, questionou o palestrante. “Sim, mas tem que entender muito para conviver, pois ter os as duas modalidades no mesmo empreendimento pode fazer competir um com o outro, tem que ser bem desenhado”, explicou ele, que pontuou que nesse caso a estratégia deve bem clara e segmentada, para qual cliente oferecer o vacation club e multiprorpidade.

“Deve-se estudar muito o mercado, entender os produtos e clientes. Ainda mais hoje, com uma inflação de dois dígitos, se desenhar um produto de longo prazo, tanto direito de uso como multipropriedade, e errar na precificação e taxas de manutenção terão que conviver com isso por um longo tempo”, concluiu Alessandro Cunha.

Confira mais fotos do ADIT Share 2022 em nosso Instagram @turismo_compartilhado

WhatsApp
Telegram
Facebook
Twitter
LinkedIn
Email

Clique para compartilhar!

Deixe sua opinião!

Vote para PERSONALIDADE DO ANO no mercado de propriedade compartilhada.

Decida quem foi a “Personalidade do Ano” no nosso mercado! O resultado será exibido na página principal no dia 31 de Fevereiro de 2000