Em uma de suas maiores edições, o Dia Nacional da Alegria (DNA) foi realizado na semana passada, entre 7 e 11 de abril, em parques e atrações turísticas de todo o Brasil. Cerca de 40 mil crianças em condição de vulnerabilidade social foram recebidas pelos parques e atrações para um dia de muita diversão, dentro da proposta do DNA, idealizado pelo SINDEPAT (Sistema Integrado de Parques e Atrações Turísticas) e que conta com o apoio das associações Adibra (Associação Brasileira de Parques e Atrações) e Apasg (Associação de Parques e Atrações da Serra Gaúcha).
Em sua 16ª edição, o DNA reuniu empreendimentos de pelo menos 16 Estados brasileiros e ampliou a capacidade de atendimento das crianças graças à iniciativa de muitos parques em realizar a ação em mais de uma data. “O Dia Nacional da Alegria tem esse nome porque inicialmente ocorria em uma única data de abril. Ampliamos para uma semana de realização para que mais parques e atrações turísticas pudessem participar”, explica a presidente executiva do SINDEPAT, Carolina Negri. “É uma grande alegria ver que os parques e atrações associados aumentam sua capacidade de atender as crianças realizando a ação em mais datas da semana proposta”, comemora.
Esse foi o caso do Beto Carrero World, de Balneário Penha (SC), que recebeu cerca de 6,2 mil crianças em condição de vulnerabilidade social nos dias 8, 9 e 10 de abril. O mesmo aconteceu com outro tradicional participante do DNA, o Beach Park, em Aquiraz (CE), que abriu suas portas gratuitamente para a criançada nos dias 7 e 8. “Mais do que um dia de diversão, essa ação representa inclusão e acolhimento por meio do entretenimento”, diz a gerente de Sustentabilidade do Beach Park, Raíssa Bisol. “Ver o brilho nos olhos dessas crianças e saber que estamos proporcionando momentos de felicidade, que nunca serão esquecidos, é algo que nos motiva a continuar promovendo iniciativas como essa.”
Estreante na ação, o Parque Três Pescadores, em Aparecida (SP), também participou do movimento em duas datas, recebendo crianças das Casa do Pequeno, que promove oficinas para crianças e adolescentes em condição de vulnerabilidade. “As crianças ficaram encantadas em cada momento. Tiveram a oportunidade de conhecer de perto os animais e interagir com a natureza em um dia cheio de aprendizado”, conta o responsável pelo Marketing do parque, Gabriel Tassara.
Fazer o bem
A rede de FECs (Family Entertainment Center) Game Station participou da ação recebendo mais de 2,3 mil crianças em 40 unidades espalhadas por dez Estados, boa parte deles no Nordeste. Em Poços de Caldas (MG), o Parque do Cristo recebeu crianças assistidas pela Associação dos Deficientes Físicos do município (ADEFIP). “Ver a felicidade estampada no rosto das crianças é emocionante”, disse a presidente da associação, Ana Paula Tranche. “A acessibilidade faz toda a diferença para que elas possam viver experiências como essa. O Dia Nacional da Alegria não é só sobre diversão, mas sobre inclusão, respeito e solidariedade”, completou.
Em Foz do Iguaçu, crianças atendidas pela Associação Fraternidade Aliança (AFA) puderam visitar as Cataratas do Iguaçu e voltaram para casa com quatis de pelúcia. De acordo com o CEO da Urbia Cataratas, Mario Macedo, o incentivo às visitas das crianças é um dos papéis relacionados à responsabilidade social e ao impacto positivo atrelados à operação da concessionária. “Essas crianças fazem parte da comunidade local e devem conhecer essa maravilha, que está tão perto. Assim, garantimos que no futuro poderão contribuir para o incentivo à conservação desse Patrimônio Mundial Natural”, defende.
A proximidade com as comemorações da Páscoa levou muitos dos parques e atrações turísticas participantes a incluírem a presença do coelhinho nas atividades lúdicas proporcionadas às crianças. Foi o caso do Alles Park, em Pomedore (SC), e dos Bondinhos Canela, em Canela (RS). “Não é uma surpresa que a cada ano mais parques participem do DNA. Quem participa do movimento uma vez, quer voltar a participar no ano seguinte. A ação é fomenta realmente um círculo virtuoso onde cada parque e atração faz um pouco e, no final, celebramos todos a alegria distribuída para quase 40 mil crianças”, ressalta Carolina.