Um papo entre líderes de alguns dos maiores grupos hoteleiros do Brasil e mundo foi o destaque do painel ‘’CEO’s: para onde caminha a hotelaria nacional’’, no ADIT Hotel, com participação de Patrick Mendes, CEO da AccorHotels na América do Sul; Alejandro Moreno, presidente da Wyndham Hotel & Resorts na América Latina, Caribe e Brasil; Roberto Bertino, presidente do Grupo Nobile; e o presidente da ADIT Brasil, Felipe Cavalcante, como moderador. Organizado pela ADIT Brasil, o ADIT Hotel é um seminário para desenvolvimento hoteleiro e acontece no dia 05/11, no Hotel Pullman Vila Olímpia, em São Paulo.
Felipe Cavalcante perguntou como que os líderes estão lidando com os novas formas de funding e para continuar a atraindo investidores.
Para Patrick Mendes, antes de falar em repartição do resultado para os investidores, deve-se crescer o número de clientes. ‘’O que vejo como novas formas de funding – nos próprios iremos investir, comprando ativos, totalmente ou parcialmente, temos alguns parceiros novos, fundos estrangeiros. Hoje o investidor está mudando. Temos novos investidores profissionais, com uma visão diferente”.
Alejandro Moreno disse que a Wyndham trabalha para tentar atrair investidores da marca para outros países. ‘’Estamos muito positivos de trazer pessoas para cá, pois o Brasil pode dar retorno. Não estamos blindados a nenhum modelo de negócios, estamos pensando como trazer esses investidores’’.
Roberto Bertino disse que a Nobile em vez de pensar em novos investimentos quer crescer em conversão. ‘’Nós temos os nossos investimentos. Há muito o que fazer dentro de nosso inventário’’, afirmou o CEO da Nobile. ‘’Quando se remunera bem o investidor reverbera bem no mercado. Acredito que essas conversões irão continuar’’.
Hotéis de lazer x hotéis de negócio
Patrick Mendes analisou o consumidor de lazer e negócios.’’ Quem será o consumidor amanhã? Hoje o consumidor de business é também lazer. Os hotéis urbanos têm que pensar em lazer’’, disse o CEO da Accor. ‘’Quando viajo gosto de ir a restaurantes e conhecer o destino’’, exemplificou.
Para Alejandro Moreno, os negócios hoteleiros de lazer têm que ser mistos, com business e lazer, com um centro de convenções e parque aquático, pois isso faz a ocupação subir.
‘’Em nossa visão, o fractional é para resort o que o condo-hotel foi para hotéis de negócios há alguns anos’’, disse o presidente da Wyndham, que revelou que a rede hoteleira irá operar resorts de multipropriedade em Gramado-RS.
Segundo Roberto Bertino, o mais importante para Nobile é o destino.’’Temos hotéis em Foz do Iguaçu, Rio de Janeiro, no nordeste, em Olímpia. Hotéis de lazer são importantes, mas depende de cada praça’’, disse. ‘’A grande questão do lazer é que fica muito dependente de operadoras e malhas aéreas, que em muitos locais são precárias’’, alertou o CEO da Nobile.
Marcas
Alejandro Moreno disse que a Wyndham tem 20 marcas, mas apenas seis no Brasil. Ele explicou que a Wyndham criou a ‘’by Wyndham’’ para criar identidade, para o consumidor reconhecer que aquele hotel pertence a Wyndham.
Segundo Patrick Mendes, as redes sociais aproximaram muito as marcas com os clientes. Ele explicou que as redes tem muitas marcas porque os clietes não querem padroniza~ção de hotéis. ‘’Então há hotíes diferentes e quartos diferentes’’.
Metas
Roberto Bertino disse atribuir o crescimento da Nobile nos últimos anos a equipe. ‘’Tem que encontrar as pessoas certas. Ter meritocracia, para que a equipe fique engajada’’. Ele revelou que a meta da empresa até 2024 é chegar a 115 hotéis.
Alejandro Moreno explicou que o crescimento da Wyndham é orgânico ‘’No Brasil temos 37 hotéis. Até o final do ano, teremos 41 e para 2019 queremos 53. A gente está procurando o que faz sentido, sabemos que têm muitas oportunidades. A nossa ideia é investir aqui.
Patrick Mendes disse que a principal meta da Accor é otimizar a rentabilidade dos hotéis, aumentar a ocupação e melhorar as receitas. ‘’Hoje não é quantidade, é qualidade e rentabilidade do negócio. Estamos com 300 hotéis no Brasil. Na América do Sul temos 370’’.
Tecnologia
No Hotel Pullman Vila Olímpia, em São Paulo, de acordo com Patrick Mendes, há o quarto tecnológico, um quarto 360º, com cama giratória e um robô. ‘’Buscamos todos os tipos de tecnologia para nosso clientes’’.
Roberto Bertino afirmou que a Nobile investe em tecnologia para vendas, check in, check out e serviços, além de marketing inclusive, que é incentivar os hóspedes para que falem de suas experiências nos hotéis nas redes sociais.
- A Revista Turismo Compartilhado cobre o ADIT Hotel a convite da ADIT Brasil.