HOTELARIA
NEGÓCIOS
ENTRETENIMENTO
MULTIPROPRIEDADE
EXPERIÊNCIAS
MERCADO
PARQUES

Brasil busca apoio do Uruguai para redução tarifária para parques temáticos

Compartilhe esta matéria!

WhatsApp
Telegram
Facebook
Twitter
LinkedIn
Email

Objetivo do Ministério do Turismo é favorecer a importação de equipamentos para novas atrações no âmbito do Mercosul


A redução temporária de tarifas aplicadas no Mercosul sobre a importação de equipamentos por parques temáticos e atrações turísticas foi o assunto de audiência na quinta-feira, 03/05, em Brasília, entre o ministro do Turismo, Vinicius Lummertz, e o embaixador do Uruguai no Brasil, Gustavo Vanerio. Lummertz pediu apoio à adoção da medida no bloco e explicou que a ideia é classificar os aparelhos, a exemplo de cabines de teleféricos e tobogãs aquáticos, como bens de capital.
O ministro enfatizou que a mudança favoreceria a captação de investimentos externos a todos os integrantes do grupo. “Não é um pleito que beneficia apenas o Brasil, ele vai impactar todo o Mercosul. Estamos cobrando impostos como se os produtos fossem bens de consumo. Por isso que várias regiões do mundo expandem o mercado de parques e a América do Sul fica para trás. A China tem três Disneys, e a América Latina, nenhuma, porque o imposto aqui é quase duas vezes e meia maior”, alegou Lummertz.
A medida já é válida no Brasil graças a uma resolução de fevereiro deste ano da Câmara de Comércio Exterior (Camex), que isenta a operação de tributos durante um prazo de até oito meses. Em abril, no Paraguai, ministros e representantes dos órgãos máximos de Turismo do Mercosul ratificaram a Declaração de Maceió, assinada no mês de dezembro de 2017, que contempla a alteração tarifária. A reunião desta quinta também envolveu temas como conectividade aérea e o reforço da relação bilateral.
Na próxima semana, no Uruguai, técnicos do Ministério do Turismo brasileiro e representantes do governo daquele país voltam a discutir a questão tributária sobre parques temáticos e atrações. O encontro em Brasília também contou com a participação, entre outros, do chefe da Assessoria de Relações Internacionais do MTur, Rafael Luisi; do assessor especial do MTur Maurício Rasi e do primeiro-secretário da embaixada uruguaia no Brasil, Adrian Fernandez.
Fonte: Ministério do Turismo

WhatsApp
Telegram
Facebook
Twitter
LinkedIn
Email

Clique para compartilhar!

Deixe sua opinião!

Vote para PERSONALIDADE DO ANO no mercado de propriedade compartilhada.

Decida quem foi a “Personalidade do Ano” no nosso mercado! O resultado será exibido na página principal no dia 31 de Fevereiro de 2000