Artigo do arquiteto Milton Filho
Storytelling é a habilidade de contar histórias ou narrativas, e todos nós sabemos como uma boa história ou estória pode prender a atenção e viajar através da imaginação.
O brilho do olhar de uma criança, quando você inicia o “Era uma vez” ou finaliza com “felizes para sempre” é encantador, mas só para as boas estórias! E o que isso tem a ver com arquitetura?
Em todas as áreas da arquitetura é necessário que o projeto conte uma história, por exemplo, uma residência precisa transcender a apenas paredes, tijolos e móveis, ela precisa manifestar a alma das pessoas que ali irão morar, contando essa história através dos detalhes.
Agora voltando ao nosso foco, a arquitetura de entretenimento e hospitalidade, isso é fundamental, porque esses detalhes fazem a diferença para a experiência dos clientes. Claro que a equipe de marketing e branding da empresa são os responsáveis por essa disciplina, e é necessário que isso não fique limitado apenas ao marketing e arquitetura, porque todas as demais áreas, como a experiência com alimentos e bebidas, equipe de lazer, todos precisam encarnar esse personagem para oferecer a experiência aos clientes.
Quando temos um storytelling bem elaborado, com uma narrativa envolvente, que prende a atenção das pessoas, que é interessante e gera curiosidade, então conseguimos transmitir isso através de detalhes na arquitetura, e tudo que será projetado passa a ter um sentido, não ficando nada de forma gratuita; esse é ponto principal da ligação entre branding, marketing e arquitetura, quando tudo faz sentido!
Para os clientes, quando conhecem a história contada, e chegam no cenário, identificam elementos dessa história, a cada atração, construção, land, ele identifica a narrativa através dos personagens e dos detalhes da arquitetura, isso gera uma experiência marcante, um encantamento que ele falará por dias, meses e até anos após esse evento.
Falando em storytelling e experiências, a Disney e Universal são os dois maiores exemplos; é incrível, todas as pessoas que vão a Disney ou Universal voltam encantados, e comentam as experiências por anos após as viagens.
E como exemplo dessa união entre arquitetura e storytelling, temos o recém-inaugurado parque aquático da Universal, o Volcano Bay, que narra a história do deus do fogo Krakatau, sua filha Tai Nui e o povo da ilha chamado Waturi; toda a temática e paisagismo são referências a essa ilha, no Pacífico Sul, assim como os nomes das atrações, os pratos servidos nos restaurantes, está tudo envolvido e amarrado dentro da narrativa; como resultado é um dos poucos parques que fecham sua entrada no início da manhã por já ter chegado na capacidade máxima de público dentro do parque, tamanho é o interesse e desejo das pessoas de conhecê-lo.
Por fim, todos têm uma história para contar, sendo ela real ou não; se conseguirmos envolver os clientes nessa história, de maneira que eles não se sintam apenas espectadores, mas fazendo parte da história, sendo eles os personagens que estão construindo essa narrativa, ao final da experiência eles podem estar no “felizes para sempre”, e se não for para sempre, que seja pelo menos até a fatura do cartão chegar.
* Milton Filho é arquiteto e urbanista, sócio da MFDC Arquitetura & Design, Professor do MBA da FAG no curso de Archidesign no mercado de luxo, com ampla experiência em arquitetura e construção civil, possui MBA em gestão de projetos pela FGV, e no segmento de turismo atuou por seis anos na AVIVA como coordenador de projetos, gerenciando o portfólio de projetos da empresa.
milton.arquitetura@gmail.com