Com mais de 25 anos de atuação no mercado de multipropriedade e vacation club, Adriana Chaud, sócia da TUDO Consultoria, se destaca em um segmento dominado por homens, em sua maioria, fechando negócios, entregando resultados e rompendo barreiras. Mas não apenas isso, a TUDO tem a característica de ter parcerias de muitos anos com incorporadores e hoteleiros e mesmo no cenário de pandemia fortaleceu ainda mais a união com as empresas.
Em entrevista à Turismo Compartilhado, Adriana Chaud conta os desafios enfrentados em sua carreira, explica como é a atuação de uma consultoria e traz um panorama da retomada do mercado de multipropriedade em 2021.
Após o ano de 2020 e um início promissor em 2021, pode-se afirmar que o mercado já conseguiu recuperar as perdas da pandemia ou ainda está correndo atrás do prejuízo?
A pandemia reafirmou o fato de que a Multipropriedade continua sendo um grande motor para os investidores hoteleiros e imobiliários no Brasil, pois mesmo diante das circunstâncias, o mercado já alcança um VGV maior do que o registrado no ano anterior. Em nossos projetos, nos reposicionamos e implementamos alternativas criativas e inovadoras que nos ajudaram a recuperar e cumprir o nosso planejamento para este ano de forma satisfatória.
Como é empreender e fechar negócios no mercado imobiliário-turístico, um segmento que é dominado por homens? Já sentiu alguma discriminação por ser mulher?
Como em vários ramos de atuação, em nosso mercado não seria diferente, e há sim discriminação às mulheres, isto porque se trata de algo que está enraizado em nossa sociedade e não só no nosso segmento.
Hoje, com 25 anos de carreira, posso dizer que já enfrentei muitas situações do tipo: “você que é mulher faça isso… Comporte-se assim… Não dá para participar de tal decisão”. Nem sempre é fácil lidar com essas situações, mas acredito que pela minha criação e formação nunca deixei que me abalasse fortemente. É preciso ficar alerta quanto a esses comportamentos e lembrar sempre que capacidade de atuação, competência e inteligência não têm nada a ver com o gênero.
Quando fazemos o nosso trabalho com excelência, não há o que possam dizer ou, na realidade, pouco deveria importar o que vão dizer. A vida da maioria das mulheres tem uma sobrecarga de trabalho, expectativas e dedicação à família, filhos, casamento, formação, profissão, cuidados com a casa etc, que não são nada simples e é tanto extraordinário como exaustivo como “damos conta”.
E é assim que hoje vemos em todas as áreas, as mulheres quebrando barreiras e mostrando seu valor e, atualmente, coordenam boa parte de prósperas empresas, segmentos e nichos em pé de igualdade com os homens.
Qual dica daria para um incorporador que se interessou pela multipropriedade e não sabe por onde começar o negócio?
A melhor dica que posso dar é que contate a TUDO! Brincadeiras à parte, nós acreditamos que ter uma consultoria especializada e que vá fazer a gestão de marketing, vendas e, oportunamente, o pós-vendas, é imprescindível para buscar o sucesso almejado. O nome “consultoria” é até um tanto injusto, pois não se trata apenas de mapear e apontar o que deve ser feito. A atuação da nossa consultoria, por exemplo, é desde o nascimento da ideia, apoio à parte de concepção arquitetônica, realizando todo o planejamento estratégico e estudo de viabilidade comercial e a execução deste.
Na sequência, a TUDO, então, irá desenvolver, administrar, e comercializar os produtos e serviços desde a formação do produto, contratos, anexos, montagem da sala de vendas, mapeamento de pontos e meios de captação, gestão plena das equipes a partir de seleção de pessoal, treinamentos de capacitação para marketing, vendas – presenciais ou digitais – apoio, além do serviço de relacionamento com o cliente, pós-vendas e gerenciamento de carteira, que são peças chaves para um negócio de sucesso. Desta forma, o papel da TUDO como consultoria é alinhar todos os serviços e demandas inerentes ao desenvolvimento de um projeto com o mesmo foco que o empreendedor.
A TUDO possui parcerias longevas no mercado. Qual o diferencial da TUDO no relacionamento com as incorporadoras parceiras?
Nós acreditamos muito na importância da relação saudável, transparente e dedicada para um projeto de sucesso. Desde a nossa relação com o Incorporador até a nossa relação com o cliente final, nosso norte é orientado para vender o que se vai entregar e assim temos caminhado lado a lado a empresas com os mesmos valores. Acredito que nossa criatividade e constante atualização junto com a transparência, valorização e respeito às pessoas são grandes diferenciais. Estes são pilares que regem nossas relações e garantem o equilíbrio em qualquer negociação.
Quais critérios a TUDO utiliza para avaliar se um projeto de multipropriedade é viável ou não?
São avaliados todos os detalhes inerentes ao projeto, desde a localização, produto, nicho pretendido, o empreendimento em si, o investimento inicial, sua estrutura, formatação das unidades e sua localização, entre outros. Bem como, o fluxo de turistas e ou moradores na região, o público-alvo que buscamos atingir e o que a região tem a oferecer para entender se o mercado é favorável e, consequentemente, se há vocação para o negócio. Hoje temos parceria com todas as áreas que nos circundam e podemos levar as soluções aos empreendedores como um todo.