ADIT Brasil lança Manual de Melhores Práticas em ESG para empreendimentos turísticos e imobiliários

Entre os cases apresentados estão Jurerê Internacional, Grupo Tauá de Hotéis e Resorts, Cidade Criativa Pedra Branca, Porto Belo All Resort, Artesano Galleria, Azur Condomínio Lago, Rio Quente Resorts, Altar Ninho, Riviera de São Lourenço, Granja Marileusa, Parque Una Uberlândia, Accor Brasil e Vila Carnaúba

Compartilhe esta matéria!

WhatsApp
Telegram
Facebook
Twitter
LinkedIn
Email
Manual de Melhores Práticas em ESG

Com objetivo de guiar os empreendimentos imobiliários e turísticos para adotarem a uma agenda ESG (sustentabilidade, social e de governança), a ADIT Brasil (Associação para Desenvolvimento Turístico e Imobiliário do Brasil) lançou o Manual de Melhores Práticas em ESG. O lançamento aconteceu durante o Complan, principal seminário de Comunidades Planejadas, Loteamentos e Desenvolvimento Urbano do Brasil, no Tauá Resort & Convention, em Atibaia, SP.

O manual está dividido em quatro capítulos, que buscam orientar incorporadores, investidores e gestores a adotarem práticas sustentáveis em seus projetos e operações. No primeiro capítulo, a publicação apresenta diretrizes, recomendações, conceitos, tendências e riscos. Já no segundo são apresentados dados de uma pesquisa inédita, realizada pela ADIT Brasil e Brain, sobre o impacto financeiro de práticas sustentáveis em empreendimentos imobiliários e turísticos.

O terceiro capítulo é dedicado a explorar cases de referência em planejamento e gestão de riscos, mobilidade e acessibilidade, saúde e bem-estar, ecossistema e biodiversidade, manejo de águas, eficiência energética, materiais e resíduos, desenvolvimento local, relações comunitárias e engajamento de stakeholders e governança.

Entre os cases apresentados estão Jurerê Internacional (Grupo Habitasul), Grupo Tauá de Hotéis e Resorts, Cidade Criativa Pedra Branca (Hurbana), Porto Belo All Resort (All Wert), Artesano Galleria (Artesano Urbanismo), Azur Condomínio Lago (BLD Urbanismo), Rio Quente Resorts (Aviva), Altar Ninho (Natureza Urbana), Riviera de São Lourenço (Sobloco Construtora), Granja Marileusa, Parque Una Uberlândia (Idealiza Cidades), Accor Brasil e Vila Carnaúba (Visões da Terra).

No capítulo final, um fluxograma orienta as empresas na iniciação ou no aprofundamento da jornada ESG para os empreendimentos imobiliários e turísticos, tanto para o nível corporativo, quanto para o nível do empreendimento. 

Para o presidente do Conselho, Sérgio Villas Bôas, o lançamento representa um marco para o setor. “Mais do que conceitos, este material busca inspirar e orientar a construção de empreendimentos éticos, sustentáveis e transformadores, que gerem valor para investidores, clientes, sociedade e futuras gerações”, enfatizou.

Já o vice-presidente de Mercado Imobiliário da ADIT Brasil, Renê Rocha, durante o lançamento, destacou como o setor possui potencial de impulsionar o desenvolvimento socioeconômico das comunidades, promovendo uma interação positiva e duradoura com as sociedades impactadas, valorizando a cultura local e fomentando o empreendedorismo.

“Com essa visão, a ADIT Brasil se dedica a ser mais do que uma associação setorial. Nosso compromisso é com a educação, o desenvolvimento e a disseminação das melhores práticas. Este manual é um instrumento prático, capaz de acelerar a adoção dos princípios de ESG por todos os nossos associados e demais stakeholders, reunindo boas práticas já aplicadas, servindo como uma bússola para que o caminho rumo à sustentabilidade seja mais claro e eficiente”.

De acordo com Myriam Tschiptschin, coordenadora da Comissão ESG da ADIT Brasil, a publicação reforça o papel da entidade como difusora de conhecimento. “O manual amplia o repertório técnico do setor, inspira práticas inovadoras e mostra os ganhos financeiros associados ao ESG, contribuindo para superar paradigmas e acelerar a transformação sustentável dos negócios imobiliários e turísticos”.

O Manual de Melhores Práticas em ESG da ADIT Brasil foi desenvolvido graças ao empenho da Comissão ESG da entidade e ao apoio de empresas que acreditaram na importância desta publicação para o desenvolvimento do setor e fortalecimento de práticas sustentáveis, sociais e de governança. Entre os apoiadores estão All Wert, Aviva, BLD, Brain Inteligência Estratégica, Conviver Urbanismo, Grupo Sinop, Habitasul, Pires Advogados, Sobloco Construtora e Urban Systems. 

O Manual já está disponível na ADIT Store ou para download gratuito, em PDF, no site da ADIT Brasil.

Fonte: ADIT Brasil

Lançamento do Manual de Melhores Práticas em ESG no Complan
WhatsApp
Telegram
Facebook
Twitter
LinkedIn
Email

Clique para compartilhar!

Deixe sua opinião!