HOTELARIA
NEGÓCIOS
ENTRETENIMENTO
MULTIPROPRIEDADE
EXPERIÊNCIAS
MERCADO
PARQUES

ADIT Invest 21: Painel debate oportunidades de negócios para funding no interior do Brasil

Para executivos, as melhores oportunidades estão em projetos imobiliários fora do eixo Rio-São Paulo

Compartilhe esta matéria!

WhatsApp
Telegram
Facebook
Twitter
LinkedIn
Email
  • Fábio Mendonça

O mercado imobiliário vem se reinventado e mostrando novas negócios para empreendedores e investidores. Para falar sobre isso, a 16ª edição do ADIT Invest trouxe o painel “Desafios e oportunidades na gestão de recursos voltados para o setor imobiliário”, com participação de Felipe Cavalcante, presidente de honra da ADIT Brasil e fundador da Matx Academy, como moderador; Diego Siqueira, CEO da Trinus Co; e Daniel Magalhães, CEO da Virgo. Inc.

Organizado pela ADIT Brasil (Associação para Desenvolvimento Imobiliário e Turístico do Brasil), o ADIT Invest, que aconteceu no dia 28/10, em São Paulo, é o principal fórum do país sobre funding e investimentos imobiliários, em que os principais players do país oferecem conteúdo rico e reflexões sobre o cenário econômico brasileiro: oportunidades de investimentos, fontes de financiamento, novas tecnologias, governança, fundos imobiliários e muito mais. Tal pluralidade proporciona aos participantes um ambiente propício para encontrar a melhor estratégia de funding para o seu negócio.

Diego Siqueira contou que a Trinus Co foi fundada em Goiânia e nasceu com a visão de levar funding para empreendedores imobiliários de outras regiões do Brasil, se diferenciando das grandes empresas de fundos imobiliários de São Paulo, que em sua maioria, têm seus olhos voltados para o Sudeste.

De acordo com o sócio da Trinus, os fundos imobiliários de São Paulo questionavam que os empreendedores do interior não possuíam a governança mínima para receber funding. “Mas quando a gente olhava o Market Share, 80% do mercado imobiliário brasileiro estava nas mãos do pequeno e médio empreendedor regional. Então, eu pensei: ‘está todo mundo brigando pelos 20%, ninguém olha os 80%, em algum momento alguém terá que montar uma estrutura financeira que fomente o empreendedor regional, nem que para isso, além do capital a gente possa prover a governança”.

“Desde então, focamos em gerar soluções de governança e de capital para o empreendedor imobiliário regional. A oportunidade está no interior do Brasil, vale a pena rodar o país, com uma relação risco x retorno muito melhor que as grandes capitais”, disse Diego Siqueira.

De acordo com Daniel Magalhães, o mercado financeiro é um meio ainda pequeno e difícil para que os empreendedores imobiliários acessem o capital. “A gente chegou ao empreendedor imobiliário regional concordando com a tese que fora do eixo Rio-São Paulo existiam muito mais oportunidades. Faltava apenas um diálogo e uma conexão com quem provem o capital”.

A Virgo é uma holding de soluções financeiras, uma plataforma de conexão entre investidores e oportunidades de tomadores de capital. “A nossa ideia era como reinventar o banco de investimentos de uma forma simples, aplicando tecnologia,  para que isso seja escalável e portanto acessível, para uma maior quantidade de empreendedores e projetos no Brasil”.

Atuação com empreendedores regionais

Segundo Diego Siqueira, além das atuações em crédito, a Trinus percebeu uma oportunidade em equity com os empreendimentos no interior. “O segmento imobiliário facilita, todo o empreendimento é criado um SPE”.

Porém, a Trinus atua sempre com empreendedores regionais. “A ideia era ser uma estrutura complementar, pegar o que o empreendedor tem de melhor, a expertise de onde ele atua, essa peculiaridade regional, o melhor terreno, o cliente, as aprovações”, explicou o sócio da Trinus. “A gente consegue ajudar esse empreendedor na solução de capital e complementar na linha de governança. A nossa tese, em todos empreendimentos que entramos tem que ter algum parceiro regional, isso é um primordial para o sucesso do projeto”.

WhatsApp
Telegram
Facebook
Twitter
LinkedIn
Email

Clique para compartilhar!

Deixe sua opinião!

Vote para PERSONALIDADE DO ANO no mercado de propriedade compartilhada.

Decida quem foi a “Personalidade do Ano” no nosso mercado! O resultado será exibido na página principal no dia 31 de Fevereiro de 2000