Com a participação de alguns dos principais líderes da indústria de timeshare e multipropriedade no mundo, aconteceu o painel durante o ADIT Share 2019, ‘’A experiência internacional do turismo compartilhado: lições, rumos e perspectivas’’, com o presidente emérito da ARDA (American Resort Development Association), Howard Nusbaum, o presidente da AMDETUR (Asociación Mexicana de Desarrolladores Turísticos) e CEO para América Latina da RCI, Juan Ignácio, e o ex-presidente da ADIT Brasil, CEO do ILOA Resort e fundador do Go Family, Felipe Cavalcante.
O ADIT Share é principal seminário para o mercado de timeshare e multipropriedade e acontece nos dias 06, 07 e 08 de junho, em Foz do Iguaçu/PR.
Representando a ADIT Brasil, o ex-presidente da entidade, Felipe Cavalcante, disse que o mercado brasileiro tem que aprender muito com as duas entidades dos EUA e do México.
O presidente da ARDA, Howard Nusbaum, explicou que a entidade existe há mais de 50 anos e contou que há 15 anos muitos empresários já falavam para ficar de olho nos países do BRICS – B para Brasil, R para Rússia, I para Índia, C para China e S para África do Sul.
‘’Nós fazemos muito pesquisas globais, pois podemos ver o que os players estão realizando. Muito mais importante e aprender com nossos erros e falhas. Isso que devemos passar para vocês. O Brasil ainda está no início. Quero compartilhar nossos erros com vocês’’, disse Howard Nusbaum.
Juan Ignácio, presidente da AMDETUR, revelou que há cerca de 20 anos, os executivos da entidade e RCI falavam que o Brasil tinha grande potencial e a partir de 2006, o mercado de timeshare começou a crescer. ‘’Vimos que estávamos certos’’.
Segundo Juan Ignácio, a AMDETUR começou através dos erros dos players, pois o tempo compartilhado já existia no México. ‘’Mas era realizado de forma errada há 35 anos’’, disse. ‘’Quais são nossos objetivos futuros? Primeiro, temos que estar juntos. O mundo mudou, nossos clientes mudaram. Como associação, quero compartilhar, temos que conhecer nossos clientes primeiro. Segundo, compartilhar com dirigentes de outros países. A América do Norte e o México tem produtos diferentes do Brasil. Terceiro, resgatar todos produtos mistos e colocar na mesma mesa’’.
Foco no cliente
Para Howard Nusbaum, os empresários brasileiros devem dar ênfase em manter os clientes satisfeitos e ter certeza que o produto seja entregue, sem precisar brigar para o consumidor não cancelar. ‘’Se não quer ficar com a empresa, respeite o cliente’’.
O presidente da ARDA também parabenizou a aprovação da Lei de Multipropriedade. ‘’Pessoas não compram o que o governo não aprova’’.
Para Juan Ignácio, o relacionamento com cliente começa com a promessa de venda. ‘’Essa relação muda constantemente, pois o consumidor muda’’, falou o CEO da RCI América Latina. ‘’A primeira regra é conhecer o cliente, a segunda é cumprir o que se promete e a terceira, qual é a expectativa do cliente para os próximos anos’’
Cancelamentos
Howard Nusbaum revelou que a taxa de cancelamento de timeshare no EUA é em torno de 10%. ‘’Mas isso depende do produto, do destino, da forma de tratar o cliente. Timeshare é investimento em estilo de vida e não investimento financeiro’’.
Juan Ignácio disse que no México a taxa de cancelamento fica em torno de 15 e 25%. ‘’Porém, depende da empresa, do cliente, o tipo de venda. Não é legal vender como investimento. No México, 75% das vendas são para norte-americanos’’.
- A Revista Turismo Compartilhado cobre o ADIT Share a convite da ADIT Brasil