Visando apresentar modelos de projetos de propriedades compartilhadas bem sucedidos, o LASOS 2024 trouxe o painel “Perspectivas de Modelos de Sucesso”, com Fabiana Leite, diretora de Desenvolvimento de Negócios América do Sul da RCI, como moderadora; Eliana Jones, diretora de Marketing do Grupo X Caret; Jorge Herrera, presidente do Unlimeted Vacation Club; e Ronaldo Beber, CEO da Gramado Parks.
Organizado pela RCI América Latina, o LASOS 2024 (The Latin American Shared Ownrship Summit), é o principal seminário para o mercado de propriedade compartilhada na América Latina e acontece neste ano no Hotel Nacional, no Rio de Janeiro, entre os dias 8 e 10 de outubro.
Com um modelo de negócio que iniciou com o entretenimento, com o parque X Caret, em Cancun, no México, para evoluir para um hotel e produtos de vacations club, Eliana Jones explicou como funciona a propriedade compartilhada do complexo turístico mexicano, o Destination Club by X Caret.
“Recebemos mais de 3 milhões de visitante em nossos parques, em 2017 abrimos nosso primeiro hotel, e criamos o conceito do All Fun Inclusive, que dá acesso a todos nossos parques e entretenimento, isso é entretenimento turístico sustentável”.
A diretora do Grupo X Caret esclareceu que a empresa não trabalha com o modelo de timeshare, mas vacation club, “Vendemos o vacation club, oferecemos um produto all fun inclusive, muito atrativo para o turista estrangeiro, mas também para o mexicano. Vendemos a cultura mexicana junto com a exclusividade de um vacation club”.
De acordo com Eliana Jones, uma das formas de verificar o sucesso do clube de férias do X Caret é com o índice de 95% de adimplência dos membros do programa. “Isso quer dizer que estão felizes, pois não é apenas vendas, mas a ocupação, se seu cliente está feliz vai continuar pagando”.
Jorge Herrera, do Unlimeted Vacation Club (UVC), modelo de negócio que integra um clube de férias de uma forma inovadora com mais de 100 resorts all inclusive no México. contou que o modelo da UVC foi criado com a crise do mercado imobiliário dos EUA em 2008. “Comecei a pensar o que fazer com as empresas, fizemos um modelo diferente de vendas de benefício, não é uma venda de propriedade”, disse ele. Atualmente, a marca UVC pertence a Hyatt.
Para Jorge, o sucesso do UVC pode ser medido tanto pela atração de novos investidores, como a Hyatt, pelas vendas e também pela ocupação dos resorts. “Rrepresentamos 14% da ocupação desses 120 hotéis”.
Fundada em Gramado (RS) com o lançamento do parque de neve Snowland, a Gramado Parks desenvolveu empreendimentos de multirpropriedade e evoluiu para novos negócios, como parques aquáticos, rodas-gigantes, hospitalidade e gastronomia.
Ronaldo Beber apresentou o novo momento da companhia, com uma gestão profissional. “Assumi a gestão da empresa ano passado, pois a Gramado Parks estava passando por uma transformação, deixando de ter uma gestão familiar para profissional, mas também queríamos manter o que levou a empresa a crescer nos últimos anos, trazendo novos processos”.
- Veja mais sobre o LASOS em nosso Instagram @turismo_compartilhado