- Fábio Mendonça
Lançado oficialmente na noite de ontem, 09/12, em um coquetel para convidados na Vinícola Dom Cândido, em Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha, o empreendimento Castelos do Vale Resorts marca o primeiro projeto de multipropriedade da Mundo Planalto como incorporadora e desenvolvedora do conceito do resort. Os sócios da Mundo Planalto, José Roberto Nunes e Wesley Reis, explicaram um pouco mais sobre as expectativas para o Castelos do Vale Resorts, como surgiu a parceria com a Vinícula Dôm Cândido, o conceito, storytelling e inovações que o empreendimento traz e os outros projetos da Mundo Planalto.
O que significa para a Mundo Planalto o lançamento do Castelos do Vale Resorts?
José Roberto – A Planalto está no mercado de multipropriedade desde 2014, mas entramos como investidores em alguns projetos, não como desenvolvedores. O Castelos do Vale é nosso primeiro produto onde conseguimos imprimir o nosso DNA, 100% da Planalto, o desenvolvimento e a concepção. Estamos colocando aquilo que acreditamos ser um diferencial e inovação para o mercado de multipropriedade. Para nós é uma virada de chave, é uma estreia como desenvolvedor, e podendo imprimir a nossa visão de inovar. Tem sido algo muito relevante ver essas inovações funcionando, muitas coisas diferentes do que o mercado pratica convencionalmente.
Além do Castelos do Vale, quais outros projetos de multipropriedade a Mundo Planalto tem?
José Roberto – Nós somos um dos sócios investidores do Hard Rock Hotel Gramado, que neste ano de 2021 recebeu todas as licenças, autorizações, aprovações e alvarás, e tem previsão de lançamento no ano que vem. E temos um produto em fase de desenvolvimento e aprovação no Terra Santa, em Trindade, junto ao Arca Parque, que é uma bandeira que criamos, o Éden Resorts, que vamos levar junto aos outros empreendimentos Terra Santa pelo país.
Como surgiu esse projeto em Bento Gonçalves na Vinícola Dom Cândido?
José Roberto – A Planalto tem um DNA muito desbravador e inovador. O próprio Terra Santa é uma prova disso, de criar um destino do zero. Como já estávamos no Sul, procuramos novas oportunidades na região, pois já tínhamos estrutura e equipe. Buscamos locais que poderiam se tornar novas vertentes do turismo. A cidade de Bento Gonçalves já tem um turismo forte, recebendo entre 2 e 3 milhões de visitantes por ano. E surgiu essa oportunidade de desenvolver um empreendimento dentro de uma vinícola, pertencente a uma família muito renomada, do patriarca chamado Dom Cândido, que é descendente da família Valduga. Eles têm praticamente 150 anos de história no Vale dos Vinhedos, desde 1875 que estão plantando uvas e explorando essa cultura. Eles são sócios terrenistas no projeto. A gente acredita muito que é fundamental em projetos em praças novas ter parceiros que tenham vínculos fortes com a cultura e pessoas.
Com foi a concepção do conceito do resort, desde a arquitetura e experiências em uma vinícola?
José Roberto – Foi um desafio muito grande. Criamos um time multidisciplinar para atuar no desenvolvimento deste projeto, que extrapola a arquitetura convencional, estamos desenvolvendo um castelo. Há uma história vinculada a uma conexão lúdica, temos personagens, temos correlação do Vale dos Vinhedos, da origem italiana com a imigração e com a França, já que o castelo é francês. Essa história será contada conectando com o entretenimento do resort.
Na Planalto acreditamos muito nisso, em criar produtos que tenham história. O produto é uma forma de fazer o cliente conquistar a qualidade de vida.
Qual é o perfil das turistas de Bento Gonçalves?
Wesley – O fluxo de turistas em Bento Gonçalves é muito interessante. Primeiramente, há os amantes do vinho. E há o fluxo de pessoas que estão em Gramado e visitam Bento.
Uma das premissas mais importantes da captação de clientes da multipropriedade é o volume de clientes, mas hoje Bento Gonçalves recebe um público extremamente qualificado, um amante do vinho. Diferentemente de outras praças, onde a captação faz muita pesquisa e não qualifica, o cliente que está no Vale do Vinhedo já está nas premissas mínimas para a sala de vendas. Então, pode se perder um pouco em termos de quantitativo, mas ganha-se no qualitativo.
Quais inovações em relação ao calendário de utilização do proprietário?
Wesley – Contratamos várias empresas para estudos e pesquisas, arquitetos, paisagistas, consultores especializados em experiência Disney para construção do storytelling. E o que conseguimos enxergar? Quando fizemos uma análise do destino e demanda local para a concepção de nosso produto, e com o conhecimento e experiência que temos da região da Serra Gaúcha, uma das primeiras inovações que trouxemos foi no cronograma de utilização. Nós temos produtos de uma e duas semanas, em que o cliente já compra com a semana quebrada no padrão da hotelaria, de domingo a quinta e de quinta a domingo. E o produto foi concebido de uma forma que o cliente que adquire duas semanas praticamente a cada três meses terá a utilização da sua casa de férias, em seu castelo de férias.
O que o Castelos do Vale traz de diferenciais para a experiência do cliente?
Wesley – É o primeiro resort dentro de uma vinícola, é um hotel de experiência. O cliente verá o vinho sendo produzido, a uva sendo colhida, ele participará disso.
José Roberto – Inovação na experiência, na arquitetura, no storytelling, no calendário adaptado a uma realidade regional, desenvolvimento de um destino. O cliente pode ter o próprio vinho, pode ter uma barrica de carvalho francês para deixar o vinho envelhecendo por um ou dois anos, pode ter uma assinatura de vinhos, recebendo em casa periodicamente.
Nós pensamos muito no Castelos do Vale para a família, pois se fala que o turismo do Vale dos Vinhedos não é para crianças. Irá mudar com este resort, pois teremos equipe de recreação e atrações para crianças e adolescentes, para que os pais possam curtir o máximo da cultura e experiência, e os filhos se sintam acolhidos.
Wesley – O primeiro grande diferencial que trouxemos para o projeto foi pensar no cliente primeiro, na utilização e experiência. Com isso, colocando o cliente sempre no centro, que é uma característica de desenvolvimento de produtos da Planalto, fomos resolvendo as outras coisas. Falamos muito na Planalto que somos clientes dos nossos produtos. Não vendemos produtos que não compraríamos.
Normalmente, os empreendimentos não são pensados com a experiência, se pensa nisso lá na ponta, na entrega. No nosso caso, já está planejado como será o check in e check out, como serão recebidos, quais as programações de entretenimento, passeios na Vinícola e parreiras, jantar harmonizado na adega. Com base na experiência do cliente, nós fomos desenvolvendo o produto ideal. O resultado financeiro e o VGV são consequências.
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- A Revista Turismo Compartilhado cobriu o Coquetel de Lançamento do Castelos do Vale Resorts a convite da Mundo Planalto