Visando debater a influência das redes sociais na propriedade compartilhada, o LASOS 2024 iniciou seu segundo dia de programação com o painel “Reputação Digital: seu melhor e pior aliado”, com participação de Marcos Ravagnani, Gerente de Novos Negócios da RCI Brasil; Murilo Pascoal, CEO do Beach Park; Miguel Osuna, diretor de Comunicação e Marketing Corporativo do Unlimited Vacation Club; e Rafael de Albuquerque, fundador da Zoox.
Organizado pela RCI América Latina, o LASOS 2024 (The Latin American Shared Ownrship Summit), é o principal seminário para o mercado de propriedade compartilhada na América Latina e acontece neste ano no Hotel Nacional, no Rio de Janeiro, entre os dias 8 e 10 de outubro.
Miguel Osuna, da Unlimeted Vacation Club, de Cancun, no México, pontuou a reputação online mudou a forma da relação entre as empresas e clientes. “Antes atendíamos nossos sócios no hotel, mas agora atendemos 24 horas online. É muito importante entender que quando estamos vendendo, eles estão procurando você o tempo inteiro, temos que mantê-los felizes”, disse ele. “Antes um cliente insatisfeito falava mal da empresa para poucas pessoas, mas agora, ele fala mal da empresa para milhões”.
Para o executivo da Unlimited, a reputação tem a ver com o serviço. “Se manter a empresa focada no cliente, a reputação será boa”, afirmou ele. Outro ponto levantado pelo executivo é a própria empresa se questionar se os serviços e experiências no hotel estão sendo bem executados, além de realizar pesquisas com os clientes.
De acordo com Murilo Pascoal, a rede social permitiu escutar todas conversas sobre a empresa, sejam boas ou ruins. “Temos um sistema de monitoramento, conseguimos acompanhar o que é dito em todas redes, se tem algo não positivo, conseguimos atuar sobre isso rapidamente”.
Porém, para o CEO do Beach Park, uma conversa entre duas pessoas pode virar um barulho nas redes socias. Ele explicou que a construção da reputação também passa por entregar serviços de excelência, pois também terá pessoas defendendo a empresa. “A verdade se impõe se faz um bom trabalho de base”.
Com uma empresa de tecnologia especializada em dados de clientes, Rafael de Albuquerque explicou que a reputação online é uma consequência de vários fatores. Ele defendeu utilizar os dados dos clientes para conhecê-los melhor e desenvolver estratégias e campanhas mais assertivas.
“Uma vez que se faz uma análise completa do perfil de seu cliente, consegue-se ser mais assertivo nas mídias e campanhas com ele. Antes de falar de reputação, devemos entender melhor os dados”, concluiu Rafael.
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