Com uma palestra internacional, a ADIT Brasil (Associação para Desenvolvimento Imobiliário e Turístico do Brasil), abriu o ADIT Share 2025, em Foz do Iguaçu (PR), no Bourbon Cataratas do Iguaçu Thermas Eco Resort. Com o tema “Como alcançar o desempenho máximo dos produtos de férias na propriedade compartilhada? Lições vindas do México”, David Fuentes apresentou a evolução da propriedade compartilhada e turismo mexicano.
Realizado em sua 13ª edição durante os dias 10 e 13 de junho, o ADIT Share reúne gestores e líderes de redes hoteleiras, hotéis e resorts independentes, além de executivos de consultorias, construtoras, incorporadoras, fundos de investimento e private equity, além de escritórios jurídicos, instituições financeiras e investidores.
O ADIT Share teve início no dia 10 de junho com uma atividade prática conduzida pelo próprio David Fuentes e segue com o seminário nos dias 11 e 12, finalizando com uma agenda de experiências e visitas técnicas no dia 13.
Com mais de 30 anos de atuação, Fuentes, liderou pela RCI projetos em quatro continentes, tendo contribuído significativamente para o desenvolvimento do setor em regiões como América Latina, Caribe, Europa e Ásia. Hoje à frente da consultoria FRAC Business Solutions, já acumulou mais de 150 projetos em destinos como México, Estados Unidos, Canadá, Espanha e Singapura.
“Podemos pegar a indústria do México como referência, mas há muito diferença com o Brasil, pois o México vende mais de 80% dos produtos para estrangeiros. Os produtos são desenhados para o público estrangeiro. No Brasil, a maioria dos produtos é focado para o público local”, explicou o palestrante.
Fuentes contou um pouco da história do desenvolvimento de produtos de férias compartilhadas no México, na década de 1970, que coincide com o desenvolvimento turístico de Cancun, em que houve incentivo governamental para empreendedores. “Cancun foi um sucesso e continua sendo um sucesso”, disse ele.
Na década de 1980, nasceu o conceito de resort no México, diferenciando de um hotel. “Hotel é um empreendimento com quarto para dormir, resort tem o componente da experiência”, explicou Fuentes. Nesta época, de acordo com o palestrante, também iniciou os produtos de propriedade compartilhada no México. “Copiamos o modelo dos EUA, para ter uma propriedade de férias com serviços de hotéis. Isso provou ser um modelo mais bem-sucedido”.
Seguindo com a evolução dos produtos de férias compartilhadas no México, na década de 1990, mais players entraram no mercado e novos destinos começaram a ser desenvolvidos. “Também iniciou a diversificação de produtos, com o nascimento do uso misto, com hotel, tempo compartilhado, fracionado e clubes”.
Na década de 2000, segundo o palestrante, grandes marcas internacionais começam a se interessar pelo mercado mexicano, além do desenvolvimento do conceito de multidestinos.
Para Fuentes, na década de 2010, aconteceu a maior evolução dos produtos mexicanos, com o nascimento dos clubes de descontos. Ele explicou que antes, cerca de 50% dos produtos eram no sistema de pontos e a outra metade no modelo de semana fixa. Atualmente, mais de 90% dos produtos mexicanos seguem o modelo de clube de descontos.
A partir de 2020, o mercado mexicano teve o impacto da pandemia e tecnologia, com evolução do marketing e vendas digitais, novas plataformas de aluguel e do comportamento do consumidor.
“O projeto de propriedade compartilhada nasce com o destino, há a fase de crescimento, de maturação da indústria de férias, depois a evolução com novos, e depois a renovação. O México está na etapa de renovação. O Brasil está na fase de maturação, indo para a evolução dos modelos. Os desenvolvedores brasileiros estão criando novos produtos com conceitos incríveis”, concluiu Fuentes.
Posse novo presidente do Conselho da ADIT Brasil
A abertura do ADIT Share também contou com a despedida de Caio Calfat da presidência do Conselho da ADIT Brasil e posso do novo presidente, Sérgio Villas Bôas e os novos membros do Conselho.