Com uma palestra inspiradora de Léo Farah, “Especialistas no Impossível”, trazendo uma visão de motivação para equipes de alta performance e enfrentarem o inesperado, um convite à reflexão profunda sobre os pilares da alta performance e da resiliência, o Top Seller 2025 encerrou o primeiro dia do evento.
Organizado pela RCI, o Top Seller Event é o principal evento para profissionais da propriedade compartilhada no Brasil e acontece nos dias 29 e 30 de outubro, no Wish Serrano, em Gramado (RS), contando com dois projetos-sede – Grupo Wish e Gramado Parks.
‘’Com essa palestra, vocês vão ver que pessoas podem fazer coisas quase impossíveis’’, disse o palestrante.
Com a experiência forjada nas situações mais críticas da vida real, Farah desdobrou o conceito de confiança, essencial em sua jornada como Capitão da reserva do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais e especialista em gestão de desastres.
Farah, um engenheiro geotécnico com formação em diversas instituições internacionais e atuação em tragédias como as de Mariana e Brumadinho, ressaltou que a profissão de bombeiro é a que mais inspira confiança no imaginário popular. Mas, como se constrói essa confiança? “Isso aprendemos desde o primeiro dia de bombeiro”, afirmou ele, introduzindo os quatro pilares fundamentais: Comunicação, Competência, Consistência e Cuidado.
Os Quatro Pilares da Confiança
- Cuidado: O palestrante sublinhou que o cuidado não reside em grandes gestos, mas nas atitudes cotidianas e aparentemente pequenas. É a atenção genuína, a preocupação com o bem-estar do outro, que pavimenta o caminho para um relacionamento de confiança. Em um mercado onde a relação com o cliente é primordial, essa vertente se traduz em um serviço que percebe e valoriza o indivíduo.
- Competência: Para Farah, a competência vai além do conhecimento técnico; é a capacidade de resolver problemas, de fazer o seu melhor “independentemente da missão”. Ele enfatizou a importância de dominar o básico com excelência antes de se aventurar em desafios complexos. “Primeiro deve fazer o básico muito bem-feito, para depois ir para as missões difíceis”, disse. Essa maestria no fundamental não só gera confiança em quem a executa, mas também nos outros. Ele exemplificou com sua experiência como tenente no resgate de Mariana, onde a primeira preocupação era quem poderia acompanhar no resgate, destacando que a liderança, em momentos críticos, exige manter a calma para tomar as melhores decisões, mesmo sabendo que a certeza da correção só virá depois. Admitir erros e corrigi-los rapidamente é parte intrínseca desse processo, com a recompensa de ter a consciência de que se fez o melhor.
- Comunicação: Farah desafiou a noção de que comunicar é apenas falar muito. Na verdade, é sobre “saber o que o outro está precisando”. Muitas vezes, a pessoa já sabe o que quer e só precisa confiar em alguém para tomar a decisão. A escuta ativa, a empatia na comunicação, são ferramentas poderosas para construir pontes de confiança, permitindo que os profissionais entendam as necessidades inusitadas e os desafios de seus clientes.
- Consistência: A consistência foi apresentada como o diferencial em momentos de adversidade. Léo Farah compartilhou sua jornada para publicar um livro, que levou quatro anos e inúmeras negativas até o primeiro “sim”. Assim como em sua formação no Corpo de Bombeiros, onde a resiliência foi testada ao limite, a persistência é o que separa o sucesso da desistência. “A dor do processo e a dor do arrependimento. As duas são difíceis. Só vai viver o propósito quem suportar os tempos difíceis”, pontuou.
O Compromisso do Líder e o Poder do Encantamento

Avançando para sua experiência como Capitão em Brumadinho, Farah revelou uma lição crucial: não se pode prometer resultados, mas pode-se garantir o máximo empenho. “Só podemos prometer o que podemos cumprir”, afirmou, reforçando a integridade nas relações.
O verdadeiro poder do encantamento, segundo o palestrante, reside nas coisas simples da vida, nos pequenos detalhes, e não nas grandes ações. Saber o nome do filho do cliente, por exemplo, é um gesto que humaniza e provoca uma conexão profunda. São essas pequenas missões diárias, executadas com dedicação, que motivam e preparam para os grandes desafios. “A gente tem que fazer o simples todo santo dia. Se você conseguir fazer o básico, quando a grande missão acontecer, você vai saber que é capaz.”
Léo Farah encerrou sua inspiradora fala com uma mensagem sobre a coragem de tomar decisões em momentos críticos. ‘’O difícil é ter coragem de tomar decisões nos momentos críticos e o que a vida quer é isso. Para que quando olhar para o espelho, ao longo de sua jornada, tudo vai fazer sentido’’, concluiu ele.
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- O Turismo Compartilhado cobre o Top Seller Event 2025 a convite da RCI.





