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Livá apresenta três cases de sucesso na multipropriedade

Operadora especializada em empreendimentos fracionados explica desafios da gestão hoteleira e condominial

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Wanderlust Experience Hotel, em Campos do Jordão

Com aproximadamente três anos de fundação, a Livá Hotéis & Resorts, primeira operadora independente de multipropriedade do Brasil, já conta com 14 contratos assinados (7% de Market Share do segmento) e três empreendimentos em operação: o Vivant Ecobeach Resort, na Península do Maraú (BA), o Wanderlust Experience Hotel, BW Signature Collection by Best Western, em Campos do Jordão (SP), e o Brava Mundo, na Praia Brava (SC), com cerca de 5 mil multiproprietários ativos e mais de 50 mil em contratos.

Os planos da Livá acompanham o crescimento do mercado: mais três empreendimentos contando com a gestão da Livá deverão entrar em operação em 2024 e a operadora prevê finalizar o ano com 25 contratos fechados.

“Somos uma empresa de quase três anos e crescemos muito em pouco tempo, com 14 contratos assinados. Temos o DNA de 36 anos na gestão hoteleira e queremos fortalecer a marca como a melhor opção de administração hoteleira na multipropriedade”, afirma João Cazeiro, diretor de Desenvolvimento da Livá.

Head de Operações e Implantação da empresa, Rafael Delgado, reforça que a companhia é 100% focada na multipropriedade. “Acreditamos no negócio e no mercado, que é bom para os proprietários se for comercializado na forma correta e para o intercâmbio de férias se for utilizado corretamente”.

Os resultados da gestão da Livá nos empreendimentos já podem ser sentidos, tanto com a satisfação dos proprietários, convidados, hóspedes e os empreendedores. Em menos de seis meses de operação, o Wanderlust Experience Hotel, BW Signature Collection by Best Western entrou nos dez melhores hotéis de Campos do Jordão na avaliação da plataforma Tripadvisor.

João Cazeiro

Tripé da gestão hoteleira na multipropriedade

“Compreendemos o tripé da gestão de sucesso da multipropriedade: distribuição do pool, taxa de condomínio e entrega da experiência de acordo com a expectativa”, afirma Rafael Delgado. Especialista em multipropriedade e hotelaria, a Livá apresenta soluções para os diversos desafios que um empreendimento fracionado possui na gestão condominial e hoteleira.

O head de Operações e Implantação da Livá pontua que o primeiro desafio da gestão na multipropriedade é entender as necessidades e expectativas de cada público: o multiproprietário, o hóspede que comprou diárias hoteleiras, o cliente do intercâmbio de férias e o convidado do multiproprietário. “Todas os públicos querem que as expectativas sejam atendidas. Todos têm o objetivo de uma boa estada, boas experiências e serem felizes, mas os caminhos para levar a felicidade para cada um são diferentes”, explica ele.

No caso da Livá, as expectativas dos mais de cinco mil proprietários e inúmeros clientes são ainda maiores e mais diversas, pois a companhia conta com três empreendimentos em operação, cada um em um destino e desenvolvidos por incorporadoras diferentes, além de cada um ter o próprio conceito de produto, a formatação jurídica, convenção de condomínio e até a forma de comercialização.

“Cada projeto teve uma convenção, contando com um regramento de uso e expectativas. Um foi vendido com foco na praia, outro na serra. Então, temos que virar a chave de um empreendimento para o outro”, frisa Rafael. “Em um tem vários serviços inclusos na taxa de condomínio, em outro há serviços pay per use. Em nossa Central de Férias, que é um grande diferencial da Livá, o atendimento aos proprietários não é o mesmo para cada empreendimento”, completa.

Outra expectativa destacada pelo head de Operações e Implantação da Livá é em relação aos resultados do pool de locação hoteleira, que também é um fator importante para o sucesso do empreendimento. “Por isso investimentos muito em nossa estrutura comercial, marketing e comunicação”.

Taxa de condomínio

Rafael Delgado

Para Rafael Delgado, a taxa de condomínio não pode estar desencontrada da expectativa. “Trabalhamos para a taxa de condomínio ser a mais baixa possível com uma boa entrega, utilizando tecnologia e com força de rede na hora de fazer contratos e comprar mercadorias. Não adianta fazer um condomínio muito baixo e não atender a expectativa hoteleira do proprietário e também não adianta ter um condomínio com muitos serviços, se o proprietário não tem expectativa desses serviços”.

Para não gerar insatisfação com a taxa de condomínio, o executivo da Livá recomenda a gestão ter transparência e abertura com o orçamento. “Quando vamos aprovar o orçamento para o ano seguinte, abrimos quais serão os custos do condomínio”, conta ele. “Cumprimos todos rituais das convenções: fazer assembleia, apresentar um orçamento, depois que é aprovado, mensalmente enviamos a prestação de contas, mandamos para o conselho fiscal, subimos nos portais de comunicação”.

Com transparência na prestação de contas, os multiproprietários dos empreendimentos da Livá podem ver como estão sendo empregados seus pagamentos. “Eles podem concordar ou decidir que certos custos não são necessários, com a possibilidade de analisar o orçamento. Eles sabem quanto é gasto com uniformes, treinamentos, gastos públicos e fundo de reserva, entre outros. Ou seja, ficam cientes que o dinheiro está voltando em serviços”, conclui Rafael Delgado.

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