HOTELARIA
NEGÓCIOS
ENTRETENIMENTO
MULTIPROPRIEDADE
EXPERIÊNCIAS
MERCADO
PARQUES

Ministério do Turismo apresenta novo Mapa do Turismo Brasileiro

Compartilhe esta matéria!

WhatsApp
Telegram
Facebook
Twitter
LinkedIn
Email

Confira as mudanças na classificação dos destinos turísticos brasileiros


O Ministério do Turismo atualizou a categorização dos municípios que compõem o Mapa do Turismo Brasileiro. Esse instrumento é importante para acompanhar o desempenho da economia do turismo nos municípios e serve também como balizador de políticas do setor e direcionamento de verbas federais. A atualização do instrumento revelou um crescimento da atuação do turismo em 358 municípios. O estudo também revelou queda no desempenho de alguns municípios, seja pela redução do seu fluxo turístico ou pelo encolhimento da mão-de-obra ou infraestrutura ligada ao setor.
Categorização
A partir de quatro variáveis de desempenho econômico – número de empregos, de estabelecimentos formais no setor de hospedagem, estimativas de fluxo de turistas domésticos e internacionais – os municípios foram divididos por letras, que vão de ‘A’ a ‘E’. De acordo com a nova classificação, houve crescimento da atuação do turismo em 358 municípios.
Além disso, 189 cidades subiram da categoria ‘E’ para ‘D’, tornando-as aptas a receber recursos federais para promoção de eventos, por exemplo. Isso porque, segundo portaria 39/2017 do MTur, somente municípios classificados entre ‘A’ e ‘D’ podem pleitear apoio a eventos geradores de fluxo turístico. Ainda seguindo essa portaria, apenas 82 cidades ficarão de fora da lista de pleitos do MTur por descer de categoria, uma vez que deixaram a categoria ‘D’ e passaram para ‘E’.

Destinos alcançam topo

Os grandes destaques dessa mudança foram as novas categorias de importantes e famosos destinos turísticos, que atingiram o topo do turismo nacional, ou seja a categoria A: Jericoacoara/CE, Pirenópolis/GO, Nova Petrópolis/RS, Tiradentes/MG, Petrópolis/RJ, Ilhabela/SP e Tibau do Sul/RN, onde se encontra a famosa praia de Pipa.
Outra novidade foi a cidade de Macaé/RJ atingir o topo da lista. Conhecida por ser um forte destino de negócios, a cidade possui um dos maiores parques hoteleiros do interior do estado, com cerca de dez mil leitos e também se estruturou como destino de lazer.
 
Para mais informações: www.turismo.gov.br ou www.mapa.turismo.gov.br.

WhatsApp
Telegram
Facebook
Twitter
LinkedIn
Email

Clique para compartilhar!

Deixe sua opinião!

Vote para PERSONALIDADE DO ANO no mercado de propriedade compartilhada.

Decida quem foi a “Personalidade do Ano” no nosso mercado! O resultado será exibido na página principal no dia 31 de Fevereiro de 2000