Para debater sobre carreira profissional dentro da propriedade compartilhada, o Top Seller 2025 organizou o painel “Mais que vendedores: construindo carreiras em uma indústria de experiências”, com Rubens Oliveira, gerente geral de Experiências Vendas e Fidelização da Aviva; Raphael Almeida, CRO da Mundo Planalto; Jean Santos, diretor comercial de Multipropriedade da Gramado Parks; Thiago Coelho, diretor comercial da Credlar Vacation; e moderação de Carla Gomes, gerente geral de Projetos do Premium Vacations – Transamerica Comandatuba.
Organizado pela RCI, o Top Seller Event é o principal evento para profissionais da propriedade compartilhada no Brasil e acontece nos dias 29 e 30 de outubro, no Wish Serrano, em Gramado (RS), contando com dois projetos-sede – Grupo Wish e Gramado Parks.
‘’A ideia desse painel é trazer inspiração, todo mundo aqui tem muitos anos de experiência. Eu tenho mais de 25 anos de atuação na propriedade compartilhada. Como vocês iniciaram e o que fez se manterem nesse mercado?’’, iniciou o painel Carla Gomes.

Rubens Oliveira contou que desde o primeiro momento que entrou nesse mercado encarou como uma carreira. ‘’Entrei no Pestana em 2003, ninguém sabia nada o que era tempo compartilhado’’, disse ele. O que chamou atenção dele no início foram os altos salários dos profissionais. ‘’Trabalhar em uma grande empresa como o Pestana me abriu os olhos’’.
Depois de 13 anos, Rubens deixou o Pestana e ficou algum tempo fora do turismo compartilhado. ‘’Há oito anos recebi uma proposta da Aviva para voltar ao timeshare. São 22 anos de muitos desafios, mas sempre com a certeza que sempre me conectei com as empresas que trabalhei, acredito muito no negócio e no produto. Os profissionais devem se conectar com as empresas. Há 22 anos vi um anúncio de emprego em um jornal e estou aqui até hoje’’.

Com quase 20 anos de atuação na propriedade compartilhada, Raphael Almeida também iniciou no Pestana através de um anúncio de jornal. Ele já atuou como consultor, fechador, gerente de sala, diretor, sócio de consultoria e hoje CRO da Mundo Planalto.
Após todos esses anos de experiência, Raphael enxerga que o mercado já está bem amadurecido para ter união entre todos players, para criar mais credibilidade e enfrentar qualquer tentativa de difamar o negócio. ‘’É chegado o momento da união da indústria, chega de falar que esse negócio é golpe. ‘Tenho muito orgulho dessa carreira e de nosso produto’’.

O começo da carreira de Thiago Coelho foi semelhante ao da maioria dos profissionais da propriedade compartilhada. ‘’Eu trabalhava no departamento pessoal de uma empresa, o que me trouxe nesse mercado foi a oportunidade de melhores salários. Sai do emprego, e me mudei para Caldas Novas’’, contou ele.
Porém, no quinto dia de timeshare Thiago foi demitido do emprego. ‘’Mas consegui outra oportunidade. E no final de 2013, iniciei no mercado de multipropriedade’’, disse ele. ‘’Naquele momento, apesar de estar iniciando, já queria ter minha consultoria de vendas. Eu me inspirava nos melhores, temos que nos inspirar nos melhores. Temos que ter objetivos, saber onde quer chegar. Hoje estou onde queria chegar’’, completou.

‘’Todo início é desafiador. Começar algo novo te exige muito, por vezes se questiona se esse é o caminho, se aquilo é realmente para você’’, disse Jean Santos. Atraído ao mercado de propriedade compartilhada também por questões salariais e financeiras em 2013, ele também foi demitido em sua primeira experiência no setor, após seis meses de início. ‘’Mas aquilo foi um combustível para fazer as coisas diferentes’’.
Atuando há dez anos pela Gramado Parks, Jean passou pelo cargo de consultor, supervisor, gerente de sala de vendas, gerente de vendas e hoje diretor comercial. ‘’Ter a cabeça aberta e sempre se reinventar é fundamental na carreira’’.
- Para mais fotos e vídeos da cobertura acesse o nosso Instagram @turismo_compartilhado
- O Turismo Compartilhado cobre o Top Seller Event 2025 a convite da RCI.





