HOTELARIA
NEGÓCIOS
ENTRETENIMENTO
MULTIPROPRIEDADE
EXPERIÊNCIAS
MERCADO
PARQUES

A lógica de teste e erro

Compartilhe esta matéria!

WhatsApp
Telegram
Facebook
Twitter
LinkedIn
Email
Pipa Beleza SPA Resort, no Rio Grande do Norte, um empreendimento da IMG International

Artigo de Ricard Massó, fundador da IMG International, abordando as vantagens competitivas que a empresa possui por ser uma das pioneiras no modelo de vendas pela internet de produtos de tempo compartilhado

Todo trabalho que a IMG International está realizando desde a sua fundação é baseado numa lógica de teste e erro.

Nos últimos anos, eu duvido alguém ter testado com tanta criatividade como nós testamos, desde perspectivas como a busca por novos formatos de abordagens, captação, geração de lead e formas de apresentação, estamos sempre testando e experimentando novas fórmulas.

Não acreditamos que uma opinião por si só é uma boa solução. Enxergamos que o teste é o caminho mais adequado para encontrar respostas e soluções.

Nesses testes, nós erramos diversas vezes, e é isso que temos feito nos últimos anos: Errar, aprender com o erro, e com isso descobrir novas oportunidades. 

Isso nos levou ao ponto que estamos agora que eu defino com um termo que se usa muito no mundo empresarial: Blue Ocean, que significa parar de tentar superar a concorrência, e buscar mercados novos, ainda não explorados.

Existe um ditado brasileiro referente a isso que diz o seguinte: “Quem chega primeiro, bebe água limpa”

Nós chegamos primeiro.

Experimentamos e testamos mais, fazemos evento online, estamos faturando no meio digital há meses, estamos engajando e trazendo pessoas para o nosso time, e nós estamos com um produto, em nível de desenvolvimento e pesquisa, mais desenvolvido do país, e provavelmente um dos mais desenvolvidos do mundo, porque nós sempre seguimos essa lógica de escutar, entender e testar.

Estamos num ponto onde vivemos num Blue Ocean, onde nadamos só.

Nós reunimos muitas pessoas talentosas, desenvolvemos o produto num nível alto e esse é o ponto onde nos encontramos.

E agora, para onde a gente vai?

Como eu falei no início do artigo, seguimos a lógica de teste e erro, e pretendemos continuar assim.

Durante esses mais de seis meses que estamos atuando no meio digital, já testamos diversos funis de vendas.

O primeiro funil estava diretamente vinculado  ao conteúdo que os promotores postavam em grupos de Facebook e nos seus perfis profissionais de Instagram, e por meio das postagens geramos leads com convites para assistir nossa apresentação.

Em seguida geramos leads por meio de uma landing page, depois utilizamos o Manychat, que é um automação do Facebook, por último, estamos utilizando uma automação de Whatsapp, e assim, testando, errando e acertando, é que vamos evoluir.

Dessa forma, nós temos a oportunidade de saber o que dá certo. 

Nós estamos nadando nesse oceano azul, onde somos, de um forma ou de outra, pioneiros nesse meio online. 

Vamos deixar nosso nome na indústria de propriedade compartilhada e tempo compartilhado como uma empresa global que começou a desenvolver processos comerciais e de marketing totalmente digital de forma massiva. 

As chances são que daqui há 20 anos, nós teremos cada dia mais sofisticado esse processo. Nosso negócio está totalmente vinculado ao nosso time e nossos proprietários de férias.

O que estamos procuramos durante esses anos é ter satisfação nesses dois canais: Time e proprietários.

Se nós estamos bem com o nosso time, nós estamos felizes com os nossos proprietários de férias, e continuamos ano após ano, testando, errando, mas no caminho do sucesso, cada vez mais crescendo, do jeito que temos feito na última década.

Basicamente, nós devemos seguir ouvindo o consumidor, entendendo o que ele procura.

Um dos grandes planos da IMG International é continuar, consistentemente, desenvolvendo programas de credenciamento e aquisição de produtos, adquirindo propriedades e alugando semanas nos destinos mais pedidos pelo consumidor.

Esse ano nós incluímos no nosso catálogo destinos como: Foz do Iguaçu, Canoa Quebrada e recentemente entrou um empreendimento fantástico, quatro estrelas, em Maceió. 

Essa é a prova de que entregamos cada vez mais empreendimentos de alto padrão e nos melhores destinos do país para os nossos proprietários de férias.

O nosso sucesso está vinculado em entregarmos mais, sem pedir mais em troca, ou seja,  a pessoa que atualmente já é proprietária, quando disponibilizarmos mais destinos, ninguém lhe pedirá mais nada para usufruir desse upgrade

A IMG valoriza o significado do que é ser proprietário das suas férias.

