O segundo dia Top Seller 2025 começou com o mesmo ritmo de inspiração e aprendizado com a palestra “O turista compra emoção, o mercado compra autoridade”, conduzida por José Elias Mendes, trazendo uma reflexão sobre o uso do LinkedIn como ferramenta estratégica de liderança e autoridade no setor de turismo e multipropriedade.
Organizado pela RCI, o Top Seller Event é o principal evento para profissionais da propriedade compartilhada no Brasil e acontece nos dias 29 e 30 de outubro, no Wish Serrano, em Gramado (RS), contando com dois projetos-sede – Grupo Wish e Gramado Parks.
Consultor de comunicação para empresas e profissionais e jornalista de profissão, José Elias atuou por oito anos no portal de notícias do canal Ei Nerd, além de também ser proprietário de uma fração imobiliária do Long Beach Multiresidence, em Praia Grande (SP), e também cliente RCI.
Com a saída do Ei Nerd, José Elias aprendeu a utilizar o Linkedin, a principal rede social corporativa do mundo. ‘’Hoje posto conteúdo todos dias no Linkedin’’, disse ele. Com apenas 3 meses na rede social, foi reconhecido como Top 10 jornalistas do Linkedin, e com mais um mês, Top 3 jornalistas independentes.
‘’Isso foi fruto de muito estudo e motivação, aplicando as estratégias certas, mas ainda faltava conseguir ganhar dinheiro com o Linkedin’’, falou o palestrante. E então, ele passou a oferecer consultoria e mentoria pelo Linkedin, além de ghostwriting, para executivos, que queriam publicar conteúdos naquela rede social.
‘’Mas como poderia cobrar um valor alto sem provas sociais, precisava testar com alguém, um perfil de uma área completamente diferente da minha’’, contou ele. Assim, José Elias começou a atuar com o gerente de sala de vendas da Credlar Vacation. ‘’Ele não usava Linkedin. Eu passei a escrever dois textos por semana para o perfil do gerente da Credlar’’.
Em pouco tempo, o gerente da Credlar entrou no Top 35 de profissionais de turismo no Brasil do Linkedin. ‘’Fiz tudo isso com técnica, métrica, estudo e foco’’, afirmou o palestrante. ‘’Mas esse resultado só veio em três semanas e seis posts porque há poucos profissionais do turismo compartilhado atuando com conteúdo no Linkedin’’, completou ele.
‘’Por que o Linkedin é importante para qualquer área?’’, questionou José Elias. ‘’O Linkedin é uma rede social corporativa, que funciona como uma salinha de café online e você entra ali para conversar’’, disse.

Porém, o palestrante alerta para uma oportunidade: ‘’Os profissionais da propriedade compartilhada não estão lá. Há um terreno fértil para se tornar uma autoridade na área. Em pouco tempo pode se tornar uma referência confiável neste segmento’’.
Ele ressaltou que curtidas e comentários não têm muita importância no Linkedin, o que se considera para entrar no ranking e a qualidade do conteúdo. ‘’Há 89 milhões de brasileiros no Linkedin, mas apenas 1% postando. Até para os clientes, já que também estão na rede social, ter mais conteúdos sobre turismo compartilhado aumenta a credibilidade do negócio’’.
Finalizando a palestra, José Elias reforçou a oportunidade dos profissionais se posicionarem como uma liderança de pensamento para educar sobre um assunto que as outras pessoas não conhecem. ‘’A partir do momento que entra no Linkedin e começa a produzir conteúdo, está reforçando sua carreira profissional e também pode se tornar um embaixador de sua empresa’’, concluiu ele.
- Para mais fotos e vídeos da cobertura acesse o nosso Instagram @turismo_compartilhado
- O Turismo Compartilhado cobre o Top Seller Event 2025 a convite da RCI.





