Encerrando o segundo dia do ADIT Share 22, e a parte de painéis e palestras, aconteceu uma sessão de Perguntas e Respostas com Stakeholders da propriedade compartilhada, em que os participantes puderam tirar algumas de suas principais dúvidas sobre o modelo de negócios e quem são e quais funções dos players. No sábado, dia 4, o fórum continua com as visitas técnicas nos projetos de multipropriedade de Olímpia.
No palco, para responder as questões, participaram Felipe Cavalcante, fundador da Matx Academy e presidente de honra da ADIT Brasil, representando o “Advisor”; Caio Calfat, consultor de negócios e presidente da ADIT Brasil, representado a “Consultoria”; Luciana Kuzuhara, diretora da Wyndham Hotel & Resorts, representando a “Gestora Hoteleira”; Aline Novetti, diretora da TC Brasil, representando a “Comercializadora”; Camila Almeida, sócia da Habita Capital Partner, do “Mercado Financeiro”; e representando a “Intercambiadora de Férias”, Marcos Ravagnani, diretor de novos negócios da RCI Brasil.
Organizado pela ADIT Brasil (Associação para Desenvolvimento Imobiliário e Turístico do Brasil), o ADIT Share é o principal seminário de multipropriedade e timeshare do país e acontece este ano no Thermas dos Laranjais, em Olímpia (SP), nos dias 2, 3 e 4 de junho.
Confira tudo o que aconteceu neste segundo dia do ADIT Share:
Durante o evento, a ADIT Brasil anunciou que a próxima edição do seminário ADIT Share, em 2023, será na Costa do Sauípe, na Bahia. O anúncio foi realizado por Caio Calfat, presidente da ADIT Brasil; Alessandro Cunha, CEO da Aviva; e Fabiana Leite, diretora de Desenvolvimento de Negócios para América do Sul da RCI.
O segundo dia do ADIT Share 22 começou com um painel debatendo a sinergia entre o poder público e privado, com o painel “Visão do Poder Público e registro de incorporação para a multipropriedade”, com participação do prefeito de Olímpia Fernando Cunha; o oficial de registros do Cartório de Olímpia Robson Passos; e Rafael Almeida, CEO do Natos.
No painel, Fernando Cunha disse como a prefeitura trabalha para viabilizar os empreendimentos na cidade. Já Robson Passos contou os desafios de registrar multipropriedades, antes da Lei 13.777, e também depois da regulamentação do modelo.
Visando compartilhar como são realizados os conceitos dos projetos de timeshare e multipropriedade, o que deve ser pensado no momento do lançamento e captação, o ADIT Share 22 trouxe a palestra “Concepção e lançamento de produtos multipropriedade”, com o sócio-diretor da Plátano Consultoria, César Mor.
Seguindo com a programação do evento, o ADIT Share trouxe a palestra “Desafios contábeis, tributários, societários e de governança no mercado de multipropriedade: oportunidade e ameaças”, com o Daniel Negri, sócio do Grupo Mapah, para uma apresentação sobre estrutura de prestação de contas, gestão de condomínio e resultados.
Para compartilhar sua visão e experiência sobre alguns pontos chaves para a comercialização de multipropriedades, Fernando Salomão, CEO da Verta, trouxe a palestra “Os key points da comercialização” no ADIT Share 22.
O advogado Diego Amaral e o direito imobiliário marcaram presença na programação do ADIT Share 22 com a palestra “Particularidade de uma convenção de condomínio em regime de multipropriedade”. O advogado esclareceu alguns pontos importantes da Lei 13.777, diferenciando uma Convenção de Condomínio Convencional de uma multipropriedade.
Números recém divulgados no ADIT Share 22 mostraram que a multipropriedade atingiu 156 empreendimentos e um VGV de 41,2 bilhões neste ano. Apenas no período do último ano foram lançados 28 empreendimentos. Para debater sobre uma importante parte do negócio da multipropriedade, a busca pelo financiamento, o ADIT Share trouxe o painel “Raio-X do Mercado Financeiro sobre a Multipropriedade”, com participação de Rafael Almeida, CEO da Natos; Camila Almeida, sócia-fundadora da Habitat Capital Partners; Diego Siqueira; sócio-fundador da Trinus Co; e Alex Bahov, sócio e head de Operações Estruturadas da CV Real Estate.
Os desafios de comercializar multipropriedades, desde contratação e controle de equipes, captação e geração de leads, velocidade de vendas, modelo de vendas, distratos, políticas comerciais e pós-vendas, e até assuntos polêmicos, como vendas por investimento. Esses foram os temas debatidos no painel do ADIT Share “Comercialização: exorcizando nossos próprios demônios”, com participação de Felipe Cavalcante, founder da Matx Academy e presidente de honra da ADIT Brasil; Wesley Reis, sócio e diretor de Marketing, Vendas e Novos Negócios da Mundo Planalto; Antônio Carlos Gomes, diretor geral e sócio da TC Brasil; e Marco Vargas, sócio da New Time.
Confira mais fotos do ADIT Share 2022 em nosso Instagram @turismo_compartilhado