ADIT Share apresenta as lições no desenvolvimento dos produtos de propriedade compartilhada no México

O consultor de negócios David Fuentes abriu a programação do seminário de multipropriedade e timeshare em Foz do Iguaçu

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David Fuentes

Com uma palestra internacional, a ADIT Brasil (Associação para Desenvolvimento Imobiliário e Turístico do Brasil), abriu o ADIT Share 2025, em Foz do Iguaçu (PR), no Bourbon Cataratas do Iguaçu Thermas Eco Resort. Com o tema “Como alcançar o desempenho máximo dos produtos de férias na propriedade compartilhada? Lições vindas do México”, David Fuentes apresentou a evolução da propriedade compartilhada e turismo mexicano.

Realizado em sua 13ª edição durante os dias 10 e 13 de junho, o ADIT Share reúne gestores e líderes de redes hoteleiras, hotéis e resorts independentes, além de executivos de consultorias, construtoras, incorporadoras, fundos de investimento e private equity, além de escritórios jurídicos, instituições financeiras e investidores.

O ADIT Share teve início no dia 10 de junho com uma atividade prática conduzida pelo próprio David Fuentes e segue com o seminário nos dias 11 e 12, finalizando com uma agenda de experiências e visitas técnicas no dia 13.

Com mais de 30 anos de atuação, Fuentes, liderou pela RCI projetos em quatro continentes, tendo contribuído significativamente para o desenvolvimento do setor em regiões como América Latina, Caribe, Europa e Ásia. Hoje à frente da consultoria FRAC Business Solutions, já acumulou mais de 150 projetos em destinos como México, Estados Unidos, Canadá, Espanha e Singapura.

“Podemos pegar a indústria do México como referência, mas há muito diferença com o Brasil, pois o México vende mais de 80% dos produtos para estrangeiros. Os produtos são desenhados para o público estrangeiro. No Brasil, a maioria dos produtos é focado para o público local”, explicou o palestrante.

Fuentes contou um pouco da história do desenvolvimento de produtos de férias compartilhadas no México, na década de 1970, que coincide com o desenvolvimento turístico de Cancun, em que houve incentivo governamental para empreendedores. “Cancun foi um sucesso e continua sendo um sucesso”, disse ele.

Na década de 1980, nasceu o conceito de resort no México, diferenciando de um hotel. “Hotel é um empreendimento com quarto para dormir, resort tem o componente da experiência”, explicou Fuentes. Nesta época, de acordo com o palestrante, também iniciou os produtos de propriedade compartilhada no México. “Copiamos o modelo dos EUA, para ter uma propriedade de férias com serviços de hotéis. Isso provou ser um modelo mais bem-sucedido”.

Seguindo com a evolução dos produtos de férias compartilhadas no México, na década de 1990, mais players entraram no mercado e novos destinos começaram a ser desenvolvidos. “Também iniciou a diversificação de produtos, com o nascimento do uso misto, com hotel, tempo compartilhado, fracionado e clubes”.

Na década de 2000, segundo o palestrante, grandes marcas internacionais começam a se interessar pelo mercado mexicano, além do desenvolvimento do conceito de multidestinos.

Para Fuentes, na década de 2010, aconteceu a maior evolução dos produtos mexicanos, com o nascimento dos clubes de descontos. Ele explicou que antes, cerca de 50% dos produtos eram no sistema de pontos e a outra metade no modelo de semana fixa. Atualmente, mais de 90% dos produtos mexicanos seguem o modelo de clube de descontos.

A partir de 2020, o mercado mexicano teve o impacto da pandemia e tecnologia, com evolução do marketing e vendas digitais, novas plataformas de aluguel e do comportamento do consumidor.

“O projeto de propriedade compartilhada nasce com o destino, há a fase de crescimento, de maturação da indústria de férias, depois a evolução com novos, e depois a renovação. O México está na etapa de renovação. O Brasil está na fase de maturação, indo para a evolução dos modelos. Os desenvolvedores brasileiros estão criando novos produtos com conceitos incríveis”, concluiu Fuentes.

Posse novo presidente do Conselho da ADIT Brasil

Posse dos membros do Conselho da ADIT Brasil

A abertura do ADIT Share também contou com a despedida de Caio Calfat da presidência do Conselho da ADIT Brasil e posso do novo presidente, Sérgio Villas Bôas e os novos membros do Conselho.

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