17.9 C
Caldas Novas
segunda-feira, 10 maio, 2021

Brasil ganhará mais uma rota para realização de cicloturismo

Percurso se juntará à diversos outros caminhos no país para os apaixonados em ciclismo

Já pensou em aproveitar as belezas de um dos principais cartões-postais de Porto Alegre (RS) sobre duas rodas? Então, se prepare que até o fim do ano a capital gaúcha terá uma rota turística para ciclistas às margens do Rio Guaíba. Com apoio da prefeitura local e com investimentos da iniciativa privada, o novo percurso englobará a qualificação e urbanização de sete “portais” do ponto turístico, que contarão com a instalação de bancos de concreto, academia ao ar livre, guarda-corpo e escadarias para uso da população.

A intenção é de que a revitalização do local conte com a parceria no compartilhamento de bicicletas do sistema “Bike Poa”, que atualmente tem mais de 40 estações e 400 bicicletas em Porto Alegre. Além disso, o espaço servirá de integração da comunidade, para eventos e será símbolo de ligação com a identidade turística, natural e cultural da capital gaúcha.

Após sua conclusão, a rota para ciclistas em Porto Alegre entrará para um rol de diversos outros percursos espalhados pelo Brasil.

ROTAS SOB DUAS RODAS – Entre as rotas de cicloturismo já consagradas está o Caminho da Fé, que percorre o interior dos estados de São Paulo e de Minas Gerais, contemplando em grande parte a Serra da Mantiqueira. Ao todo, são cerca de 1.000 km de trilhas, estradas, bosques e asfalto, que proporcionam momentos de reflexão e fé, saúde física e psicológica e integração do homem com a natureza.

Mais ao sul do País encontramos outros bons destinos para os amantes da “magrela”. Carambeí, no Paraná, é um exemplo. A cidade proporciona aos cicloturistas uma viagem pelo passado e presente dos Países Baixos. Tibagi, ainda no Paraná, é onde natureza e aventura se irmanam numa pedalada internacional que recebe todo ano centenas de turistas para desfrutar os atrativos locais. O roteiro de 40 km percorre atrativos turísticos importantes da cidade, entre eles os saltos Santa Rosa e Puxa Nervos, os morros do Jacaré e da Comuna e paisagens naturais apreciadas pelos participantes durante o trajeto.

Ainda no Sul, só que agora em Santa Catarina, a rota do Vale Europeu se tornou uma das mais populares do Brasil. Com cerca de 300 km de extensão, os ciclistas poderão encontrar belas paisagens, subidas e descidas características das regiões de vale, além da boa infraestrutura e demarcação do percurso. Em vários pontos, a paisagem é entrecortada por rios e cascatas. A cidade catarinense Rio dos Cedros faz parte do roteiro e chama a atenção com seus belos lagos cercados de montanhas.

Não poderíamos falar em cicloturismo e deixar de citar a Estrada Real. Famosa por cortar diversas cidades históricas, como Ouro Preto (MG) e Petrópolis (RJ); a rota se divide em diversos caminhos possíveis como: o novo, que passa pela capital carioca e por Petrópolis; o velho, que une o litoral do Rio de Janeiro às regiões de extração de ouro em Minas Gerais; e o dos Diamantes, que proporciona ao ciclista experiências únicas entre as cidades de Ouro Preto e Diamantina.

Subindo mais um pouco no mapa brasileiro, encontramos o Caminho de Cora Coralina, que envolve uma trilha de 300 quilômetros no estado de Goiás, que começa em Corumbá e termina na Cidade de Goiás, terra natal da escritora. Recentemente, o percurso foi incluído na Rede Nacional de Trilhas de Longo Curso (RedeTrilhas). Além do Ministério do Meio Ambiente (MMA), a rede é composta por membros do Ministério do Turismo e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

Fonte: Ministério do Turismo

Curtiu? Compartilhe!

Notícias Relacionadas

Aprenda a preparar um café da manhã de hotel no Dia das Mães

Chef de cozinha do Privé Hotéis e Parques, Roberto Villardo, traz opções para filhos celebrarem a data gastando pouco e homenageando as mamães com...

Conheça destinos que estão em alta para o turismo em 2021

Plataforma de viagens lista cinco destinos em alta para viagens esse ano A pandemia de covid-19 ainda é um desafio para todos: o número de...

Sete Destinos Para Quem Quer Se Conectar Com A Natureza

O Brasil possui diversos lugares interessantes para quem gosta de Ecoturismo O ecoturismo, também conhecido como turismo ecológico, é uma modalidade de turismo voltada para...

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

×