A primeira dama da hotelaria, Chieko Aoki, participou do segundo dia do Top Seller Event 2018, organizado pela RCI Brasil, que acontece nos dias 24 e 25 de outubro, no Costão do Santinho, em Florianópolis/SC, para contar doze lições que aprendeu na vida, durante sua trajetória profissional, pessoal e empreendedora, como fundadora da Rede Blue Tree Hotels.
A primeira lição de Chieko Aoki é plantar tomates. ‘’Nós criamos condições de nascer quando plantamos, mas a planta nasce sozinha’’. De acordo com a primeira dama da hotelaria, isso é uma lição de liderança. ‘’Nós não fazermos uma pessoa crescer, nós criamos condições para as pessoas se desenvolverem. O papel do líder é criar essas condições’’.
‘’Não deixe o queijo no prato’’ é a segunda lição da palestrante. Ela contou que certa vez, em um hotel em que se hospedou, a equipe do hotel deixou queijos no quarto, por saber que Chieko gostava muito de queijo. Mas era verão. ‘’Sabe o que acontece quando deixa queijo o dia inteiro em um ambiente? Fica um cheiro insuportável’’, disse. ‘’O encantamento vem do cuidado, com atenção. Para encantar o cliente não são necessárias surpresas grandiosas’’.
A terceira lição da primeira dama da hotelaria é ‘’você tem condições de fazer o melhor pão do mundo’’. Chieko mostrou fotos de vários hotéis luxuosos pelo mundo no qual já se hospedou e um hotel mais simples, no Vietnã, em que a toalha no banheiro estava suja. Porém, nesse simples hotel, Chieko Aoki teve o melhor café da manhã de sua vida e experimentou o melhor pão.
‘’O que eu aprendi com o pão – não podemos menosprezar as coisas, não menospreze o humilde, busque a essência, aprenda com qualquer um que faça as coisas bem feitas’’.
A quarta lição de Chieko Aoki é ‘’devolva o melão quantas vezes for necessário’’. Ela contou que uma vez, um amigo lhe convidou para experimentar um melão, que ele disse ser delicioso. Então, ele experimentou o pedaço primeiro, mas não estava bom. Pediu outro melão, mas também devolveu. E assim, como contou Chieko, devolveu o melão várias vezes até encontrar um que realmente era delicioso.
‘’Seja exigente, faça com excelência, temos que ter certeza que realmente é bom, principalmente quando oferecemos para os outros’’, falou a primeira dama da hotelaria.
A ‘’lição do prato, gelo e xale ‘’ foi a quinta lição que Chieko Aoki falou para o Top Seller. Segundo ela, mesmo as coisas mais simples podem ser invenções fantásticas. Ele contou do caso dos pratos brancos nos hotéis, que valorizam mais a comida do que o prato; dos diferentes tipos de gelos para cada tipo de bebida; e o uso dos xales nas camas dos hotéis. ‘’Entenda que tudo no mundo alguém criou. Faça suas soluções’’, disse a primeira dama da hotelaria.
A sexta lição de Chieko é se importe verdadeiramente com cliente e reconheça e valide a sua necessidade. Ela explicou que é importante reconhecer as pessoas e não deixá-las invisíveis. ‘’Valorize a experiência do cliente – entregue o encantamento, garanta a satisfação com clareza da promessa, tenha compromisso pessoal e fidelize com a entrega’’.
‘’Vire a página’’ é a sétima lição da primeira dama da hotelaria. ‘’Se não podemos mudar o passado, precisamos nos manter focados no futuro’’. De acordo com ela, depois das eleições, devemos focar no futuro. ‘’Para criar esse futuro, depende de cada um de nós. De nossas atitudes’’.
A oitava lição de Chieko Aoki é ‘’aproprie-se pela vida – seja protagonista. ‘’Protagonismo é mudança de perspectiva e não ficar reclamando
O que eu faço importa, tanto para mim como para os outros. Ser protagonista é estilo de vida. Todos nós temos prazo de validade. Não podemos desperdiçar a vida’’;
‘’Pule da cama’’ é a nona lição. ‘’Pelo que vocês acordaram hoje? Eu penso que as pessoas pulam da cama quando tem uma razão maior, um propósito’’. Ela explicou a palavra Ikigai, que é japonesa e significa propósito. ‘’O Ikigai está para além do indivíduo. Como usar minha vida para deixar o mundo melhor? Cada um de nós, se quisermos, temos missão e conseguimos mudar’’.
A décima lição é ‘’faça também o que não gosta’’. ‘’Fazer apenas o que gosta é muito fácil’’, afirmou Chieko Aoki. Para ela, precisamos de outra mentalidade, com foco e força. ‘’Faça algo que te exija muito, que precise de muito foco. Acostume seu corpo e sua mente a serem resistentes e resilientes. Ela explicou os 3D´s – determinação, disciplina e dedicação. ‘’Fortaleça os 3D´s e faça virar um hábito’’.
‘’Crie laços e cultive amizades’’ é a décima primeira lição da primeira dama da hotelaria. ‘’Laço é aquilo que transforma duas partes separadas em uma unidade. Quando criamos laços com clientes, significa se importar realmente com os eles’’.
Chieko Aoki ensinou como criar esses laços em sua última lição. ‘’Quando eu crio laços, convido para um chá e dou o melhor de mim’’. Ela explicou que a cerimônia do chá é tradicional no Japão e significa uma conversa verdadeira. ‘’Com o cliente também deve ser verdadeiro. Crie um método para criar laços que promovessem a convivência harmônica, usando nosso acolhimento. É importante renunciar o nosso ego e abrir o coração ao convidado’’.
Ele contou que na Blue Tree Hotels foi criado um Tanka, um poema japonês, na sala de cerimônia do chá para os convidados em que diz: Alma Grande, Coração Sereno, Raiva Adormecida, Foco na Pessoa, Ego Pequeno.
‘’Se a partir de amanhã, passarmos a reconhecer as pessoas, sorrir, conversar. Se vocês fizerem, vocês são muitos, e irão inspirar os outros. Meu único desejo é que vocês disseminem o espírito da hospitalidade pelo Brasil. A base para que as crianças possam andar nas ruas começa de uma convivência harmônica’’, finalizou Chieko.
- A Revista Turismo Compartilhado cobre o evento a convite da RCI Brasil
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