HOTELARIA
NEGÓCIOS
ENTRETENIMENTO
MULTIPROPRIEDADE
EXPERIÊNCIAS
MERCADO
PARQUES

Atribuições do setor de engenharia na multipropriedade

*Artigo de Marcos Watanabe, Diretor de Engenharia da Oceanic Empreendimentos

Compartilhe esta matéria!

WhatsApp
Telegram
Facebook
Twitter
LinkedIn
Email

A Engenharia Civil desempenha um papel fundamental na multipropriedade, desde a concepção do empreendimento, passando pela construção, até a manutenção contínua da edificação e suas instalações. Ela garante que as unidades sejam seguras, duráveis e atendam às necessidades dos proprietários.

Previsibilidade para uma Avaliação Coerente

Em empreendimentos brownfield, já edificados, é imprescindível uma análise da estrutura e instalações, assim há uma previsão de possíveis investimentos no imóvel para reparos e atualizações nos sistemas complementares, deixando o estudo de viabilidade mais assertivo. Há casos em que o custo ou prazo dessas intervenções podem até inviabilizar o empreendimento, porém, aos olhos de um leigo podem parecer simples de resolver, onerando o empreendedor muito acima do esperado.

Já nas incorporações imobiliárias em multipropriedade de empreendimentos greenfield, onde a comercialização inicia-se antes de a edificação ser entregue, há a necessidade inicial da avaliação dos parâmetros construtivos restringidos pela legislação, tanto pelos índices do zoneamento urbano quanto as delimitações ambientais. Para a parte ambiental, contrata-se uma consultoria ambiental e geológica para fornecer laudos referentes ao terreno com seus óbices. Assim temos um estudo de viabilidade técnica.

No gerenciamento dos projetos da obra considera-se a elaboração de acordo com o público-alvo a ser alcançado nas vendas, em sinergia com a operação hoteleira e oferecendo diminuição de custos operacionais visando a redução da taxa de condomínio e melhorando a atratividade comercial, bem como a manutenção dos cotistas pelo setor de pós-venda.

Todos esses custos são lançados no estudo de viabilidade financeira com o fluxo das outras despesas e receitas, resultando nos indicadores e valor de exposição financeiros para análise de prosseguimento do negócio.

Legalização Célere e Ajustada

Para a elaboração da documentação para aprovação da construção é feito o estudo da legislação municipal, que é distinta em cada localidade, em relação aos documentos necessários para o protocolo de solicitação de autorização de projeto e alvará de obra. Para melhor gerenciamento, é feito um checklist para acompanhamento e controle.

Uma consultoria jurídica especializada em multipropriedades é sempre bem-vinda para o desenvolvimento e organização em conjunto dos documentos necessários para o registro de incorporação e/ou convenção de condomínio.

Nesse momento é apresentado ao cartório para averbação o cronograma de uso dos cotistas para usufruto da sua segunda moradia. É preciso muito cuidado para estar em harmonia com a hotelaria para não acarretar sobrecarga na recepção devido à quantidade de check-in e check-out no mesmo dia. Além disso, é fundamental a correta distribuição das semanas para cada cota levando em consideração feriados e temporadas de alta ou baixa.

Construção com Planejamento e Controle

A parte mais dispendiosa nesse tipo de negócio são as obras. Os engenheiros civis são responsáveis pela supervisão da construção e manutenção da edificação, garantindo o cumprimento das normas técnicas, aquisição de materiais pertinentes ao projeto, segurança do trabalho, cronograma e controle do fluxo financeiro de obra.

Comumente é contratado o serviço de uma gerenciadora de obras ou é feito internamente, por setor específico.
Além da edificação do empreendimento, são construídas ou reformadas salas para a comercialização das unidades em multipropriedade. Os locais são prospectados pelos gestores comerciais com o setor de engenharia e, posteriormente, é elaborado o layout da sala com as compartimentações, mobiliários, equipamentos e design.

Se torna essencial o controle do cronograma de entrega, visto que as contratações do time comercial estarão em andamento, e assim, o lançamento comercial aconteça conforme previsto.

  • Marcos Watanabe é Diretor de Engenharia da Oceanic Empreendimentos e
    responsável pelos empreendimentos do grupo no Sul do país
WhatsApp
Telegram
Facebook
Twitter
LinkedIn
Email

Clique para compartilhar!

Deixe sua opinião!

Vote para PERSONALIDADE DO ANO no mercado de propriedade compartilhada.

Decida quem foi a “Personalidade do Ano” no nosso mercado! O resultado será exibido na página principal no dia 31 de Fevereiro de 2000