HOTELARIA
NEGÓCIOS
ENTRETENIMENTO
MULTIPROPRIEDADE
EXPERIÊNCIAS
MERCADO
PARQUES

Auditorias melhoram gestão para hotéis e multipropriedades

Grupo Mapah explica como e quando deve ser realizada auditorias nos empreendimentos

Compartilhe esta matéria!

WhatsApp
Telegram
Facebook
Twitter
LinkedIn
Email
Marllon Terra, do Grupo Mapah

O mercado do turismo está aquecido, cada dia vemos mais projetos de hotéis e multipropriedades sendo lançados em vários destinos brasileiros e mais oportunidades de investimentos surgindo, porém, há algo que empreendedores só entendem ser necessário quando surge algum problema na gestão, que é realizar auditorias regulares nos empreendimentos, visando proteger os interesses financeiros e assegurar um crescimento sustentável a longo prazo.

As auditorias desempenham um papel fundamental na gestão eficaz dos empreendimentos hoteleiros e multipropriedades, garantindo conformidade legal, identificando oportunidades de economia, prevenindo fraudes e promovendo a transparência e a governança corporativa.

Para explicar melhor sobre auditorias em hotéis e multipropriedades, conversamos com Marllon Terra, sócio do Grupo Mapah:

Como é realizada a auditoria em hotéis e multipropriedades?

A realização de uma auditoria em hotéis ou multipropriedades possui a mesma característica de uma empresa de outro segmento, ou seja, primeiro deve ser definido qual a natureza da auditoria, visto que existem diversas frentes que podem ser verificadas, tais como: Contábil, financeira, tributária, trabalhista, sistema e entre outras.

Após esta definição de escopo são procedidos os seguintes passos: planejamento, análise de risco, execução do trabalho e apresentação do relatório de auditoria o qual apresenta todos os pontos que precisam ser melhorados pela empresa.

No caso da multipropriedade, essa auditoria pode ser realizada com o empreendimento ainda em comercialização e obra ou apenas depois de entregue?

O ideal é que o empreendimento seja auditado deste o início, pois se já tiver um ponto de melhoria, este já poderia ser corrigido de forma antecipada para evitar erros futuros.

Por que e quando realizar uma auditoria?

Para resguardar o patrimônio, contra danos ou riscos provocados por erros e irregularidades, principalmente na questão tributária. Por isso, é de extrema importância que a precisão e a confiabilidade das informações contábeis/financeiras para a tomada de decisões.

Auditorias são importantes para qualquer tipo de empreendimento ou apenas para os de grande porte?

A auditoria é importante para qualquer tipo e tamanho de empresa.

WhatsApp
Telegram
Facebook
Twitter
LinkedIn
Email

Clique para compartilhar!

Deixe sua opinião!

Vote para PERSONALIDADE DO ANO no mercado de propriedade compartilhada.

Decida quem foi a “Personalidade do Ano” no nosso mercado! O resultado será exibido na página principal no dia 31 de Fevereiro de 2000