HOTELARIA
NEGÓCIOS
ENTRETENIMENTO
MULTIPROPRIEDADE
EXPERIÊNCIAS
MERCADO
PARQUES

Além do lazer, águas termais em Goiás trazem benefícios à saúde

Compartilhe esta matéria!

WhatsApp
Telegram
Facebook
Twitter
LinkedIn
Email

Uma ótima dica para quem busca um passeio revigorante está nas cidades com águas termais. Goiás conta com pontos turísticos do tipo em Caldas Novas, Lagoa Santa e na Chapada dos Veadeiros 

Não é novidade que, em Goiás, algumas regiões como Lagoa Santa, Chapada dos Veadeiros, Rio Quente e Caldas Novas atraem muitos turistas que buscam lazer e diversão. Neste cenário, Caldas Novas se destaca ainda por ser a maior estância hidrotermal do mundo e pela agitação que gira em torno de tantas atrações. Mas, além do lazer, as águas termais naturais tem conquistado a preferência de pessoas atentas aos cuidados com a saúde. 

Por trás deste cenário recreativo através de suas piscinas de diferentes temperaturas, hidromassagem, ofurôs, parques aquáticos e piscinas de ondas, Caldas Novas vai além, oferecendo inúmeros benefícios à saúde. 

De acordo com o médico especialista em ortopedia e traumatologia, Tiago Costa, além de seu poder relaxante, a água termal oferece benefícios diversos. O tratamento de patologias relacionadas ao sistema circulatório, respiratório, osteomuscular e até mesmo dermatológico pode ter benefícios se em contato com as águas termais com regularidade. 

Para o médico, existem algumas propriedades peculiares das águas hidrotermais que acabam gerando tais benefícios. O primeiro e mais óbvio é a temperatura. Quando mais elevada, desencadeia várias alterações e adaptações no nosso organismo, promovendo a melhora dessas patologias, explica. 

Outro ponto suscitado pelo médico é o trajeto que percorrem as águas até chegarem à superfície, caminho que enriquece o líquido com  minerais benéficos ao corpo. Entre esses materiais encontrados frequentemente nas águas termais estão: ferro, zinco, selênio, cálcio, potássio, cobre e silício. São ingredientes que juntos colaboram com a saúde e  bem-estar de quem desfruta das águas quentes. 

Nos hotéis e parques do Prive Hotéis e Parques, que ficam em Caldas Novas-GO,  a maioria das piscinas possui água termal natural. Nas que são aquecidas, não são usadas aquecedores industriais para manter a temperatura.

Além disso, antes de chegar às piscinas, passam por um controle de temperatura, tratamentos químicos e bacteriológicos, para a melhor experiência dos usuários. 

A água que abastece as piscinas do Grupo Prive provém dos poços tubulares profundos. As temperaturas desses poços variam de 40°C até 58°C. Essas águas in natura, jamais poderão ser disponibilizadas aos banhistas, pois podem trazer graves queimaduras, dessa forma fazemos todo o procedimento para que ela se torne adequada ao banho.  

Também por isso, a preservação desse patrimônio natural – as águas termais da cidade -, é ponto relevante para as empresas que atuam no segmento em Caldas Novas. O Grupo Privé, por exemplo, dispõe de uma equipe formada por profissionais como engenheiro ambiental, químico, engenheiro de minas e geólogo e outros, todos dedicados a manter esse equilíbrio. 

Mais vantagens

O ortopedista Tiago fala sobre outra vantagem de estar em uma piscina de águas termais em relação a uma piscina de água fria. A temperatura elevada provoca dilatação dos vasos sanguíneos, promovendo um relaxamento maior da musculatura. Ao contrário disso, quando você tem o contato com a água gelada ou fria o organismo, a exemplo da parte muscular e vasos sanguíneos, tende a se contrair, gerando mais tensão muscular do que relaxamento. Essa é a maior diferença, esclarece. 

Para a pele, além da sensação de frescor e de limpeza, as águas termais ajudam a abrir os poros, limpando a sujeira e eliminando toxinas acumuladas. A água quente também deixa a pele úmida por mais tempo, impedindo seu ressecamento e pequenas rachaduras que aparecem frequentemente quando a pele está seca. 

Contra dores corporais, as águas quentes são um excelente tratamento. Isso acontece porque a água quente retira a tensão acumulada nos músculos, permitindo seu relaxamento. Além de retirar incômodos corporais, as águas termais agem no fortalecimento do coração, reforçando o sistema circulatório. O coração acelera o batimento em contato com as águas quentes, o que estimula a produção mais rápida de oxigênio e nutrientes no corpo pela frequente circulação sanguínea. 

Alguns dicas de cuidados com a saúde

Como em quase tudo na vida, é preciso ter cautela e equilíbrio até mesmo na hora de aproveitar as águas termais. Não precisa se exceder ou abusar demais das águas quentinhas. Não existe contraindicação absoluta a esse contato. Muitas informações repassadas são mais mitos do que verdades. Um muito divulgado é o de que a gestante não deve ter contato com a água hidrotermal, por conta do aumento da temperatura corporal, que poderia prejudicar a formação do feto. Uma das poucas exceções são as doenças dermatológicas, mas neste caso não se trata apenas de evitar a água termal, mas qualquer contato com água que outras pessoas compartilhem”, explica o doutor Tiago Costa. 

É importante evitar o excesso quando a temperatura da água é muito alta, pois causa a dilatação excessiva dos vasos sanguíneos, o que pode gerar um quadro de queda de pressão. Além da possibilidade de desencadear uma hipotensão arterial podendo levar a vertigem, perda momentânea de consciência dentro da piscina, levando a um possível afogamento. 

Pacientes com histórico de asma, patologias relacionadas a essa atopia da parte respiratória, como a bronquite, também devem tomar cuidado. O ambiente frio junto ao contato com a água termal pode desencadear uma crise, assim como entrar e sair repetidas vezes. É sempre importante, também, lembrar de evitar o uso excessivo de bebidas alcoólicas

Fonte: Fato Comunicação

WhatsApp
Telegram
Facebook
Twitter
LinkedIn
Email

Clique para compartilhar!

Deixe sua opinião!

Vote para PERSONALIDADE DO ANO no mercado de propriedade compartilhada.

Decida quem foi a “Personalidade do Ano” no nosso mercado! O resultado será exibido na página principal no dia 31 de Fevereiro de 2000