A 15ª edição do Dia Nacional da Pessoa com Deficiência em Parques e Atrações Turísticas, o DNPD, foi marcada por números recordes: em dias de duração, em parques e atrações participantes e no número de pessoas atendidas. Realizada neste ano entre 24 de novembro e 5 de dezembro, a ação movimentou cerca de 40 parques e atrações turísticas de 10 estados brasileiros, beneficiando mais de 16 mil pessoas.
“Estamos muito contentes com esses resultados. O DNPD nasceu para dar visibilidade à causa das pessoas com deficiências, que devem poder ocupar todos os espaços da sociedade, entre eles os de diversão, como os parques e atrações turísticas”, defende a presidente executiva do SINDEPAT, Carolina Negri. “Para muitas famílias, o DNPD representa a chance de vivenciar o parque com tranquilidade, sem julgamentos ou obstáculos”, acrescenta.
Idealizado pelo SINDEPAT, com o apoio da Adibra e da Apasg, associações parceiras, o DNPD é um convite para que parques e atrações associados às entidades recebem gratuitamente pessoas com deficiências físicas e intelectuais para um dia de muita diversão. Os parques e atrações convidam associações e ONGs que atendem pessoas com deficiências para a organização das visitas, assegurando conforto para todos e assumindo o compromisso com a inclusão por meio do oferecimento de experiências acessíveis.
“As pessoas com deficiência têm direito ao lazer como qualquer outra família, e é papel dos parques garantir essa inclusão de forma prática, sensível e permanente”, destaca o diretor do Blue Park, de Foz do Iguaçu (PR), Elvio Andrade. “O Dia Nacional da Pessoa com Deficiência é uma das mais importantes ações sociais que promovemos anualmente por meio da nossa Agenda ESG, e o Hot Park se tornou referência na celebração desta data”, diz a gerente de Sustentabilidade da Aviva, Neide Tavares. “A cada ano, reforçamos esse compromisso com mais estrutura, experiências inclusivas e uma recepção humanizada, contando com suporte especializado da nossa própria equipe de pessoas colaboradoras, que se voluntaria para participar desta iniciativa”, completa.
“É sempre uma honra participar do DNPD, que reforça a inclusão das pessoas com deficiência no parque e também incentiva o nosso trabalho para deixá-lo cada vez mais acessível. Por isso, essa ação merece todo o reconhecimento”, exalta Mario Macedo Junior, CEO da Urbia+Cataratas, que promoveu a ação no Parque Nacional do Iguaçu, em Foz.
Além dos parques que tradicionalmente realizam a ação, como o Wet´n Wild (SP), o Beach Park (CE) e as atrações do Grupo Cataratas, a cada ano estreantes juntam-se ao movimento. Nesta edição, o Parque Três Pescadores, em Aparecida (SP), foi um desses empreendimentos, ao lado do Zoológico São Paulo, na capital paulista. “Um dos pilares da nossa instituição é promover o lazer como forma de conexão das pessoas com a natureza e é nosso compromisso proporcionar esse acesso a todas as pessoas”, diz o CEO da Reserva Paulista, concessionária do Zoo SP, Kiko Buerger. “É uma honra participar da ação que nos proporciona receber a visita desses alunos e promover uma experiência inclusiva para essas famílias tão especiais. E mostrar que eles podem ocupar todos os espaços e ambientes da sociedade de forma plena”, completa.

Sobre o DNPD
Realizado anualmente desde 2010, o DNPD ocorria inicialmente em apenas um dia, próximo a 3 de dezembro, quando se celebra o Dia Mundial da Pessoa com Deficiência, estabelecido pela Organização das Nações Unidas (ONU). Para que mais parques e atrações pudessem participar da ação, ela foi ampliada de um dia para uma semana de realização. Cada parque ou atração escolhe a melhor data para participar, dentro da semana estabelecida. O movimento de inclusão tem em sua logomarca o personagem Luca, cadeirante que integra a Turma da Mônica, doado pelo cartunista Mauricio de Sousa para o DNPD. Desde sua primeira edição, a ação já beneficiou mais de 230 mil pessoas.
Sobre o SINDEPAT
Fundado em 2003, o SINDEPAT é uma associação sem fins lucrativos, que reúne os principais parques e atrações turísticas do Brasil, representando e defendendo os interesses do setor junto aos Poderes Legislativo e Executivo, imprensa e mercado. O objetivo é estabelecer bases sólidas para o contínuo crescimento dos negócios, reforçando a importância dos parques e atrações para o turismo nacional. Os associados SINDEPAT são, em muitos destinos, âncoras do desenvolvimento econômico e social.



