Gerentes-gerais, investidores, parceiros e gestores das empresas em todo o Brasil participam, na última semana, da 14ª reunião gerencial, nos dias 21 e 22, no Novotel Recife Marina, um dos mais recentes empreendimentos abertos para empresa.
Sob a temática “Marco Zero – Novos Caminhos”, o encontro foi idealizado e organizado internamente por um time de 20 pessoas dedicadas a levar, pela primeira vez, a agenda fora do eixo Sul-Sudeste. Paulo Mélega, vice-presidente de Operações, abriu a agenda do evento destacando a importância do encontro reunindo, também pela primeira vez, as três empresas “são ligadas a hospitalidade e em estágios diferentes em suas histórias. No entanto, em comum, todas elas estão olhando para o futuro e trilhando seus caminhos a partir de suas próprias estratégias”, disse. A agenda de abertura contou com as participações de Gustavo Syllos, representando a Livá, e Gabriel Fumagalli, representando a Xtay.
Contando com o patrocínio da R1 Audiovisual, All – Accor Live Limitless, AmericanFlex, B2B.Reservas, Frigo Service, Evnt Tech, Harus, Samsotech, Teka Profiline, Topema Innovations, Vingcard, Água na Caixa, Ludfor, SAP e Seara, o encontro reúne 185 profissionais e conta com área de exposição, além de uma ampla agenda de conteúdo qualificado abordada de forma coletiva e também paralela, com salas temáticas para cada uma das empresas. “Depois de tantos anos, estamos em um momento intenso, com motivação para fazer mais e seguir consolidando a história que tanto nos orgulha”, disse Beto Caputo, CEO das empresas.
Caputo iniciou sua apresentação lembrando os desafios experimentados pelo setor com a tragédia do Rio Grande do Sul, que impactou mais de 400 famílias de colaboradores que foram diretamente atingidos pelas chuvas. “O prejuízo gerado com a perda de negócios (com os hotéis fechados) não se recupera”, disse, reforçando que “mas nós seguimos firmes, de um lado, acolhendo as famílias e, de outro, trabalhando para chegar nos resultados que vamos apresentar hoje”.
Coube ao executivo, ainda, a apresentação dos três negócios: com 75 hotéis em operação, quase 12 mil quartos administrados em 16 estados e dois empreendimentos com aberturas confirmadas ainda em 2024, a Atrio está consolidada como a terceira maior operadora hoteleira do Brasil e a primeira de capital 100% nacional. Já a Livá, única operadora independente na gestão de empreendimentos multimarcas de multipropriedade, está presente em quatro estados, com quatro empreendimentos e quase 250 quartos. Adicionalmente, a Xtay soma 13 empreendimentos e 317 apartamentos em seis estados.
Com uma agenda pragmática que identifica a importância e necessidade de investir em ferramentas e tecnologias a favor da “alma” dos negócios, o encontro gerencial também trouxe debates e workshops focados em inteligência artificial (AI). “Se a hospitalidade é sobre criar experiências memoráveis, os dados são o mapa que nos guia para entender o que nossos hóspedes realmente desejam. A tecnologia nos faz ganhar tempo para focar no que realmente precisamos e demanda nossa inteligência, nossa alma”, diz Beto Caputo.
“Tendências da Hotelaria” foi tema da apresentação do vice-presidente de Marketing e Vendas, César Nunes, que destacou os pilares de Sustentabilidade e Turismo Responsável, Experiência Personalizada, Digitalização e Automação, e Bem-estar e Saúde do Hóspede como os alavancadores da indústria.
Com apresentação de Rafael Delgado, diretor de Operações e Implantações, e de Rafael Almeida, Conselheiro, a Livá trouxe gamificação para o evento e, de forma lúdica, apresentou os desafios e posicionamento da companhia. Almeida lembrou que “no ano passado, falamos sobre nossa resiliência, sobre o fato de termos começado uma companhia do zero e com muitas ideias. Neste ano, celebramos uma companhia de 179 colaboradoras e com presença nas cinco regiões do País, incluindo empreendimentos em operação e contratos assinados”.
A apresentação da Xtay ficou a cargo de Gabriel Fumagalli, co-fundador e CEO da empresa, que destacou que sua missão e desafio é transformar hospedagens em negócios lucrativos por meio da tecnologia. “Neste ano, comemoramos a marca de 11 contratos assinados e as aberturas de empreendimentos em Porto Alegre (RS), Balneário Camburiú (SC), Curitiba (PR), São Paulo (SP) e João Pessoa (PB) – este, com abertura no início de dezembro.
