Para celebrar os profissionais do mercado, a Revista Turismo Compartilhado convidou alguns destaques de projetos de timeshare e multipropriedade no Brasil para compartilharem suas experiências de sucesso e o que fazem para cada vez melhorarem mais na profissão
Thaynná Bernardes, Gerente de Vendas da New Time, no projeto Ipioca Beach Residence, em Maceió/AL
Como e por que começou a trabalhar nesse mercado?
Em 2018 completo 10 anos de atuação no turismo. Comecei como recepcionista no Grupo diRoma, em Caldas Novas/GO, e na mesma empresa entrei para o Tempo Compartilhado, na captação. No início, o foco era juntar dinheiro para concluir a minha faculdade. Fui Consultora de Turismo, FTB, Supervisora e Gerente de Vendas em grandes projetos no Brasil. Já vivi o momento de dar “um passo para trás”, voltando a ser supervisora mesmo já tendo sido gerente – confesso que não foi fácil, mas necessário. Os diretores da New Time já foram meus gerentes em salas de vendas, e ser aprendiz de pessoas como Adriana Chaud, Marco Vargas e Eduardo Honorato fez uma grande diferença na minha história. Morei em lugares com cultura diferente da minha, tive que me adaptar a novos cenários e aos moldes de cada empresa. Não é fácil estar longe da família e amigos. Mas ver o quanto fui capaz de mudar a minha vida e das pessoas que amo fez e faz toda ausência valer a pena.
Como busca o aperfeiçoamento profissional?
Nunca deixei de estudar e agregar conhecimento. Me formei em Coaching e aplico várias ferramentas na minha equipe diariamente, fazendo com que, além de superar metas, eles se desenvolvam pessoal e profissionalmente. Atualmente moro em uma cidade linda que é Maceió, realizando dois sonhos da vida, o de morar no litoral e o maior de todos que é ser mãe. Vivo feliz à espera do Bento. Acredito firmemente que o sucesso não está relacionado ao lugar em que se chega, mas a cada conquista no caminho percorrido.
Iago Monteiro Marçon, closer e sub-líder da MVC, em Fortaleza/CE
Como e por que começou a trabalhar nesse mercado?
Natural de Olímpia/SP, ingressei no mercado de fractional no início de 2014. Me chamou a atenção a expansão do mercado, o crescimento turístico da cidade e os ganhos muito acima do media salarial local. O Sr. Carlos Savian, empresário do ramo turístico e imobiliário da cidade e também diretor do parque aquático Thermas dos Laranjais, me ajudou a ter uma oportunidade na empresa WAM Brasil, como consultor de vendas, trabalhando com nomes como Pablo Andress e Pedro Monforte. No início de 2016, me mudei para Porto Seguro/BA, para trabalhar em um novo projeto. Trabalhei com nomes como Sergio Falquer, Raphael Almeida e Isabela Almeida, e pelos resultados obtidos, me tornei fechador e, posteriormente, sub-líder. No início deste ano fui convidado pelas minhas referências citadas a cima (Raphael, Sergio e Isabela) para uma nova oportunidade, desta vez na cidade de Fortaleza, na empresa MVC/Case.
Como busca o aperfeiçoamento profissional?
Trace um objetivo, faça isso com amor e terá motivos para acordar todos os dias para conquistá-los. Sempre busque conhecimentos. Mesmo das piores situações tire proveitos. Se aperfeiçoe dia a dia, estude, seja sua própria motivação sempre, e procure fazer com quem está junto a você também se inspire nisso. E o maior de todos – gratidão, seja grato por tudo e por todos, ninguém chega a lugar algum sozinho.
Alessandra Cristina, líder de vendas centro-oeste da WAM Brasil, em Caldas Novas/GO
Como e por que começou a trabalhar nesse mercado?
Viajar sempre foi um hábito para mim, morei nove anos fora do Brasil, onde me apaixonei ainda mais pelo turismo. Sempre optei por qualidade de vida, quando voltei para o Brasil procurei algo fora da minha formação que é Bacharel em Direito, com isso tive a oportunidade de conhecer várias pessoas do mercado, e visando o lado profissional e financeiro, sabemos que Caldas Novas/GO movimenta muito o setor turístico, e com isso resolvi entrar no mercado.
Como busca o aperfeiçoamento profissional?
Estou junto com a WAM Brasil há 6 anos, e sim é uma grande escola de formação de profissionais. No meu cotidiano já tinha o habito de desenvolver muita leitura e temos um grande suporte na WAM Brasil que é a escola de formação de profissionais “UniWAM”. Temos que procurar sempre o conhecimento. Há exatamente dois anos me dediquei ao MBA em Gestão Empresarial, que está sendo um grande complemento na minha área. Além disso, no próximo semestre, iniciarei uma nova formação, em Psicologia, que irá ajudar muito para gerenciar pessoas.
Antônio Felipe Marques Valverde, consultor de turismo na Aviva Vacation Club, em Rio Quente/GO
Como e por que começou a trabalhar nesse mercado?
Há três anos surgiu uma seleção de consultores de turismo para o Rio Quente Resorts. Me candidatei e desde então me apaixonei pelo que faço. É a paixão e o amor por cada tarefa que realizo que me motiva a estar buscando diariamente a evolução.
Como busca o aperfeiçoamento profissional?
Busco através de estudos. Procuro formas inovadoras e criativas para desempenhar o trabalho. Me espelho em grandes profissionais da área, estabeleço metas e tenho orgulho em alcançá-las. Atualmente, faço MBA em Gestão Comercial, com Ênfase em Timeshare.
Iasmyn Fiamy Gaiotti de Faria, gerente de vendas na Rede Plaza de Hotéis, Resorts & SPAs
Como e por que começou a trabalhar nesse mercado?
Sou graduada em Administração e atuava no ramo da Construção Civil, no qual tinha uma atividade rotineira. No fim de 2014, durante férias em Búzios, conheci os diretores da Live Better, Renato Campos e Sidney Machado, que me convidaram para trabalhar no cargo de consultora de turismo (Liner) em um projeto no litoral de São Paulo. Aceitei porque vi a possibilidade de atuar em um mercado que de rotineiro não tem nada. Três meses depois, vim como consultora para o Plaza Vacation Club, em Porto Alegre/RS, também a convite da consultoria. Após 6 meses de destaque como Liner fui promovida para Personal Travel (Closer). Após um ano, fui promovida a gerente de vendas.
Como busca o aperfeiçoamento profissional?
Nesses 3 anos e 8 meses de mercado tenho como mentores Sidney Machado, que além da experiência de 25 anos de mercado, é psicólogo, coach, formando em PNL, hipnólogo, terapeuta em EMDR, hipnoterapia, PNL, Psicologia com uso da Realidade Virtual; e Renato Campos, com sua bagagem de 26 anos nessa indústria – que me ensinam diariamente sobre a gestão de negócios, desenvolvimento e composição de produtos, dinâmica de vendas, aumento do faturamento, acompanhamento de mercado. E como conhecimento nunca é demais e sempre se tem algo novo, procuro sempre me manter atualizada.