Prime Vacation aposta no endomarketing para engajar colaboradores
No mundo dos negócios, o endomarketing é visto como um canal de comunicação usado para engajar, motivar, reconhecer e orientar os funcionários de uma empresa.
Para a Prime Vacation, uma das maiores comercializadoras de multipropriedade do Brasil, o endomarketing é mais do que isso. A empresa acredita que essa prática é uma forma de se conectar verdadeiramente não só com o lado profissional, mas com o lado humano dos seus colaboradores e parceiros.
Atuando no ramo do turismo, a Prime Vacation comercializa cotas imobiliárias sob o regime de multipropriedade em resorts de alto padrão. O sistema de “férias inteligentes” atrai turistas do mundo todo que buscam experiências sofisticadas com conforto e estabilidade. Mas, a empresa defende que o propósito de surpreender o cliente também precisa refletir internamente nas ações de endomarketing.
Andrea Lyra, gerente de marketing da Prime Vacation, acredita que o endomarketing precisa ir além de planejar ações em datas comemorativas. “Temos que ter um propósito para cada ação, algo que realmente motive e engaje o colaborador dentro da cultura, missão, visão e valores da empresa”. Ela conta que em 2019 a empresa criou um norteador, presente em todas as ações, “Paixão por Servir”, que também é um dos valores da organização.
Andrea afirma que “em todas as ações de 2019 buscaremos algo que fale sobre a paixão por servir, para que o nosso colaborador e parceiro entenda porque este valor tem tamanha importância para a empresa, no nosso dia a dia, no atendimento dos clientes, na relação entre colegas de trabalho e no tratamento com parceiros estratégicos”.
O segredo da implementação desse mindset para a marca é o caráter colaborativo, presente em várias das ações planejadas. Uma delas é o “Embaixadores da Cultura Prime”, um projeto que nasceu da necessidade de popularizar o endomarketing, que é algo novo na empresa. A estratégia da empresa é mobilizar os gestores, os “Embaixadores da Cultura”, para promover o espírito de “Paixão por Servir”. “Quanto mais os funcionários se sentirem engajados, orgulhosos de fazerem parte do time, maior é a chance desse sentimento ser transmitidos ao cliente final. Tudo é uma cadeia de ações e reações”, aponta a gerente de marketing.
Sob o comando da Ana Lucia Fortes, analista de comunicação, o projeto conduz os embaixadores e oferece as ferramentas necessárias para promover as atividades que têm como objetivo deixar o ambiente mais leve, descontraído e prazeroso de se trabalhar. “Todos os meses, temos a realização de ações que contam com o envolvimento dos Embaixadores “.
“Já realizamos ação de Dia da Mulher, Páscoa, Dia do Trabalho, Dia das Mães, e teremos ainda Festa Junina e o Pet Day, que é uma das ações mais esperadas pelos colaboradores, além de campanha do agasalho e campanha de doação de lenço para outubro rosa, por exemplo”, descreve Ana Lucia, que explica que o propósito de estar mais próximo da comunidade também é um dos pilares trabalhados pela marca.
A atenção aos detalhes é essencial no planejamento das ações e os gestores têm autonomia para criar o momento ideal para cada equipe. Ana conta que no dia 02 de maio, data na qual se comemorou o Dia do Trabalhador, cada gestor definiu como seria a comemoração, sempre com o objetivo em transmitir o “paixão por servir”. “Tivemos ações que foram de café da manhã, à roda de violão”.
Segundo Ana, a recepção foi muito positiva. “Todos os gestores, a cada ação que passa, estão mais engajados e as equipes felizes em ter este reconhecimento por parte da empresa e seus gestores”.
Elton Manea é um dos Embaixadores e traz o que significa esse projeto pra ele: “Ser Embaixador da cultura Prime é uma oportunidade de difundir e enaltecer valores como ética, respeito, transparência e Paixão por Servir. Ações realizadas como o Dia do Trabalho e Dia das Mães valorizam o ser humano, o sentimento de família na equipe é evidente e fantástico. ”
A aposta no lado mais humano dos funcionários tem trazido muitos resultados positivos para a marca, que acredita que a valorização dos colaboradores é um dos meios mais certeiros para se alcançar o sucesso no mundo dos negócios.