ABROTEC publica nota de repúdio às declarações de Guilherme Paulus

Empresário classificou o segmento de multipropriedade como ‘’um conto do vigário’’

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A ABROTEC Brasil (Associação Brasileira dos Operadores de Tempo Compartilhado), divulgou um nota de repúdio às declarações do empresário Guilherme Paulus, fundador da CVC, que classificou o modelo de negócio da multipropriedade como ‘’um conto do vigário’’ e ‘’engana-engana’’, em entrevista ao podcast Nossa Economia, da Rádio Gaúcha e Zero Hora.

‘’Consideramos tais afirmações irresponsáveis, ofensivas e desconectadas da realidade atual do setor, sobretudo por virem de uma figura com amplo reconhecimento no turismo nacional e que, inclusive, já operou esse mesmo modelo em suas empresas’’, diz o comunicado da ABROTEC.

A entidade também frisou que o modelo de multipropriedade é concorrente do modelo de negócio de operadoras de turismo, no qual Paulus atua com a CVC. ‘’Nos causa ainda maior perplexidade que tais críticas partam de alguém com interesse comercial direto na venda de pacotes pontuais e não recorrentes, modelo que pode ser impactado justamente pela fidelização crescente promovida pelo sistema de timeshare e multipropriedade’’.

Para a ABROTEC, o empresário comete um erro ao generalizar práticas fraudulentas de algumas poucas empresas, como se todo o mercado atuasse da mesma forma. ‘’É inadmissível que se utilize uma posição de destaque no mercado para denegrir um segmento sério, regulamentado por lei (Lei nº 13.777/2018), amplamente fiscalizado, e que tem sido fundamental para a democratização do turismo, o fortalecimento de destinos emergentes e a sustentabilidade da hotelaria no Brasil’’.

Confira a nota na íntegra:  

NOTA DE REPÚDIO ÀS DECLARAÇÕES DO SR. GUILHERME PAULUS SOBRE O SETOR DE TURISMO COMPARTILHADO

A ABROTEC BRASIL – Associação Brasileira dos Operadores de Tempo Compartilhado, entidade que representa todos trabalhadores e as empresas responsáveis por milhares de empregos diretos e indiretos no setor de multipropriedade e timeshare, vem a público manifestar repúdio às declarações proferidas pelo empresário Guilherme Paulus, em entrevista recente à imprensa, na qual classificou o modelo como “um conto do vigário”.

Consideramos tais afirmações irresponsáveis, ofensivas e desconectadas da realidade atual do setor, sobretudo por virem de uma figura com amplo reconhecimento no turismo nacional e que, inclusive, já operou esse mesmo modelo em suas empresas.

É inadmissível que se utilize uma posição de destaque no mercado para denegrir um segmento sério, regulamentado por lei (Lei nº 13.777/2018), amplamente fiscalizado, e que tem sido fundamental para a democratização do turismo, o fortalecimento de destinos emergentes e a sustentabilidade da hotelaria no Brasil.

O modelo de turismo compartilhado vem sendo responsável por:

> Gerar acesso a experiências de hospitalidade de qualidade a milhões de famílias brasileiras;

> Impulsionar o desenvolvimento de destinos turísticos e não turísticos;

> Viabilizar a continuidade de grupos hoteleiros durante períodos críticos como a pandemia;

> Fomentar o investimento privado em infraestrutura, marketing e capacitação profissional;

> Contribuir diretamente para a interiorização do turismo e o combate à sazonalidade.

Nos causa ainda maior perplexidade que tais críticas partam de alguém com interesse comercial direto na venda de pacotes pontuais e não recorrentes, modelo que pode ser impactado justamente pela fidelização crescente promovida pelo sistema de timeshare e multipropriedade.

Em qualquer setor existem empresas sérias e outras que não atuam conforme a lei. No entanto, generalizar o mercado como fraudulento é uma conduta leviana, que atinge injustamente centenas de empresas idôneas milhares de profissionais competentes.

Ao sugerir que milhões de brasileiros — e centenas de empresas sérias — estejam envolvidos em uma prática enganosa, o Sr. Guilherme Paulus não apenas ignora os avanços do setor, como ofende a inteligência dos consumidores, os esforços das operadoras e a dignidade dos milhares de profissionais que constroem diariamente um turismo mais forte, acessível e moderno.

A Abrotec Brasil reafirma seu compromisso com a ética, transparência e excelência operacional, e seguirá trabalhando para fortalecer este mercado que cresce de forma sólida, inovadora e com alto índice de satisfação entre os clientes.

Não aceitaremos retrocessos nem ataques oportunistas.

ABROTEC BRASIL

Associação Brasileira dos Operadores de Tempo Compartilhado

Julho de 2025

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