Há poucos dias, aconteceu em Orlando a IAAPA Expo 2024, o maior evento global de entretenimento, com mais de 40 mil participantes. Muitos insights sobre produtos e soluções que inspiram projetos inovadores pelos 6 continentes, incluindo o Brasil. Entendamos o incrível mundo do lazer.
Apenas na América do Norte, há 22 mil parques e atrações
- 458 museus e centros de ciência.
- 019 centros de entretenimento.
- 052 atrações naturais e/ou de aventura.
- 108 atrações históricas/culturais.
- 752 zoológicos/aquários.
- 395 parques aquáticos.
- 212 parques temáticos e de diversão.
Isso apenas com os empreendimentos identificados pela IAAPA. No Brasil, no estudo setorial de entretenimento realizado pela Noctua Advisory junto ao Sindepat e à Adibra, ainda não chegamos a mil atrações. Sim, estamos apenas no início do nosso potencial de desenvolvimento.
Mais de 1 bilhão de visitantes anuais nos EUA e no Canadá
No total, mais de US$ 188 bilhões de receitas anuais são geradas pela cadeia produtiva do entretenimento apenas nos Estados Unidos e no Canadá, além de um bilhão de empregos. No Brasil, faturamos R$ 8,2 bilhões e temos 128 milhões de visitantes. Não por acaso, os investimentos crescem em nosso país, pois há demanda reprimida nas capitais e em diversos destinos turísticos.
Quais oportunidades estão em discussão globalmente?
Os itens abaixo representam um pequeno recorte da multiplicidade de oportunidades em discussão no entretenimento global, segundo a pesquisa Attraction facility outlook. Em países ainda menos avançados, o universo de possibilidades é muito maior. Vejamos alguns exemplos:
Novos produtos
- Novos destinos
- Renovações e expansões
- Eventos sazonais
Otimização de receita
- Preços dinâmicos
- Upselling
- Patrocínios e parcerias
Crescimento de demanda
- Aumento de grupos
- Estímulos de marketing
- Público regional
Eficiência operacional
- Automatização e tecnologia
- Retenção de talentos
- Iniciativas de redução de custo
Storytelling, tematização, gamificação e a regra dos 3E’s
Não apenas os grandes players, como a Disney e a Universal, mas também os de médio e pequeno portes imergiram no mundo de temas, de storytelling e da gamificação. Além do cenário, estímulos à interação são cada vez mais comuns. E o objetivo é simples: trazer cada vez mais realismo ao mundo da fantasia.
Para nortear nossas criações no FunStudio, criamos a regra dos 3E’s, associando a emoção ao storytelling, o encantamento à tematização e o engajamento à gamificação. Essa é uma boa maneira de compreender e praticar os três conceitos tão importantes para a evolução da experiência. Por terras brasileiras, ainda um mar pouco navegado, com oportunidades não apenas a empresas exclusivas de entretenimento, mas também de hospitalidade, a exemplo de resorts e multipropriedades.
Mais análises?
Siga a Noctua e o FunStudio nas redes sociais, e acesse o principal estudo de entretenimento no Brasil, realizado pelo Sindepat, Adibra e Noctua.
NOCTUA ADVISORY
Website: www.somosnoctua.com.br
LinkedIn: www.linkedin.com/company/somosnoctua
Instagram: www.instagram.com/somosnoctua/
- Pedro Cypriano é especialista em investimentos e gestão estratégica, fundador e sócio-diretor da Noctua Advisory | Inteligência em hospitalidade e entretenimento. Ao longo dos últimos 20 anos, liderou centenas de projetos junto a consultorias globais, na Europa, no Oriente Médio, na África e na América Latina. Conselheiro de empresas de multipropriedade, timeshare e hotelaria. É autor do livro Desenvolvimento Hoteleiro no Brasil, pela editora SENAC, e professor em cursos de pós-graduação e programas executivos no Brasil e no exterior.
FunStudio
Instagram: www.instagram.com/funstudiobr
* Cyntia Carneiro é arquiteta e urbanista especialista em projetos temáticos, com ampla visão estratégica de quase três décadas no setor de entretenimento. É fundadora e sócia-diretora do FunStudio, empresa de criação de conteúdo temático para parques, atrações turísticas, hotéis e resorts. É co-autora da Norma Técnica Brasileira ABNT NBR 15926 – Parques de Diversões. Dirigiu o Núcleo de Criação de Projetos Temáticos da Mauricio de Sousa Produções, empresa onde colaborou durante 27 anos. Cursou Gestão de Negócios na Fundação Dom Cabral e certificou-se como Conselheira Consultiva pela Board Academy. Atuou como Conselheira no Instituto Mauricio de Sousa – IMS e no Sistema Integrado de Parques e Atrações Turísticas – Sindepat. É Diretora de Educação na Associação de Parques de Diversões do Brasil – Adibra.