Novo parque aquático, modernização dos hotéis e construção de um novo empreendimento, esse é o master plan da Aviva para seus destinos turísticos, a Costa do Sauípe (BA) e o Rio Quente Resorts (GO), para até 2028, totalizando um investimento de R$ 1,2 bilhão. No Aviva Day, realizado no Rio Quente, Alessandro Cunha, CEO do grupo, reforçou a expansão dos negócios da Aviva.
Contando com negócios na hospitalidade (com mais de 2.700 apartamentos), parques aquáticos e propriedade compartilhada (com objetivo de fidelização dos clientes), o CEO da Aviva explicou a estratégia de consolidar a Aviva como uma plataforma de turismo e entretenimento.
“A Aviva nasceu com a missão de ser uma plataforma de turismo e entretenimento. Não é apenas hospedagem, é conteúdo, é experiência. Esse é o diferencial que nos move e fideliza nossos clientes”, afirmou Cunha.
Resultados expressivos em 2024 e 2025
Este mixed use de negócios propicia a Aviva atingir vários recordes em seus resultados. No último ano, a Aviva alcançou R$ 1,4 bilhão em vendas, crescimento de 17% em relação a 2023. A meta para 2025 é atingir R$ 1,7 bilhão, o que representaria alta de 21%. Apenas no primeiro semestre deste ano, a rede já registrou R$ 706 milhões em vendas e recebeu 2 milhões de visitantes, com mais de 536 mil diárias comercializadas nos dois destinos.
“O primeiro semestre não é o nosso mais forte, mas ainda assim crescemos 14% em relação a 2024. Só em julho, mês de férias, o Rio Quente faturou mais de R$ 120 milhões. Esses números comprovam que nossa estratégia está funcionando”, destacou o CEO.
Investimentos em Rio Quente e Costa do Sauípe

Do montante previsto no master plan de R$ 1,2 bilhão em investimentos, R$ 420 milhões serão destinados à Costa do Sauípe, R$ 360 milhões ao Rio Quente, com foco em retrofits, novos produtos e inovação em hospitalidade. Além de R$ 420 milhões de investimento no novo parque aquático da Aviva, o Hot Park Costa do Sauípe, na Bahia, que será inaugurado em 2027.
No Rio Quente, o maior investimento é para o o Incasa Private Residence Club, conceito inédito de propriedade compartilhada premium da Aviva, que entrou em operação recentemente. Passando por rebrandings e mudanças de nomes, os hotéis Pousada (Origem Premium), Turismo (Refúgio Grand Premium) e Cristal (Vista Grand Premium) também passam por modernizações graduais até 2028.
Já em Costa do Sauípe, a companhia investe na renovação completa de todo o ativo hoteleiro de 1564 apartamentos dos hotéis, reposicionando-os em categorias superiores. A primeira grande entrega foi a reinauguração do Sol Grand Premium. O hotel foi completamente renovado e teve categoria elevada de Premium para Grand Premium, somando-se ao Brisa Grand Premium como símbolo do novo padrão de excelência da Aviva. Também no destino baiano, a Ala Mar está em retrofit e será entregue no verão de 2025 com categoria elevada para a categoria Premium e a Ala Terra terá seu retrofit finalizado em 2028.
Além de R$ 420 milhões de investimento no novo parque aquático da Aviva, o Hot Park Costa do Sauípe, na Bahia, que será inaugurado em 2027. Será o primeiro parque aquático 100% temático do Brasil, com 20 atrações em uma área de mais de 100 mil m².
“Esse parque será a terceira onda de desenvolvimento econômico do Litoral Norte da Bahia, depois da Praia do Forte e da criação da Costa do Sauípe. Ele não beneficiará apenas a Aviva, mas toda a região, gerando renda, empregos e novos negócios”, explicou Cunha.
A Aviva lançou recentemente um novo produto inédito de propriedade compartilhada na Costa do Sauípe, o InCanto Residence Club, um empreendimento upscale voltado para clientes de alto padrão, em que a construção inicia em 2027 para inaugurar em 2029. Segundo Alessandro Cunha, a aceitação tem sido surpreendente: “O InCanto traz um nível de sofisticação superior e já nasce como sucesso de vendas, mostrando que o público busca cada vez mais experiências diferenciadas”.
Turismo movido por experiências
Na visão do CEO, o segredo do sucesso está no foco no entretenimento como motor de decisão dos viajantes. “As pessoas não escolhem apenas um hotel, elas escolhem destinos que entregam experiências e cultura. O entretenimento é o centro da nossa estratégia, e os hotéis são consequência disso”, concluiu.





