O mercado de propriedade compartilhada está mais maduro! Essa é a reflexão de Fabiana Leite, Diretora de Desenvolvimento de Negócios para a América do Sul da RCI. Segundo a executiva, a entrega e qualidade dos produtos e a profissionalização das vendas e do pós-venda contribuem para um setor mais sustentável, confiável e alinhado às expectativas do consumidor.
A RCI, empresa com mais de 50 anos de história e líder global em intercâmbio de férias, desempenha um papel estratégico nesse processo, oferecendo credibilidade internacional, valor agregado ao produto e suporte às operações hoteleiras e comerciais.
“A parceria com a RCI agrega valor à comercialização, fideliza clientes e amplia as possibilidades de uso do produto, oferecendo flexibilidade de destinos no Brasil e no exterior”, afirma Fabiana.
A executiva da RCI também avalia esse amadurecimento da propriedade compartilhada através da evolução da qualidade dos produtos, aumento do ticket médio e mais inaugurações de empreendimentos de multipropriedade. Esse ponto de vista é baseado em dois estudos do mercado, o conduzido pela Caio Calfat Real Estate Consulting, sobre o crescimento do modelo de multipropriedade, e a pesquisa da própria RCI, mostrando a evolução das vendas, para timeshare e multipropriedade, em que apontou que em 2024 o segmento alcançou mais de 2 bilhões de dólares, marca semelhante ao ano anterior.
“Hoje vemos mais hotéis sendo entregues como prometido, com serviços espetaculares, o que fortalece a confiança do consumidor. O mercado brasileiro está adotando práticas de excelência vistas em mercados mais maduros”, observa ela.
Venda com propósito
Outro ponto frisado por Fabiana que mostra o amadurecimento e comprometimento dos empresários e profissionais do setor é no modelo de comercialização, em que a cada ano evolui para vendas mais responsáveis.
“Os empreendimentos também estão cada vez mais focados em vendas sustentáveis e na retenção de clientes. Hoje, praticamos uma venda com propósito, baseada em verdade e estrutura. Os projetos contam com equipes de vendas e pós-venda bem preparadas e alinhadas no discurso, o que gera uma experiência de valor para o cliente”, comenta a diretora da RCI.
Encantamento na hora da venda
Além de gerar credibilidade para o projeto de propriedade compartilhada, a RCI também se apresenta como uma ferramenta de encantamento para as vendas, pois o seu sistema de intercâmbio de férias permite que o cliente utilize o produto em outros destinos, ampliando a atratividade da compra.
“A parceria da RCI com empreendimentos que possuem vendas ativas ajuda a agregar ainda mais valor a produtos que já são incríveis. Isso, obviamente, aumenta as conversões”, diz Fabiana. “O cliente que adquire mais de uma semana de multipropriedade pode usar uma no próprio empreendimento, outra no pool de locação ou fazer intercâmbio”, exemplifica.
Parceria estratégica para retenção de clientes
Mais do que uma aliada nas vendas, a RCI atua de forma ativa junto aos empreendimentos, promovendo treinamentos para equipes de vendas e pós-venda, oferecendo suporte aos clientes e mantendo uma relação contínua com os hotéis parceiros.
“Nossa equipe tem contato direto com o atendimento ao cliente e acompanha as principais dúvidas das famílias, tanto em relação ao hotel quanto à utilização da RCI”, conta Fabiana.
A executiva reforça a importância de o cliente começar a utilizar os serviços da RCI desde da compra do produto, principalmente na multipropriedade, em que muitas vezes o empreendimento ainda está em construção. “Ao mostrar ao cliente que ele já pode planejar férias desde o primeiro momento, aumentamos a percepção de valor e reduzimos cancelamentos”, afirma ela.
A atuação da RCI também inclui um programa de diárias hoteleiras voltado para viagens corporativas, ampliando ainda mais o uso do produto adquirido pelo cliente.
“Nossos produtos contribuem tanto para a conversão quanto para a retenção de clientes. A parceria com a RCI vai além de um contrato comercial; é uma parceria estratégica de longo prazo. O crescimento dos nossos parceiros é o nosso crescimento”, conclui Fabiana Leite.
TURISMO REGIONAL EM ALTA E VIAGENS EM FAMÍLIA

Dados recentes da RCI revelam que 56% dos associados brasileiros viajaram dentro do país em 2024, impulsionados pela qualidade e diversidade dos hotéis e resorts afiliados à RCI, pelo custo elevado das passagens internacionais e pelo câmbio desfavorável, com a desvalorização do Real.
Os principais destinos nacionais utilizados pelos clientes RCI foram Gramado (RS), Aquiraz (CE) eRio Quente (GO), enquanto os destinos internacionais mais procurados foram Estados Unidos, México e República Dominicana, esta última crescendo em popularidade após a exigência de visto para entrada no México. Na América do Sul, a Argentina continua sendo destaque.
Porém, a executiva da RCI também ressalta a importância do turismo regional, em que a família viaja para um destino mais próximo, não necessitando de utilizar o aéreo. “Viajar dentro do país é mais cômodo e confortável, especialmente quando é possível ir de carro até um destino próximo”, diz ela, que lembra que os clientes RCI fazem, em média, mais de duas viagens por ano, com o perfil de dois adultos e duas crianças.
“O turismo regional está cada vez mais forte. As famílias querem aproveitar feriados e férias escolares, e buscam destinos acessíveis e com boa infraestrutura. Isso impulsiona o setor e mostra o potencial do mercado interno”, finaliza Fabiana.