Visão até 2027
Beto Caputo confirmou aos seus líderes o direcionamento estratégico da empresa para os próximos anos, que incluem atingir o faturamento de R$ 1 bilhão e ser uma empresa com 150 hotéis e 28 mil apartamentos. “Nós trabalhamos para crescer em mercados primários, em cidades de tenham um mix de turismo de negócios e de lazer. E, claro, seguimos focados em ampliar ainda mais nossa parceria com a Accor”, disse.
Embora a companhia tenha, em seus três negócios, o desafio de fazer crescer a ocupação, a agenda da reunião gerencial abordou a importância da experiência na hospitalidade. “Nosso negócio não é sobre quartos e diária, é sobre pessoas e sonhos”, disse Caputo, convidado os participantes a pensarem sobre a memória mais marcante que cada um dos gerentes-gerais já criou para um hóspede.
Segundo dia
Uma ampla agenda de trabalho, realizada de forma paralela para os times das empresas Atrio, Livá e Xtay marcou o último dia da 14ª reunião gerencial, na sexta-feira, 22 de novembro. O encontro, que teve como palco o Novotel Recife Marina, recém-inaugurado em Pernambuco, reuniu quase 200 gestores das três companhias em todo o Brasil.
Durante o dia, temas como Marketing, Vendas, Distribuição, Tecnologia, Recursos Humanos e Inteligência Artificial foram abordados pelos líderes e convidados especiais. Além disso, a apresentação dos resultados de 2024 e dos desafios e expectativas para 2025 também foram debatidos, como forma de integrar ainda mais os times com a visão de negócios das companhias.
“Nós seguimos com o plano de chegar a 150 hotéis em 2027. No entanto, estamos sendo mais seletivos em relação ao tamanho dos hotéis e praças”, disse Beto Caputo, ao falar da estratégia de futuro da companhia, complementando que “o novo perfil de hotéis que está no foco da nossa estratégia são aqueles voltados para mercados primários, com espaços de eventos robustos. Também estamos olhando com muita atenção os principais destinos turísticos do Brasil”, finalizou.
A tradicional agenda de premiações neste ano foi complementada pela homenagem da Livá – Case de Interação – aos profissionais Fabiola Lima, Israel Isaac e Michele Martins que, respectivamente, são coordenadora da Central de Reservas, gerente Corporativo da Central de Férias e coordenadora de RM & Distribuição. “Nós sabemos o quão desafiador é trabalhar de forma sinérgica nestas áreas e fizemos questão de trazer esse reconhecimento pela conduta no dia a dia, com base em liderança, incentivo, valorização da equipe e senso de altruísmo entre áreas, em linha com o DNA da companhia”, disse Rafael Almeida, conselheiro da Livá.
Já o Prêmio Feras, que reconhece boas práticas adotadas pelos empreendimentos e que possam ser replicadas, somou 11 projetos inscritos, cinco finalistas e três primeiros lugares que receberam prêmios em dinheiro nos valores de R$ 5 mil, R$ 3 mil e R$ 2 mil.
A votação final, realizada no próprio evento, premiou o K-Platz Hotel com o case “Coleta Seletiva & Tratamento de Resíduos Orgânicos”, que teve foco no gerenciamento adequado de todos os resíduos orgânicos gerados pelo hotel e a transformação de 7,3 toneladas de matérias orgânicas em 1 tonelada de composto orgânico em seis meses de operação, com parte dos adubos produzidos na usina interna sendo destinada a projetos sociais e de educação ambiental e social na região.
O segundo lugar ficou com o case “Da Água pro Vinho – Como a transformação pode nos ajudar a atingir os resultados”, do ibis Vitória Aeroporto, que levou o empreendimento a sair da 29ª posição, em janeiro de 2023, para a 13ª, em agosto de 2024. Sob o tema “Autonomia que faz a diferença”, o ibis Mogi das Cruzes conquistou o terceiro lugar, reforçando a importância de adequar o produto à demanda da região com a implantação, entre outros, de áreas como Espaço de Beleza, Serviço de Passaderia e Varanda Gourmet, além da pizzaria Sponta.
A agenda de reconhecimentos anuais também previu a entrega de homenagens por tempo de casa para colaboradores com 10, 20 e 25 anos de atuação na Atrio, bem como o Prêmio GICA, ligado a gestão e cuidado de pessoas e que, nesta edição, homenageou o time de gestores que representavam os empreendimentos do Rio Grande do Sul. “Nesta edição, escolhemos homenagear, de forma coletiva, todas as equipes do Rio Grande do Sul.
Desconsiderando a tragédia, a forma como todo nosso time se abraçou, de Norte ao Sul, foi uma das maiores inspirações que já vivi. Eles mostraram uma sinergia que eu nunca vi, em prol de algo para o qual não tínhamos manual”, disse Beto Caputo que, em 2025, completa 10 anos à frente da gestão da companhia.