Diretores da New Time apontam os caminhos para profissionais e líderes se tornarem gestores para projetos de propriedade compartilhada
O gerente de vendas em uma operação comercial de propriedade compartilhada é o responsável não apenas por entregar metas, mas deve acompanhar e analisar indicadores, realizar gestão de pessoas, motivar e treinar a equipe e desenvolver talentos, ou seja, deve ser um gestor e líder.
Os diretores da New Time, Eduardo Honorato e João Paulo Mansano, empresa especializada em gestão de projetos de timeshare e multipropriedade, analisam o que é necessário para que um profissional de vendas se torne um gerente.
De acordo com Eduardo Honorato, não existe uma personalidade específica para gerentes de vendas. Ele conta que os gerentes das salas de vendas da New Time possuem personalidades diversas, o que contribui para o aperfeiçoamento de todos. ”Temos consciência e humildade para reconhecer que não há apenas uma forma de se fazer bem feito alguma coisa, porém há algumas características que são altamente desejáveis, outras que são primordiais e algumas que podemos ajudar a desenvolverem”.
Entre as características apontadas por Eduardo Honorato, destacam-se, ”nossos gerentes devem ser pessoas confiáveis e confiantes, estáveis emocionalmente, humildes, preferencialmente com gosto pelas mudanças e desafios, motivadas, devem saber lidar bem com ambientes competitivos e mediar conflitos, serem efetivos, ter capacidade de reterem e desenvolverem talentos e, principalmente, buscarem sempre o aperfeiçoamento e novos conhecimentos!”.
João Paulo Mansano explica que como não há cursos específicos para gerentes do segmento de propriedade compartilhada, os diretores da New Time buscam ser referências para os profissionais, além de incentivar a buscarem graduações e cursos complementares.
‘’Quaisquer cursos que auxiliem no desenvolvimento das competências gerências são muito bem-vindos, como gestão de pessoas e processos, gestão de projetos, liderança, comportamento do consumidor, PNL, neuromarketing, Excel, Power Point, Prezi, e, claro, os eventos promovidos pela RCI e ADIT, como o Top Seller, a LASOS, ADIT Share, Juris, Invest, dentre outros que trazem conteúdos bastante relevantes e que fazem parte do nosso metiê. Por fim, acrescentaria que há bons cursos de coaching e reforçaria a necessidade de leitura constante, inclusive de literatura não específica para vendas ou áreas correlacionadas”, aponta Mansano.
Propriedade Compartilhada exige gestor especialista no segmento
Para os diretores da New Time, há poucas possibilidades que um gestor de vendas vindo de outro segmento possa ser bem-sucedido, no curto prazo, em propriedade compartilhada, por faltar conhecimentos específicos sobre timeshare ou multipropriedade.
Eduardo Honorato explica que um gerente de outro segmento de vendas teria habilidades de gestão de equipes, gerenciamento de KPI’s, recursos, noções de RH, jurídico, etc. ”Porém, faltaria o conhecimento específico desse negócio para treinamentos, referencial da equipe e até mesmo para ajudar pontualmente em alguns fechamentos mais delicados e difíceis, nos quais rotineiramente os supervisores de venda se valem do seu gerente para algum esclarecimento de dúvida, trabalho de credibilidade, adequação de produto ao perfil do cliente, sistemática do produto”.
De acordo com João Paulo Mansano, o negócio propriedade compartilhada é diferente de outros segmentos de vendas, assim, é necessário que o profissional tenha um tempo imerso nas equipes de vendas para aprender e entender.
”Acreditamos que o gerente de vendas tenha que ser um profissional também envolvido na operação da sala, junto aos profissionais da venda, no dia a dia das equipes e não apenas um gestor de indicadores, por exemplo”, aponta João Paulo Mansano.
Gestores formados na própria empresa
Além de estabelecer como fundamental ter experiência no segmento para tornar-se gestor, a New Time tem a política de oferecer oportunidade de crescimento aos seus profissionais, assim, a totalidade dos gerentes de vendas da empresa são pessoas que já trabalhavam dentro das equipes de venda ou que, pelo menos em algum momento no seu passado profissional, já tenha trabalhado com um dos sócios.
”Consideramos que é determinante que tenhamos tido convivência efetiva com o profissional no dia a dia da sala de vendas para então conseguirmos avaliar se efetivamente ele tem as características que citamos acima e que desejamos num gerente”, ressalta Eduardo Honorado.
João Paulo Mansano cita um caso de um supervisor de vendas que em menos de dois meses de trabalho com a New Time se mostrou apto para um cargo de liderança, função que já havia exercido também em outros projetos. ”O tempo que uma pessoa levará para conquistar um cargo de gestão conosco depende mais do empenho dela do que de qualquer outra variável”, finaliza