O Sistema Integrado de Parques e Atrações Turísticas (SINDEPAT) deu início a 4ª edição do SINDEPAT Summit ontem, 22/03, no Centro de Eventos e Convenções Brasil 21, em Brasília (DF), com painéis e palestras, com destaque para apresentação de cases, ESG networking, business hub e celebração dos 20 anos da entidade. O SINDEPAT Summit também tem programação hoje.
Enfatizando a importância do turismo para o crescimento econômico e geração de empregos, em sua abertura, o Sindepat Summit recebeu autoridades políticas ligados ao Turismo, como a Ministra do Turismo Daniela Carneiro e deputados federais.
Um dos maiores destaques do primeiro dia foi a celebração dos 20 anos de SINDEPAT, com o lançamento do livro “SINDEPAT, 20 anos de atuação no setor de parques e entretenimento”, em que conta a história da entidade e do setor de parques e entretenimentos no Brasil e mundo. E também, no final do evento, todos cantaram “Parabéns para você” e ganhara bolo de aniversário.
O primeiro painel do evento apresentou cases que mostram a força do entretenimento na consolidação turística, com Francisco Costa Neto, managing partner da Beta Advisory, Alfredo Kuhn, gerente geral do Parque Unipraias Camboriú (SC), Pablo Morbis, CEO do Grupo Cataratas, e Artur Andrade, do Panrotas, como moderador.
Francisco Neto apresentou os cases do Rio Quente, Costa do Sauipe, e, mais recentemente, com sua atuação na Beta Advisory, desenvolvendo projetos mixed use com hotelaria, multipropriedade, beach club ou parque aquático.
Apesar do destino Foz do Iguaçu já ser consolidado por ter uma atração natural mundialmente famosa, as Cataratas do Iguaçu, Pablo Morbis explicou como o entretenimento, com parques e atrações turísticas, é importante para fortalecer o turismo.
Já Alfredo Kuhn apresentou o case da importância do entretenimento para o destino turístico de Balneário Camboriú e Penha, no litoral de Santa Catarina.
Tendência de negócios no mundo inteiro, o Sindepat Summit trouxe um painel de apresentação de cases de ESG (ambiental, social e governança corporativa) nas empresas de turismo e entretenimento, com Talita Uzeda, gerente de sustentabilidade do Grupo Cataratas, Raissa Bisol, gerente de sustentabilidade do Beach Park, e Leandro Ribas, gestor do Parque Vila Velhas.
Apresentando do Case da Maze Parks, que desenvolveu o parque itinerante Via Nova, o sócio da empresa, Bruno Junqueira, contou como surgiu a empresa e o projeto do parque no Rio de Janeiro, e ainda revelou que também terá uma edição do Via Nova em Brasília, nos meses de maio e junho.