Levantamentos obtidos pela Brain também contemplam mudanças de comportamento causadas em decorrência do isolamento social
- Francyelle Nunes
Apresentando o painel “A Multipropriedade pela visão dos clientes”, durante o segundo dia do ADIT Share 2020, o sócio-consultor da Brain, Marcelo Gonçalves, falou sobre a necessidade para os profissionais deste segmento conhecerem os desejos do público alvo de seus empreendimentos. Ele apresentou um estudo realizado pela empresa com proprietários de multipropriedades.
Organizado pela ADIT Brasil, o ADIT Share 2020, é o principal seminário para negócio em multipropriedade e timeshare, e que aconteceu de forma híbrida (presencial e on-line), nos dias nos dias 26, 27, e 28 de novembro no Wish Serrano, em Gramado/RS.
“Os produtos de multipropriedade não são commodities. Não adianta fazer sempre aquele produto, naquela localização”, ressaltou Marcelo Gonçalves.
Segundo ele, a pandemia trouxe um momento de reflexão que fez as pessoas se voltarem mais ao qualitativo. “Cada vez mais as pessoas sabem o que querem e por isso vocês tem que desenvolver esse produto da forma como esse potencial cliente quer”, explicou.
O sócio da Brain apontou que é “importante ouvir os desejos dos clientes que já fazem parte da base de dados da empresa”, para evitar cancelamentos e inadimplência. E dividiu ainda levantamentos obtidos a partir de pesquisas qualitativas realizadas pela Brain Consultoria Estratégica, que são de grande relevância para o setor de timeshare e multipropriedade.
Mudança de comportamento
Marcelo Gonçalves salientou que as medidas de isolamento social tomadas como forma de prevenção da covid-19 alteraram o comportamento e a percepção das moradias. “Mudamos a maneira de trabalho, estudo e de lazer. Houve adaptação nos espaços, no tempo e nos hábitos”, mencionou.
Amparado por dados da pesquisa, ele explicou que o contexto atual fez com que as pessoas alterassem a maneira como enxergam os cômodos da casa:
- A cozinha como grande descoberta: 79% dos entrevistados disse que encontrou um hobbie na cozinha;
- A sala é o cômodo onde a vida acontece: esse ambiente deve ser planejado para ser agregador;
- O quarto é o refúgio da casa: deve ser um local aconchegante, fornecer a sensação de descanso, intimidade e conforto;
- 80% dos entrevistados responderam que ter uma sacada é um elemento indispensável para definir a compra de um novo imóvel.
Destinos sustentáveis
De acordo com o consultor de negócios, os levantamentos apontam forte interesse das pessoas por lugares de natureza preservada. ‘’A valorização da natureza é a âncora do empreendimento. Aquilo que vai fazer as pessoas desejarem ir para aquele destino durante vários anos. Esse é o foco de todo desenvolvedor desse mercado. A venda da multipropriedade é impulsionada pelo destino que deve incentivar a vontade do cliente em querer voltar. São férias para a vida toda!”, explicou ele, reforçando a necessidade para os vendedores focarem o discurso na oportunidade do cliente adquirir um imóvel de férias e não vendê-lo como um imóvel de investimento.
Preferências de destino
O sócio da Brain apresentou os seguintes dados obtidos:
- 67% das pessoas preferem viajar para destinos com praias;
- 10% das pessoas disseram não ter uma preferência na hora de escolher o destino;
- 9% têm preferência de viajar para regiões com montanhas.
Meses preferíveis para viajar
Questionados sobre qual o mês preferiam tirar férias e viajar, a resposta dos entrevistados foi:
- 49% em janeiro;
- 45% em julho;
- 34% em dezembro;
- 16% indiferentes.
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