A Importância da equipe

Os proprietários de férias são as peças-chave do negócio, mas os membros da equipe que compõe a IMG International são ainda mais importantes.

O nosso sucesso depende do alinhamento da equipe com a cultura empresarial, ou seja, você que é um supervisor, gerente, liner, closer ou promotor, busque entender o que o seu líder tem a te passar, aprofunde cada ideia, e transmita isso para os demais.

Você precisa incorporar essa identidade e cultura empresarial por duas razões:

1 – Se você quer crescer com a IMG nos próximos anos

2 – Se você quer ser um novo diretor, gerente ou supervisor

Você vai se desenvolver com a IMG na medida em que a cultura empresarial for incorporada em você. Cada passo adiante que nós dermos é uma prova do seu alinhamento.

Eu penso que se adaptar à cultura empresarial significa somar o seu sucesso com o sucesso da empresa.

Muitas pessoas crescem em cinco meses, algumas em um ano, e esse crescimento não acontece devido à IMG.  No mundo em que nós estamos, em pleno 2021, com a valorização do meio digital, a sua velocidade de crescimento depende do quanto você é esperto, e como você está atento com o que acontece à sua volta.

Você que a quatro meses era um liner na empresa, e atualmente é um gerente, talvez, daqui a dois ou cinco anos, pode se tornar diretor de um país, por exemplo, visto que estamos enxergando oportunidades para comercializar timeshare com outras nacionalidades, para vários países que querem conhecer o timeshare e que possuem consumidores em grande nível.

Estamos direcionando nossas operações digitais para outros mercados, outros países, outras divisas, noutros idiomas. Por isso, você tem que entender que quanto mais rápido você se alinhar com a cultura empresarial, mais garantias você tem para fazer parte de tudo isso. 

As coisas estão acontecendo rápido, numa velocidade absurda, e enquanto alguns estão aproveitando as oportunidades, outros perderam. Eu sei que isso não é tão bonito de se falar, mas é comum a vida fluir dessa maneira: onde algumas pessoas perderam oportunidades e saíram do setor, nos últimos quatro ou cinco meses, na pior crise de saúde da história da humanidade nos tempos modernos, outras pessoas entraram, se consolidaram, e cresceram.

A IMG International tem como cultura o treinamento, a orientação, o feedback e o acompanhamento com cada membro para que sigam um caminho de sucesso. 

Você terá alguém perto que vai te ajudar, mas você vai ter que fazer a sua parte para alcançar esse crescimento.

É muito importante que você entenda o mais rápido possível, que você pode fazer parte desse crescimento que vem pelos próximos anos, porque você vai estar subindo nessa onda de sucesso, e quanto mais pessoas se juntarem a nós, mais oportunidades temos de evoluir.

Numa visão geral, quem trabalha no setor precisa de clientes, de um bom produto, e principalmente de uma equipe fortalecida e alinhada, porque o timeshare é um negócio de pessoas e de líderes de pessoas.

Eu costumo ver as pessoas das equipes, geralmente como sócios, porque cada um tem o seu percentual de responsabilidade e participação com os lucros ou prejuízos. Eu tenho o meu percentual também, e como tomo mais riscos, meu retorno é diferenciado.

Por isso, precisamos estar unidos nesse compromisso de contribuir para que a empresa evolua a cada ano. Vamos enfrentar dificuldades, problemas e dores de cabeça no futuro, mas temos que nos manter abraçados nos momentos de mais sucesso, ou dificuldade.

Teremos dias fantásticos, dias que não serão muito agradáveis, e tudo isso faz parte da trajetória de qualquer empresa. Mas, se estivermos alinhados na convicção do que queremos, e para qual direção estamos nadando, as falhas serão aprendizados e o sucesso será o resultado.

A minha expectativa não se restringe em ter um futuro bom daqui a 20 anos. Eu quero 20 anos de sucesso, ano a ano, mês a mês, entregando mais destinos e qualidade de férias para as família e mais desenvolvimento profissional, contribuindo para o crescimento da equipe.

A IMG só cresce se cada membro da equipe evoluir também.

Agora eu quero saber de você, caro leitor: qual é a seu principal objetivo profissional? O que você tem feito para alcançar esse objetivo?

Essa foi a minha reflexão de hoje. Convido você a seguir a página do Instagram @umdiariodetimeshare, para acompanhar insights diários sobre o mercado.

Ricard Massó

WhatsApp
Telegram
Facebook
Twitter
LinkedIn
Email

Clique para compartilhar!

Deixe sua opinião!

Vote para PERSONALIDADE DO ANO no mercado de propriedade compartilhada.

Decida quem foi a “Personalidade do Ano” no nosso mercado! O resultado será exibido na página principal no dia 31 de Fevereiro de 2000