Lançado há pouco mais de um ano, o Village Itaparica, empreendimento de multipropriedade em desenvolvimento na Ilha de Itaparica (BA), onde funcionava o antigo Club Med, anuncia a segunda fase de sua comercialização com o lançamento de um novo formato de vendas digitais.
Atualmente, o projeto conta cinco salas de vendas em Shopping Centers em Salvador e Feira de Santana, uma loja no local onde está sendo erguido o empreendimento, e uma sala de vendas digital em Caldas Novas (GO), sede da Verta, consultoria de multopropriedade do Village Itaparica.
Como a primeira fase da comercialização foi direcionada ao público baiano, o objetivo de desenvolver este novo formato digital é imprimir mais velocidade de vendas e ampliar a base de clientes, atingindo pessoas de outros estados. O resultado deste novo modelo também já pode ser sentido em pouco mais de um mês de funcionamento, já que as vendas digitais atingiram quase 6% do total do VGV do Village Itaparica.
Inovação nas vendas digitais
Com a sala digital interativa, clientes de qualquer lugar do Brasil e do mundo, assessorados por consultores do Village Itaparica, podem agendar uma visita virtual, entrando nos ambientes e na área externa, conhecendo os apartamentos decorados do Village Itaparica, fazendo um tour virtual com riqueza de detalhes e explorando toda a infraestrutura disponível no projeto sem ter de sair de casa.
A sala oferece voos de drone, que proporcionam aos futuros proprietários uma visão aérea desse complexo de férias e turismo, banhado por uma das maiores piscinas naturais do mundo, um paraíso marinho cercado por vegetação exuberante e rico em corais.
Para explicar melhor sobre esse novo modelo de sala de vendas digital e as expectativas sobre o crescimento das vendas, conversamos com Samuel Goldstein, CEO da Eindom Empreendimentos, incorporadora do Village Itaparica.
Como que surgiu o projeto desta nova sala digital?
Temos uma série de salas físicas na Bahia, com estruturas maiores, contendo maquetes e apartamentos decorados, e como as vendas na Bahia estavam indo muito bem não tínhamos tomada a decisão de partimos para outros estados. Mas resolvemos fazer um teste, experimentar se há clientes para o Village Itaparica em outros estados do Brasil, através de uma sala digital.
Analisamos outras operações de propriedade compartilhada nos eventos internacionais do mercado, como Lasos e ARDA, e conhecemos alguns departamentos de vendas online e suas experiências.
Assim, a nossa equipe de marketing passou a criar um formato que replica a experiência da sala de vendas, com o vendedor acompanhando o cliente online em toda a jornada, com imagens 360 ° e 3D. Se o cliente tiver um daqueles óculos de realidade virtual a experiência fica ainda melhor.
Para nós, foi uma grata surpresa, pois a venda digital praticamente não tem distrato, a conversão é mais demorada, há uma série de interações com o cliente, mas quando ele toma a decisão já apresentou para toda a família e está bem seguro.
Começamos de forma experimental e agora já temos uma equipe dedicada para essa nova sala, apresentando resultados com vendas para clientes fora da Bahia.
O Village Itaparica realizava vendas digitais antes deste novo formato?
Fazíamos vendas digitais antes, mas não tínhamos essa ferramenta, era muito mais o consultor interagindo com o cliente, mas navegando pelo site, por uma apresentação com Power Point, sem essa apresentação que replica a sala de vendas. Já com este novo formato há uma série de recursos entre os clientes e equipe de vendas.
Nosso resultado antes em vendas digitais não era muito relevante, e hoje nossas vendas online representam quase 6% do VGV.
Quais as expectativas para esta nova sala de vendas?
A sala de vendas digitais funciona como um canal alternativo para as vendas nos shopping centers, que não são fáceis. Além do digital, temos outros canais alternativos no projeto, como a sala de vendas no local onde será o Village Itaparica, em que a conversão bate todos os recordes, pois entregamos um beach club para que o cliente já possa desfrutar da praia no empreendimento em que comprou, que será entregue em 2027.
Definimos nossos canais alternativos como as vendas em que a captação de clientes não é realizada em shopping centers. Então, temos o digital, a loja do beach club, a geração de leads por embaixadores da marca, o programa de multiamigos (members get members), captação através de empreendimentos parceiros. Todas essas ferramentas alcançam quase 25% de nossas vendas, o que vai tirando a nossa dependência da captação e vendas em shopping centers.