Diante dos recursos tecnológicos da era mobile, como o usuário se comporta com a tecnologia? Essa foi uma das questões respondidas na quinta-feira, 06/06, por Marcos Eduardo, gerente de produtos da empresa TimeShare Soluções, durante sua participação no ciclo de palestras promovido pelo seminário ADIT Share 2019, organizado pela ADIT Brasil, que acontece em Foz do Iguaçu, nos dias 06, 07 e 08 de junho.
De acordo com informações do Google, desde 2015 os acessos à internet via aparelho celular ultrapassaram os do desktop. Diante disso, o celular tem feito cada vez mais parte do dia a dia das pessoas. Pesquisas recentes dão conta de que seis em cada dez espectadores usam o mobile ao mesmo tempo que assistem TV; 86% dos usuários de smartphone fazem pesquisa de compras no mobile; 91% do tempo é gasto com aplicativos.
Analisando esses dados, fica claro que é preciso repensar a estratégia mobile. O comportamento do usuário mudou e as empresas não estão conseguindo acompanhar essa realidade. “Não é aceitável mais que um cliente seja obrigado a passar horas numa central telefônica para resolver um problema por falta de presença da empresa no universo mobile. Isso é inaceitável”, defendeu Marcos Eduardo.
Segundo o relatório Estado de Serviços Móveis, o Brasil já ocupa o quinto lugar no ranking global de tempo de uso de smarphones. Se comparado com 2016, o tempo médio diário usando o mobile cresceu 50% e só as redes sociais concentram 50% das horas gastas com os aparelhos celulares, seguidas apenas por programas de reprodução de vídeo (15%) e por jogos eletrônicos (10%).
Durante sua palestra, o gerente de produtos apresentou dois aplicativos desenvolvidos pela Time Share Soluções voltado a demanda do setor imobiliário e turístico. Um deles foi o TSS Minhas Férias, um aplicativo mobile feito para clientes que adquirem produtos de tempo compartilhado com as empresas que possuem o software TS Explorer.
“O TSS Minhas Férias foi criado para “descongestionar” as centrais de relacionamento com o cliente, desburocratizar processos, reduzir custos das operações (principalmente com ligações), e minimizar o estresse do cliente’’, explicou.
Conforme destacada pelo especialista, são soluções como essas que devem ser incorporadas às empresas para que se atualizem ao cenário atual. “Ou se atualiza ou ficará fora. Hoje tudo é resolvido na palma da mãe. Desde o pagamento de uma despesa a escolha do destino das próximas férias. Basta o empresário escolher de que lado seu negócio quer ficar”.
- A Revista Turismo Compartilhado cobre o ADIT Share 2019 a convite da ADIT Brasil.