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Pesquisa aponta que apenas 14% dos brasileiros conhecem o modelo de multipropriedade

Levantamento da Brain Inteligência Estratégica reforça que a multipropriedade ainda tem muito potencial de crescimento

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Estudos indicam que a multipropriedade ainda crescerá muito no Brasil (Imagem: Freepik)

Mercado em forte expansão, com crescimento constante nos últimos anos e com números bilionários, a multipropriedade imobiliária turística ainda tem muita margem para crescimento. O último estudo Cenário de Desenvolvimento de Multipropriedades no Brasil, da Caio Calfat Real Estate Consulting, apontou que o segmento conta com 200 empreendimentos e um VGV projetado (Valor Geral de Vendas) de R$ 79,5 bilhões, alcançando mais de 1 milhão de frações lançadas e mais de 500 mil vendidas.

O potencial de crescimento da multipropriedade ficou mais evidenciado recentemente, com a divulgação de um levantamento da Brain Inteligência Estratégica, divulgado pelo portal A Tribuna, que registrou que apenas 14% dos brasileiros conhecem o modelo de multipropriedade e apenas 11% dos entrevistados sentem vontade de comprar uma fração imobiliária. Para a Brain, esse cenário deverá mudar nos próximos anos, conforme o conhecimento sobre o modelo chegar mais ao grande público.

Esse levantamento também complementa o estudo da Caio Calfat junto a Mapie, “Comportamento do Consumidor de Multipropriedade”, que aponta os níveis de satisfação dos multiproprietários, em relação a qualidade da oferta de lazer e entretenimento para toda a família, os apartamentos com padrão de hotel quatro estrelas e o atendimento

O estudo da Mapie registrou que para 60,4% dos entrevistados, a motivação principal para investir no modelo é a possibilidade de visitar o destino turístico favorito com frequência. Outros 48,6% destacaram a chance de variar o destino nas férias. Além disso, o preço atrativo e as condições de pagamento das frações foram elogiados por 31,1% e 32,5% dos respondentes, respectivamente.

Outro ponto relevante desta pesquisa é que comportamento de viagens nacionais a lazer do multiproprietário é similar à do turista doméstico em termos de quantidade de viagens (2 a 3 por ano), gasto médio com transporte, hospedagem e extras (entre R$ 3 mil e R$ 5 mil) e preferência por destinos de sol e praia (84,97%). O nicho de parques temáticos e aquáticos também tem relevância e segmento registrou 69,43% da preferência dos respondentes, o segundo lugar após sol e praia.

Reforçando o potencial de crescimento do turismo e da multipropriedade, já que os brasileiros ainda viajam muito pouco, a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua) – Turismo 2023, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), aponta que ninguém viajou no ano passado em 80,2% das casas brasileiras, o equivalente a 62,1 milhões de lares.

Estudo sobre o Comportamento do Consumidor de Multipropriedade
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