O sócio da Hectare Capital, Vinícius Carvalho, falou em palestra sobre ‘’ Os desafios na obtenção de funding’’ para projetos de turismo compartilhado, durante o ADIT Share 2019, seminário para o mercado de timeshare e multipropriedade, organizado pela ADIT Brasil, que acontece nos dias 06, 07 e 08 de junho, em Foz do Iguaçu/PR.
‘’O principal desafio é a comunicação entre o empreendedor e a empresa do mercado financeiro’’, falou Vinícius Carvalho.
Segundo ele, a principal dúvida dos empreendedores é a taxa. ‘’Qual a taxa para o funding para multipropriedade?’’.
Para calcular a taxa, a empresa deve entender quais os riscos do negócio, que é a imprevisibilidade e probabilidade de prejuízo ou insucesso.
De acordo com Vinícius Carvalho, o risco em empreendimentos imobiliários tradicionais depende da fase do projeto. ‘’Para uma fase do projeto que tem muito mais imprevisibilidade, então minha taxa de retorno tem que ser maior. A medida que vamos avançados nas fases desse projeto, a imprevisibilidade vai diminuindo, então, logicamente, a taxa também é menor’’.
‘’Quais os riscos para empreendimentos de multipropriedade?’’, perguntou o palestrante. ‘’Além do ciclo do produto imobiliário, tem um infinito, por conta da gestão hoteleira’’.
Para mitigar esse risco, Vinícius Carvalho sugere realização, pelas empresas, de pesquisa de mercado, equipes qualificadas, legalidade, planejamento ou controle. ‘’Assim teremos mais vantagens para a multipropriedade’’.
‘’Qual a taxa para o funding? Não sei, depende do meu risco, dos agravantes, dos mitigadores, e questões não mitigáveis, garantias e, assim, chegamos a taxa para o funding’’, finalizou o palestrante.
- A Revista Turismo Compartilhado cobre o ADIT Share a convite da ADIT Brasil