Com objetivo de transformar e proporcionar mais oportunidades para as mulheres dentro dos mercados imobiliário e turístico, a ADIT Brasil (Associação para o Desenvolvimento Imobiliário e Turístico do Brasil) apresentou no final da tarde de ontem, 16/02, a Comissão ADIT Mulher, liderada pela arquiteta e urbanista Rayssa Bielefeld.
Além da coordenadora da ADIT Mulher, o evento de lançamento da comissão também contou com a participação de Caio Calfat, presidente do Conselho da ADIT Brasil, e da advogada Anna Lyvia Ribeiro.
“Enquanto mulheres, temos uma realidade diferente nos mercados imobiliário e turístico, temos um público feminino grande, mas ainda pouco explorado e com potencial desperdiçado, no que a vemos em oportunidades proporcionadas aos homens. Nos eventos, vemos muita disparidade entre os públicos masculinos e femininos. Dentro das empresas, também há dificuldades, faltando valorização e oportunidades”, afirmou Rayssa Bielefeld.
Ressaltando que o lançamento da ADIT Mulher é uma virada de chave para os mercados imobiliário e turístico, a arquiteta mostrou números de pesquisa da Page Executive comprovando que as mulheres ainda ocupam menos espaços nos cargos de liderança das empresas. De acordo com ela, apesar das mulheres entregarem melhores resultados (a pesquisa indicou que resultados são 48% maiores quando trabalhos são realizados pelo público feminino), apenas 39% de cargos gerenciais são ocupados por mulheres e 16% dos postos de alto gestão.
Rayssa explicou que a iniciativa ADIT Mulher nasceu dos números apresentados por ela e também de sua experiência pessoal, e de outras mulheres, no mercado de trabalho. “A ADIT Mulher nasceu para mudar esse cenário. A gente vem com coisas propositivas, trazendo networking e ferramentas que nos auxiliem para tornar esse cenário mais equilibrado”.
“Queremos construir uma comunicação. O que a ADIT Brasil mais promove e networking e troca de experiências, um espaço que conseguimos falar com outros colegas sobre negócios que deram certo e outros que deram errado. A ADIT Mulher também será mais um espaço de troca de experiências”, explicou ela.
A ADIT Mulher pretende trabalhar em duas frentes: em eventos, com mais mulheres nos painéis ou painéis específicos sobre a temática das mulheres no mercado de trabalho, missões técnicas especificas; e com conteúdo especial sobre as mulheres nos mercados imobiliário e turístico.
“Vamos trabalhar as temáticas das pautas e queremos resultados e transformações”, concluiu Rayssa.
As comissões setoriais é uma nova estratégia da ADIT Brasil para 2023, a missão da entidade em educar, debater e fomentar novos negócios dentro do mercado nacional. Essas frentes serão responsáveis pela liderança e representação daquele setor a nível nacional, incluindo a curadoria de conteúdo dos seminários, publicações de livros, manuais, missões técnicas, além de proposição de ações e eventuais pautas políticas.
Diante disso, cada uma das comissões será liderada por pessoas técnicas com experiência e grandes contribuições nos mercados. Sendo divididas da seguinte forma: Propriedade Compartilhada, Loteamentos e Bairros Planejados, Funding e Investimentos Imobiliários, Direito Imobiliário e Urbanístico, Hotelaria e Hospitalidade, Arquitetura e Design, Inovação e ADIT Mulher.