Para debater a prospecção de clientes e promoção de marketing, o Top Seller 2025 trouxe o painel “Prospecção é atitude: quem faz o cliente sonhar, faz o negócio acontecer”, com Wesley Barcelos, coordenador de vendas do Grandes Lagos; Augusto Nobre, gerente comercial do Cana Brava Vacation Club; Adson Lima, líder de Captação do Hotel Nacional; Alessandra Ossuna, diretora comercial do TC Brasil; sob mediação de Flávia Correia, diretora de Marketing do Turismo Compartilhado.
Organizado pela RCI, o Top Seller Event é o principal evento para profissionais da propriedade compartilhada no Brasil e acontece nos dias 29 e 30 de outubro, no Wish Serrano, em Gramado (RS), contando com dois projetos-sede – Grupo Wish e Gramado Parks.
Com mais de 20 anos de atuação na propriedade compartilhada, Alessandra Ossuna falou sobre a evolução da prospecção de clientes. ‘’Hoje, estamos fazendo com que o promotor entenda os indicadores. Compartilhamos todas informações com os captadores, qual o custo do brinde, ele tem todo conhecimento macro de um DRE. Por último, temos feito com que o promotor entenda porque o convidado deve ir para a sala de vendas entendendo bem sobre a apresentação. Essas pequenas inovações fazem com que o promotor tenha mais engajamento’’.
De acordo com Wesley Barcelos, o promotor de marketing tem que ser estratégico, para saber quem precisa colocar dentro da sala e gerar vendas, além de compreender os indicadores da promoção de marketing. ‘’Se a empresa paga um comissionamento para o promotor, ele tem que entender que tem custos para gerar essa venda’’.
Para Adson Lima, o profissional de promoção de marketing deve conhecer a visão, missão e valores da empresa. ‘’As empresas devem investir em treinamento, e demora muito tempo para estar pronto’’, disse ele. Para o gerente do Grandes Lagos, o promotor precisa ter atitude, conexão e estratégia. ‘’Quanto mais o profissional buscar conhecimentos, será diferenciado, quem faz o ponto de captação é o captador’’, completou. Ele também afirmou que a captação de clientes está se tornando figital, unindo abordagem tradicional com a prospecção online. ‘’O Grandes Lagos investe cerca de R$ 1 milhão por ano na promoção de marketing no digital’’.
Já Augusto Nobre contou uma estratégia utilizada no Cana Brava, em Ilhéus (BA), para reduzir os custos dos brindes da prospecção. ‘’O Cana Brava é um resort all inclusive, o cliente já tem muitos produtos e experiências dentro do resort e não vão passear na cidade. Nós entregávamos brindes físicos. Então, tivemos a ideia de criar uma loja do vacation club, com vários produtos. Mas nós não vendemos, para ter acesso aos nossos produtos, os clientes precisam assistir a apresentação e ganham vouchers de consumo na loja. E muitas vezes compram mais produtos’’.

- Para mais fotos e vídeos da cobertura acesse o nosso Instagram @turismo_compartilhado
- O Turismo Compartilhado cobre o Top Seller Event 2025 a convite da RCI.





