Segundo Secovi/SP, a previsão é de retomada e crescimento para 2019
A ADIT Brasil – Associação para o Desenvolvimento Imobiliário e Turístico do Brasil – deu o ponta pé inicial para a 14ª edição do ADIT Invest, que acontece em 06/08, em São Paulo/SP. Com o objetivo de conectar empresários e empresas desses setores ao mercado financeiro, na abertura do evento o presidente do Secovi/SP (Sindicato da Habitação), Basílio Jafet, palestrou sobre projeções para o mercado imobiliário brasileiro.
O ADIT Invest é um seminário sobre Investimentos Imobiliários e Turísticos direcionado aos executivos de construtoras, incorporadoras, loteadoras, fundos de investimentos e private equity, instituições financeiras, redes hoteleiras, proprietários de terrenos, consultorias, escritórios de arquitetura, buscando geração de negócios, networking e troca de conhecimento entre esses players.
Nesta edição, o seminário teve 286 participantes inscritos. E com duas novidades: um evento mais enxuto, em apenas um dia; e com o objetivo de gerar mais negócios, foi a criada a Sala Vip, que é um espaço onde empresários podem ter meetings mais privativos
Na abertura do evento, o gerente executivo da ADIT Brasil, Martín Diaz, explicou melhor sobre o trabalho da ADIT Brasil, que é um entidade fundada em 2006, contando atualmente com 264 associados em 20 estados, e tem grande ênfase na educação e capacitação, com cursos, publicações e visitas técnicas, e também geração de negócios ‘’’Dizemos que os eventos da ADIT são para públicos qualificados e os tomadores de decisão’’.
Para o presidente da ADIT Brasil, Caio Calfat, é um evento especial, pois é o primeiro seminário da ADIT que ele comanda como presidente, ele foi empossado em junho deste ano, por estar sendo realizado no Secovi/SP, que é a casa do mercado imobiliário. ‘’Onde desenvolvemos o núcleo para desenvolvimento turístico imobiliário há 10 anos’’.
‘’Também é um momento importante, pois o Brasil começa a dar sinais de recuperação, ainda lentos. Esse sinal são os eventos da ADIT – no ADIT Juris, 350 inscritos, no ADIT Share, 450 inscritos e no ADIT Invest, com 286 inscrições – Isso mostra que os empresários estão começando a olhar novamente para o mercado imobiliário’’, disse Caio Calfat.
Mercado Imobiliário
‘’Aqui é o Brasil que funciona, que gera negócios, que gera empregos, que cresce o PIB’’, iniciou sua palestra o presidente do Secovi/SP, Basílio Jafet, que defendeu que todas as entidades ligadas ao mercado imobiliário e construção civil participem do processo político. ‘’Somos entidades apartidárias, mas políticas. Fazemos parte dos processos políticos, defendemos nossas ideias e valores. No primeiro semestre estivemos focados na Reforma da Previdência e neste segundo semestre daremos ênfase a Reforma Tributária. Qual a melhor reforma que atende o mercado imobiliário e construção. Nenhuma das cinco reformas que estão no Congresso atualmente nos atende, mas estamos conversando’’.
De acordo com ele, o otimismo para este ano é muito grande, por conta dos resultados do primeiro semestre de 2019. ‘’Graças a Lei do Distrato e confiança dos investidores e consumidores’’.
Basílio Jafet listou algumas projeções da economia brasileira: o PIB do Brasil para 2019 será de 0,8% de crescimento. Já PIB da construção civil está mais alto, cerca de 1,5% de crescimento. ‘’Quando a economia está bem, a construção civil cresce mais’’.
A Taxa Selic deverá ficar em cerca de 5% ao ano. A Inflação também está se mantendo estável, abaixo do nível de 4%. Índices de confiança estão altos. A Taxa de Desemprego também está melhorando. O número de novos trabalhadores formais no primeiro semestre de 2019 atingiu 400 mil. ‘’Vemos que saímos do fundo do poço’’, brincou o presidente do Secovi/SP.
Sobre o mercado imobiliário, o presidente da entidade falou sobre os lançamentos e vendas. De acordo com ele, as vendas cresceram 10% em relação ao primeiro semestre de 2018. ‘’No primeiro trimestre 2019, o número de unidades vendidas foi maior que de unidades lançadas, ou seja, os estoques estão diminuindo’’.
Em relação ao financiamento imobiliário os números também são animadores – quase R$ 34 bilhões este ano, comparado com cerca de R$ 25 bilhões no primeiro semestre do ano passado.
São Paulo
Segundo Basílio Jafet, o mercado imobiliário em São Paulo tem uma média de pelo menos 30 mil unidades lançadas por ano. ‘’No ano passado tivemos 37 mil lançamentos. Esse ano vamos melhorar, queremos chegar a 40 mil’’, disse o presidente do Secovi/SP. ‘’No ano passado houve 30 mil unidades vendidas. É uma recuperação maior que a economia brasileira’’.
Outro dado destacado pelo presidente da entidade foi a taxa de distratos. Até o ano passado, 1 em cada 4 contratos vendidos eram rescindidos. Esse ano está taxa de distratos está em 6% dos contratos. De acordo com ele, a melhora se deve muito a Lei do Distrato.
- A Revista Turismo Compartilhado cobre o ADIT Invest 2019 a convite da ADIT Brasil