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A tendência das atrações instagramáveis

Nos últimos anos, uma tendência de comportamento dos consumidores, uma maior utilização das redes sociais, vem gerando o desenvolvimento de novas atrações e novas experiências – os cenários ou atrações instagramáveis

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Beco do Batman, em São Paulo, exemplo de atração instagramável - Foto: Reprodução da Internet
  • Fábio Mendonça

Podendo ser chamados de museus instagramáveis, atrações instagramáveis, cenários instagramáveis, estúdios instagramáveis ou ambientes instagramáveis, os nomes vêm da rede social mais utilizada no momento para postar experiências, o Instagram, mas as fotos ou vídeos podem ser compartilhados tanto nesta rede social como em outras, como o Tik Tok, por exemplo. Basicamente, essas novas atrações consistem em construir cenários criativos, decorados e atraentes para as pessoas tirarem fotos ou fazerem vídeos e postarem nas redes sociais.

Já há alguns exemplos de espaços e museus instagramáveis bem-sucedidos no exterior e Brasil, Mas é possível ver essa tendência até mesmo em espaços públicos, como o Beco do Batman, que hoje é uma das principais atrações turísticas de São Paulo, em que visitantes vão até o local na Vila Madalena para terem fotos em frente aos muros grafitados.

Além do investimento financeiro ser menor e a concepção do projeto ser mais simples que grandes atrações, os ganhos em diversão e entretenimento para os clientes podem ser iguais. Sim, esse tipo de atração é muito divertida para consumidores das gerações Millenials e, principalmente, Geração Z., o ato de tirar uma foto engraçada, fazer um vídeo para o Tik Tok, Reels, um Boomerang, ou até mesmo as dancinhas virais, e postar nas redes sociais, ver o engajamento, curtidas, comentários, são experiências inesquecíveis.

O cenário instagramável ainda gera publicidade orgânica para o complexo, já que ao compartilhar o conteúdo, o cliente estará divulgando o complexo turístico. O projeto deve comtemplar um estudo sobre tendências para saber como devem ser os cenários, podendo ter uma tematização, storytelling, iluminação especial, ou seja, espaços realmente que façam as pessoas fugirem de suas rotinas. E sem esquecer que periodicamente essa tematização ou decoração deverão ser alteradas, pois o hóspede que está voltando ao hotel não irá querer tirar fotos no mesmo cenário.

Desenvolver atrações instagramáveis também geram outras oportunidades de negócios, como parcerias estratégicas com empresas que poderiam expor suas marcas nos cenários ou até desenvolver o próprio ambiente para o complexo. Para as empresas que lançam um museu instagramável, além da receita das entradas, ainda é possível ter outros serviços no local, um restaurante, lanchonete, loja e fotógrafos oficiais do espaço.

Atrações instagramáveis são exemplos de como utilizar as redes sociais para gerar experiências e está tendência deverá crescer ainda mais, já que cada vez as pessoas estão mais conectadas e continuam surgindo novas redes sociais e novas ferramentas para compartilhar fotos ou vídeos, como Reels, filtros, Boomerang, etc.

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