O CEO do Grupo Cataratas, Pablo Morbis, é o novo presidente do Conselho do Sistema Integrado de Parques e Atrações Turísticas (SINDEPAT). Ele assume tendo como vice-presidentes Sandro Fernandes, CEO do Grupo Iter, e Alessandro Cunha, CEO da Aviva. O novo Conselho de Administração conta ainda com Edilson Doubrawa (Beto Carrero World), Yuri Benites (Itaipu Parquetec), Roger Eli (Grupo Playcenter) e Renato Fensterseifer (Alpen Park). O Conselho Fiscal, também eleito na manhã de hoje, durante Assembleia Geral Ordinária da associação, reúne Lizete Ribeiro (Grupo Tauá), Mareli Saciloto (Unipraias) e Murilo Pascoal (Beach Park). A nova chapa assume para o biênio 2024-2026.
Entre os desafios que o novo presidente do Conselho terá estão a ampliação dos diálogos com os Poderes Executivo e Legislativo; o aprofundamento dos estudos e notas técnicas que embasam os pleitos defendidos pelo SINDEPAT; a expansão do quadro de associados, diante do bom momento vivido pelo setor, com inaugurações e ampliações frequentes; a ampliação das ações sociais do SINDEPAT, como o Dia Nacional da Alegria (DNA) e o Dia Nacional da Pessoa com Deficiência em Parques e Atrações (DNPD); e o desenvolvimento de espaços que estimulem a participação dos associados de forma prática e proativa dentro da associação, entre outros.
“É uma honra assumir a presidência do Conselho do SINDEPAT em um cenário tão positivo, apesar dos desafios constantes que nosso setor enfrenta”, disse Pablo Morbis durante a assembleia. “É também uma grande responsabilidade estar na posição que já foi ocupada por alguns dos profissionais que mais admiro em nosso setor, como o Marcelo Gutglas, o Alain Baldacci e o Murilo”, continuou. “Quero contar não somente com a ajuda dos membros do novo Conselho, mas com a participação frequente de todos os associados. Nossos parques e atrações têm particularidades. Vamos trazê-las para debate no SINDEPAT, de forma organizada, e trabalhar por um ambiente cada vez mais sustentável para nossos negócios.”
À frente do SINDEPAT nos últimos seis anos, Murilo Pascoal foi homenageado após a prestação de contas de 2023 e a apresentação do planejamento para 2025. Reeleito por duas vezes, Pascoal realizou quatro edições do SINDEPAT Summit, principal evento do setor de parques e atrações no Brasil, promovido pela associação; foi ainda em sua primeira gestão que foi enfrentada a crise desencadeada pela pandemia de covid-19, sendo uma das lideranças mais ativas no grupo formado pelas associações de turismo, conhecido como G20 Turismo, e fundamental no movimento pela inclusão do setor de parques e atrações no PERSE.
Agregador, Murilo Pascoal foi um dos principais responsáveis também pela expansão do quadro associativo do SINDEPAT, com a inclusão de importantes players da indústria. Foi também em sua gestão que foram contratados estudos e pesquisas responsáveis pelo embasamento da argumentação em defesa do setor junto aos Poderes Executivo e Legislativo, como o estudo da Tendências Consultoria e o desenvolvimento das duas primeiras edições do Panorama Setorial Parques, Atrações e Entretenimento. Nos últimos seis anos, também foram criados comitês para benchmarking entre os associados, como o Comitê de Sustentabilidade, em parceria com a Adibra, e o Comitê de Parques Naturais, que tem o Instituto Semeia como parceiro técnico.
“Nessa despedida, quero fazer meus agradecimentos e destacar a importância do SINDEPAT Summit para o nosso setor. Ele tem uma função semelhante à da IAAPA Expo, fundamental para o surgimento de ideias, para o networking e para as relações comerciais”, disse. “Também quero dizer que o desenvolvimento do nosso setor é acelerado pelo trabalho conjunto. A união dos parques e atrações, por meio do associativismo, permite que nosso setor cresça e, como já disse outras vezes, acredito completamente que o Turismo no Brasil pode superar os resultados econômicos do agronegócio”, defendeu.
Agenda AGO
Realizada no Beach Park na manhã de hoje, a Assembleia Geral do SINDEPAT contou com uma série de visitas técnicas que será concluída amanhã. Ontem, os associados puderam escolher entre a visita aos teleféricos de Barbalha, no Complexo Ambiental Mirante do Caldas; e de Juazeiro do Norte, junto à estátua de Padre Cícero. A programação teve o apoio dos associados fornecedores Metaluminio e Doppelmayr, fabricantes dos equipamentos.
A outra opção de visita realizada ontem incluiu o Alchymist Prehistoric Park, em Caucaia, e o Riviera Beach Club, em Aquiraz, ambos associados SINDEPAT. Agora à tarde, os associados visitam com exclusividade o Parque Arvorar, em fase final de construção, e, amanhã pela manhã, será a vez do Acqua Park do Beach Park.