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ADIT Share 2024: painel apresenta cases de estruturação de multipropriedades

Samuel Goldstein, do Village Itaparica, o advogado Paulo Mendonça, Alejandro Moreno, da Trul Hotéis, e Jeferson Braga, do Own Time Home Club Gramado, participaram de painel do seminário de multipropriedade e timeshare

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Samuel Goldstein, do Village Itaparica, o advogado Paulo Mendonça, Alejandro Moreno, da Trul Hotéis, e Jeferson Braga, do Own Time Home Club Gramado

Modelo de negócio em expansão, com muitos incorporadores e investidores estudando lançar projetos turísticos imobiliários, a multipropriedade também requer muito cuidado e análise. Visando trazer experiências, com erros e acertos, de empresários que trilham o caminho dos negócios compartilhados há algum tempo, o ADIT Share organizou o painel “Novos entrantes | Principais cuidados na estruturação de empreendimentos fracionados: concepção, estruturação jurídica, comercialização e operação”, com o advogado Paulo Mendonça, da Marrey Mendonça Advogados; Jeferson Braga, CEO da OwnerInc; Alejandro Moreno, CEO da Trul Hotéis; e Samuel Goldstein, CEO da Eindon Empreendimentos, como moderador

Organizado pela ADIT Brasil (Associação para Desenvolvimento Imobiliário e Turístico do Brasil), o ADIT Share é o principal evento de multipropriedade e timeshare do país e acontece este ano no Tauá Resort Atibaia, em Atibaia (SP), nos dias 21, 22, 23 e 24 de maio.

Com informações da Revista Hotéis, Samuel Goldstein iniciou o painel destacando que essa modalidade de negócios deve ser bem estruturada de forma cuidadosa, compreendendo a legislação e vocação e características de cada empreendimento e destino. A Eindon Empreendimentos conta com o empreendimento Village Itaparica, na Ilha de Itaparica, na Bahia, onde era o antigo Club Med Itaparica.

O advogado Paulo Mendonça explicou as figuras jurídicas da multipropriedade e timeshare, detalhando as estruturações desses modelos de negócios. Ele alertou que vendas mal feitas prejudicam o setor e geram pedidos de distratos e até ações judiciais. As questões tributárias também foram abordadas pelo advogado, pois “é necessário estar na mente do empreendedor a escolha do melhor modelo de negócios a ser adotado”.

Para Jeferson Braga, a estruturação é a palavra chave de sucesso em um projeto, pois incorporação, loteamento e multipropriedade não falam entre si. “O processo é bem complexo e o ciclo adequado nesse negócio é entre oito e dez anos”, disse ele. Com o projeto de multipropriedade high end Own Time Home Club, em construção em Gramado (RS), a OwnerInc S/A Developers é formada por sócios de empresas gramadenses dos setores da construção civil, hospitalidade e infraestrutura urbana, e entre eles estão dois grandes players da indústria hoteleira: o Casa Hotéis e o Intercity.

“Tínhamos um terreno bem localizado em Gramado e aproveitando as oportunidades de negócios resolvemos apostar na multipropriedade. Enfrentando os desafios, lançamos nosso projeto, o Own Time Home Club, com 64 unidades. Ele foi encaixado dentro da realidade do destino, com sócios corretos, pois a complexidade é tão grande que não espaço para erro”, contou Jeferson. “A hotelaria é uma vocação para serviços, o incorporador vai buscar resultados e, por isso, devemos pensar num produto anticrise, e que tenhamos habilidade e competência,  estrutura de capital, além de compreender que o momento da praça é que vai sustentar o empreendimento. Começamos as obras antes das vendas e isso facilitou o desenvolvimento de nosso produto que é residencial, mas usamos a multipropriedade para alavancar as vendas”, completou ele.

Com mais de 20 anos atuando na indústria de propriedade compartilhada, com passagem marcante com o diretor-geral da RCI Brasil, Alejandro Moreno elencou alguns projetos cases que serviram de base para o desenvolvimento da indústria de tempo compartilhado no Brasil. “Nossa indústria é aspiracional, quando o conceito de multipropriedade começou a se tornar conhecido tínhamos que fazer visitas constantes aos cartórios de registro de imóveis para convencê-los a lavrar a escritura. Hoje temos um arcabouço jurídico, um produto já consolidado e boas práticas, o que facilitou a regulamentação desse produto”.

Trazendo a importância de inovar e buscar parcerias para concretizar os projetos, Alejandro Moreno apresentou a marca Layback Hotel, uma sociedade da Layback, empresa fundada pelo skatista medalhista olímpico Pedro Barros, e a Trul Hotéis. “A Layback é um centro de entretenimento que é voltado ao surfe, skate, música e drinks, que já tem 22 unidades no Brasil. A Trul Hotéis vai trabalhar essa marca nos hotéis do país. Em breve vamos abrir a primeira unidade no Guarujá”, concluiu ele.

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